04 dezembro, 2013

Resenha: Eu Compro, Sim!

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEivrG0g_NqG3dCmPyTxoU67L-JeH9IsXrcGIBa3gF_URcITI8WLPCcS7zNLGrJDAGH_NsvgS9K9WJP4ao1rIvFKP-g1HIA7BPz9v-v4oepIzc0OACfNZQm8BRqJAix4pgZ6mzlILB4kZVqU/s1600/Eu-Compro-Sim-Frente.jpg

Eu compro, sim! Mas a culpa é dos hormônios... — Pedro de Camargo.

Resenha feita por Mallu Marinho. 


Editora: Novo Conceito
Páginas: 192

Para quem pensa que é um livro de autoajuda, se engana. "Eu compro, sim!" é o resultado de uma grande e interessante pesquisa realizada por Pedro de Camargo. Só de referências bibliográficas são 13 paginas, dá pra acreditar?!

O Pedro de Camargo tem um currículo e tanto quando o assunto é Neuromarketing e Biologia do Comportamento do Consumidor (eu não fazia ideia da existência dessa área nas ciências). Eu adorei a maneira como ele guiou o desenvolvimento do livro porque deve ser uma tarefa difícil apresentar uma série de dados sem que a leitura fique chata.

O livro é dividido em capítulos curtos e alguns títulos são bastante divertidos. Nos primeiros é dada uma introdução sobre como funciona nosso cérebro, porque é tão difícil economizar, porque nos focamos em gastar tudo o que temos agora sem pensar no futuro e questões como essas.

Para mim, foi uma leitura rápida e deliciosa. É um livro bem inteligente e eu aprendi uma série de coisas que com certeza vão me ajudar a poupar dinheiro e me controlar na hora das compras (principalmente se o produto for livros). 

O que mais me chamou atenção, foi saber como a música que toca na loja tem influência direta na hora da compra. A música pode liberar o hormônio dopamina, excitando o sistema nervoso e tirando todo o nosso controle sobre o consumismo.

Quando o supermercado está vazio a música, mesmo que baixa, é calma, para que você aja vagarosamente e compre mais. Em contrapartida, quando o local está cheio, como em dia de pagamento, a música é sempre acelerada, para que você e as outras pessoas que nele estão tenham ações rápida, escolham rápido, comprem rapidamente e saiam rapidamente para dar lugar a outras pessoas que querem entrar.
E sabia que quando o vendedor fala com você através do ouvido direito, as chances de você ser convencido a fazer uma compra é muito maior? Que os sons da fala (pontuação, acentuação e entonação) também fazem parte da influência? Que o clima (umidade, temperatura, etc) tem bastante efeito sobre o nosso humor?

Mesmo tendo foco nas mulheres, o livro também trás uma explicação sobre como funciona o sistema de compra nos homens e também nos adolescentes e jovens. Posso garantir que é uma leitura que vale muito a pena. Esclarece bastante e ajuda a nos prevenirmos dessa alienação do consumismo também.

 “A sensação de prazer acontece antes da compra, na expectativa de ter algo, e quando estamos inundados de dopamina. Depois dela, ou assim que compramos algo, essa substância cai drasticamente, e muitas vezes nos arrependemos da compra.”


Recomendo essa leitura para quem se interessar nessas curiosidades. Não é entediante, pelo contrário, por diversas vezes eu ri por me identificar com a situação narrada. A diagramação da Novo Conceito, mais uma vez, não está deixando a desejar. A página é amarelada e a letra tem um tamanho agradável. É só você se acomodar num sofá, poltrona ou cama e pronto! Leitura confortável garantida!

 
Mallu Marinho

6 comentários:

  1. Oi, eu gostei deste livro só pelo título. Me identifiquei! kkk
    Ainda não tive a chance de ler, ma espero ler em breve.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Super interessante isso da temperatura, umidade... do clima afetar o humor. Não sabia que a com a música a dopamina é aumentada em nosso organismo, isso é novidade. Sabia que exercícios físicos e algumas comidas, como a pimenta a liberava mais. Esse livro é ótimo, há tantas informações.

    ResponderExcluir
  3. Interessantíssimo o livro e maravilhosa a resenha, Mallu!!!
    Essas estratégias de Marketing, desconhecidas por quem não é do ramo, são bastante eficazes. A mente da gente é coisa de louco e dá para "apertar botõezinhos" quando se conhece a técnica certa.
    Amei a resenha.
    Você escreve bem pra caramba!
    Um super beijo.
    :)

    ResponderExcluir
  4. Eu estava com a visão que fosse um livro de auto ajuda. Agora lendo a resenha, achei super interessante e fiquei curiosa pra ler. Fora que a capa chama bem a atenção.

    ResponderExcluir
  5. kkkkkkkkkkkkkkk que livro legaal :)
    eu queeeeeeeeeeeeero :(
    apesar de ser bem "mão de vaca" (até com livros, as vezes) acho que todos precisam de umas lições né :D
    gostei gostei gostei :D :D

    ResponderExcluir
  6. O título é engraçado! Se eu fosse rica, acho que poderia falar alguma coisa nesse estilo aushausha

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!