05 agosto, 2013

Resenha - A Sombra do Vento


A Sombra do Vento - Carlos Ruiz Zafón

resenha  por Isamara Miriãn



Sinopse: " A Sombra do Vento é uma narrativa de ritmo eletrizante, escrita em uma prosa ora poética, ora irônica. O enredo mistura gêneros como o romance de aventuras de Alexandre Dumas, a novela gótica de Edgar Allan Poe e os folhetins amorosos de Victor Hugo.Tudo começa em Barcelona, em 1945. Daniel Sempere está completando 11 anos. Ao ver o filho triste por não conseguir mais se lembrar do rosto da mãe já morta, seu pai lhe dá um presente inesquecível: em uma madrugada fantasmagórica, leva-o a um misterioso lugar no coração do centro histórico da cidade, o Cemitério dos Livros Esquecidos. O lugar, conhecido de poucos barceloneses, é uma biblioteca secreta e labiríntica que funciona como depósito para obras abandonadas pelo mundo, à espera de que alguém as descubra. É lá que Daniel encontra um exemplar de "A Sombra do Vento", do também barcelonês Julián Carax. O livro desperta no jovem um enorme fascínio por aquele autor desconhecido e sua obra. Obcecado, Daniel começa então uma busca pelos outros livros de Carax e, para sua surpresa, descobre que alguém vem queimando sistematicamente todos os exemplares de todos os livros que o autor já escreveu. Na verdade, o exemplar que Daniel tem em mãos pode ser o último existente. E ele logo irá entender que, se não descobrir a verdade sobre Julián Carax, ele e aqueles que ama poderão ter um destino terrível.

A sombra do vento é denso, assombrado, assombroso. Uma experiência única de leitura! A Espanha de Daniel é sombria chegando ao ponto de ser macabra. Me encantei completamente pelo mundo do livro.  A  história é bem bolada, a desvendamos pouco a pouco, vamos conhecendo Madri da década de 1940 assim como da metade dos anos 1910 e seus dramáticos habitantes.
 
Com sabedoria o autor criou uma história forte, com pitadas de terror que intriga e prende o leitor até a última letra. A sombra do vento é uma trama bem construída que une com maestria romance, drama, suspense, terror. Juntamente ao jovem Daniel mergulhamos de cabeça no passado de um misterioso escritor, uma família, de dois amantes da sombria Madri do século XX.

“Tem uns bobalhões por ai que acham que,se põem a mão na bunda de uma mulher e ela não reclama, já esta no papo.Aprendizes, o coração de uma mulher é um labirinto de sutilezas que desafia a mente grosseira do homem trapaceiro. Para realmente possuir uma mulher, é preciso pensar como ela, e a primeira coisa a fazer é ganhar sua alma.” Pág 111

A Sombra do Vento
é um livro complexo, não por dificuldade de interpretação, mas por sobreposição de camadas. São histórias antigas e novas, passado e presente, boatos e fatos se misturando para formar a verdade que se tenta descobrir. Ao mesmo tempo em que acompanhamos a formação de Daniel, passando pela infância e adolescência, acompanhamos o crescente mistério que envolve Julián Carax, seu passado, fantasmas e segredos. Ainda que as dúvidas não sejam resolvidas todas de uma vez no final, sendo parcimoniosamente distribuídas ao longo da narrativa, sempre há algo mais para saber, porque as facetas, fachadas e perguntas estão por todas as partes. Essa é uma história que engloba muitos gêneros. Ainda que seja uma ficção, de certa forma parece plausível e real. Os personagens parecem pessoas com quem você cruza, gostaria de cruzar, ou atravessaria a rua para não cruzar com. Há um humor inteligente, uma ironia sutil, passagens de suspense com um dedo no terror, além de tantas outras nuances.

” - Não, eu estou com Ortega e sou um pragmático, porque a poesia mente, embora de forma bonita, e o que eu digo é mais verdade do que pão com tomate. Já dizia o mestre, mostre-me um mulherengo e eu lhe mostro um homossexual disfarçado.” Pág 111

Sem dúvida nenhuma 5 estrelas para este brilhante e misterioso livro, super recomendo, tenho certeza que vão amar.




18 comentários:

  1. Eu comprei esse livro porque nunca achei um livro tão barato quanto esse, estou bem ansiosa para ler depois da resenha, esta na minha meta, deve ser muito bom mesmo.
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Meninas, sem sombra de duvida vcs vão adorar, e se perguntar pq não leram esse livro antes! rs ...

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de ler esse livro, gosto muito do autor.
    E tem todos ingredientes que aprecio em uma boa leitura.

    ResponderExcluir
  4. "Há um humor inteligente, uma ironia sutil, passagens de suspense com um dedo no terror, além de tantas outras nuances."
    Quero esse livro agora u.u

    ResponderExcluir
  5. Fico em dúvida desse livro,acho que não colocaria ele como o desejado do momento. .-.

    ResponderExcluir
  6. Otima resenha, mais nao sei se colocaria ele como prioridade na minha leitura no momento....

    ResponderExcluir
  7. Esse livro parece ser muito bom. O meu maior receio é quanto ao Terror, pois se for muito terror, não consigo lê-lo, detesto coisas que de noite fico pensando e me faz amedrontar. Fora o terror, me chamou muito a atenção, as outras virtudes do livro, vale a pena ler um livro com uma boa construção. E amei a capa, sempre que via esse livro a capa me chamava atenção.

    ResponderExcluir
  8. Um livro que de cara não me chamou muito a atenção, mas a resenha me despertou um pequeno desejo de conhecer essa sombria história.

    ResponderExcluir
  9. Livros que puxam para o macabro são os melhores, histórias cheias de suspense e mistério é com certeza uma ótima pedida!
    Que venha agora a oportunidade de ler Sombra do Vento! :D

    Abraços!
    blogumjovemleitor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Eu quero esse livro agora, sempre que vou nas livrarias vejo esse livro, com essa capinha simples mas depois desta resenha não tem como não ficar com sede dele...

    ResponderExcluir
  11. Achei a trama intrigante, despertou minha vontade de lê-lo. Se eu tiver a oportunidade vou ler com certeza, adoro um mistério sombrio!

    Érica Martins
    Espiral dos Sonhos

    ResponderExcluir
  12. Sou apaixonaaaada por esse livro, O Jogo do Anjo e O Prisioneiro do Céu. Com destaque para o último, que é o melhor dos três. Adoro o Daniel Sempere e seu pai, e meu personagem preferido é Fermín Romero de Torres, sempre inteligente e sarcástico.
    Carlos Ruiz Zafón é um mestre, sua escrita é densa e riquíssima. Recomendo para qualquer pessoa.

    ResponderExcluir
  13. Já me recomendaram esse livro e com essa resenha eu fiquei mais curioso ainda! ;)

    ResponderExcluir
  14. Nossa, adoro livros que retratam outros países, principalmente em outras épocas. Adorei de mais a resenha! Parabéns!

    ResponderExcluir
  15. O livro é um dos meus preferidos e esta resenha me deixou com vontade lê-lo de novo!
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  16. Ah, eu já tinha ouvido falar nesse livro.

    Eu tenho vontade de ler, parece interessante

    A resenha ficou muito boa, parabéns

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!