15 outubro, 2012

Você também é o que você lê




"Além do que você come e do que pensa, agora você também é o que você lê. Pesquisadores da Universidade Estadual de Ohio, EUA, descobriram que conforme você se envolve em alguma obra de ficção, de acordo com suas preferências por determinados personagens, você vai ficando cada vez mais e mais influenciado e sofrendo uma metamorfose mental para pensar e se comportar como o “ídolo”.

Apesar de eu pessoalmente pensar que não deve ser muito bom se confundir com o Harry Potter, os autores Geoff Kaufman e Lisa Libby afirmam que esse tipo de comportamento pode nos mudar em um bom sentido.
E a conexão só tende a aumentar. “Se você tem uma conexão forte com os personagens, pode ter um impacto duradouro. Pode inspirar você a reler algo. E então o impacto será reforçado com o tempo”, afirma Kaufman.

Mas vamos os fatos. Os pesquisadores fizeram uma série de experimentos com os voluntários para comprovar a hipótese. Em um deles, alguns participantes leram uma história na qual o protagonista se esforça muito para votar (lembre-se que nos EUA o voto é facultativo), enquanto outros não. Aqueles que leram se mostraram muito mais animados para votar do que os outros.
Em um outro momento, foi apresentada aos voluntários uma história na qual o personagem principal era homossexual. Mas eram duas versões: em uma, a verdade era revelada logo no início, na outra apenas no final. Aqueles que souberam apenas no fim acabaram mostrando, em entrevistas posteriores, sentimentos muito mais positivos para com os gays do que os outros.

Os pesquisadores explicam que nesse caso houve o processo de conexão, sem que pressupostos ou opiniões “contaminassem” o julgamento do leitor. Se você já sabe de antemão alguma característica chave do personagem que destoa de você, fica mais complicado a ideia de empatia e similaridade.
Isso poderia ser uma ferramenta interessante para a educação das crianças, não? E você, já foi (muito) influenciado por um personagem de livro, chegando ao ponto de imitá-lo em alguns aspectos ou deixar a influência agir? E só valem personagens de livros! Até porque, explica Kaufman, quando você assiste um filme, está mais para espectador do que realmente envolvido."
       fonte: http://hypescience.com/voce-e-o-que-voce-le/

                                   


16 comentários:

  1. Não, nenhum personagem me influenciou nas atitudes. Os que mais gostei apenas ficaram comigo por algum tempo, ainda sentindo as impressões daquela leitura. Não achei a pesquisa interessante desse ponto de vista, mas sim de influenciar as pessoas a pensarem diferente sobre algumas ideias, ver por outro ângulo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manu,
      excelente suas considerações!
      Eu acho que as pessoas de personalidade mais centradas não se deixam influenciar mesmo. Por outro lado também já vimos pessoas "imitando" a arte: como é o caso de personagens de vida real imitando alguns personagens de filme.
      Concordo totalmente sobre parte da função dos livros ser a de "influenciar as pessoas a pensarem diferente sobre algumas ideias, ver por outro ângulo... "
      Um beijo, minha linda! :)

      Excluir
  2. Assim como a Manu, tbm nunca nenhum personagem me influenciou em atitudes, mas sim, me fizeram pensar em coisas que nunca havia parado para pensar, gosto muito do livro “O Mundo de Sofia” durante os acontecimentos foi um livro q me fez pensar e ver coisas por vários ângulos. Mas é uma pesquisa interessante! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei bem como é ser influenciada positivamente por um livro.
      Da mesma forma, e infelizmente, algumas pessoas são influenciadas negativamente.
      Também achei a pesquisa interessante e geradora de um pontinho de auto reflexão.
      beijos, coisa linda!
      :)

      Excluir
  3. Gostei do post mas tenho que discordar com os pesquisadores. Se tudo o que você lê. pode ter influencia sobre você, fica difícil ter uma identidade própria. Por exemplo, se você lê diversos tipos de livro, desde revistinha em quadrinho até livros didáticos, como você iria ficar influenciado. Momentaneamente, você pode ter opinião adversa mas isso de forma alguma influencia em seu modo de ser. Claro que muitos mudam o comportamento lendo livros de auto-ajuda, mas aí não tem um personagem que vá influenciá-lo e sim mensagens positivas.
    Mas gostei da sua exposição sobre o tema e sobre a pesquisa. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que é identidade? Uma coisa é simples, não importa o que pensamos, somos todos os dias bombardeados com mais e mais influências de todos os lados e somos modificados a cada dia por isso. Natural que os livros ajam também façam isso.

      Excluir
    2. Oi Maristela,
      é uma delícia ver tantos pontos de vista diferentes e, com eles, vamos nos modificamos dia a dia. Vamos nos reconstruindo. Parte de nós, assimila aquilo que lê e nos modifica, outra parte temos só como algo irreal ou surreal e não nos deixamos influenciar.
      Um beijo grande em você.
      :)

      Excluir
    3. Wellington,
      Exato!!!! Identidade é aquilo que nos forma de vários tipos diferentes de informações, é o que nos faz dar e ter opiniões. Os livros nos modificam, sim... Isso não significa que eu irei perder a identidade ao lê-los...
      Quem lê nunca permanece o mesmo. O conhecimento modifica o homem.

      Excluir
  4. Vixi se minhas leituras me fossem influenciar... O que eu seria lendo 50 tons de Cinza ou então Harry Potter? kaosdkoasd pxa vida


    Me visita?
    Guilherme Kunz
    www.tematoa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você seria um mágico tarado, Guilherme!... :D
      Super abraço!

      Excluir
  5. Nossa, muito legal saber disso! Se sou o que leio então sou um detetive resolvendo casos á todo momento rsrsrs.
    Sempre estou lendo algo da Agatha Christie.

    Gostei muito da postagem e do texto!
    Um grande abraço do seu parceiro!
    www.blogumjovemleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey parceiro!!!!
      Talvez você não seja um detetive resolvendo o caos mas, sua inteligência é desafiada o tempo todo por Agatha Christie e você adora isso!!! :)
      Abração!

      Excluir
  6. Gostei muito da postagem e do texto.
    Eu particularmente nunca fui influenciada por algum personagem que eu lembre rsrs. Apesar de ser super fã de Agatha Christie e adorar o jeito do meu detetive favorito Poirot kkk
    Agora uma coisa que já aconteceu, nada a justificar digo logo, já me vi detestando uma personagem de um livro do nada, vai entender kkkkk bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa identificação acontece e é uma delícia, né FErnanda?! Se não amarmos, odiarmos, ou torcermos para um ou outro personagem o livro não é bom... :-*
      beijo carinhoso
      :*

      Excluir
  7. Bem, eu acredito que nunca fui influenciada, mas quem sabe lendo o livro eu não descobra algo hehehe afinal, nunca se sabe, né?!!
    Ah! Adorei a resenha, o livro é bastante interessante.

    ResponderExcluir
  8. Vixee eu devo ser quase psicótica então. hauhauha

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!