29 outubro, 2012

HQ - Rei Emir Saad


Rei Emir Saad    O Monstro de Zazarov    Andre Dahmer


Vou dar o pontapé inicial contando o causo de como chegou às minhas mãos esta Hq diferentona.

Quem me conhece sabe que sou maluca por literatura e quadrinhos, por isso trato de dividir minha obsessão com outras pessoas que me são próximas (minha insanidade abrange livros, séries, músicas, ad infinitum...), eu realmente piro um pouquinho e as vezes perturbo alguns amigos com meu falatório literário, quadrinístico e serialístico (eu sei que as vezes invento palavras, mas Guimarães Rosa fazia isso o tempo todo, então eu também tenho direito, rsrs).

Minha “vitima” da vez  foi uma amiga muito querida e admirada    és tu Dona Gláucia, uhuu.

Pasmem, depois de pentelhar a “pobre” por 1 ano inteiro, fazendo praticamente uma lavagem cerebral quadrinística, eis que nesta última quinta, no clube de leitura do qual participamos, ela saca um exemplar do bigodudo mais temido em Zinisguistão (Emir Saad), e diz de forma muito natural – “Não vou ler por agora, então trouxe pra você ler e ver se gosta” (pensei comigo, oi, hein? , num criditu no que  tô ouvindo.).
Ah,  que posso dizer, senão que estou orgulhosona de você, bem vinda ao “lado negro da força”. Depois deste momento sentimentalesco, vamos ao quadrinho escolhido pra esta semana, bora lá.

Esta Hq, na verdade tirinhas, foram produzidas para o portal G1 (Portal da Globo), diria que é uma webcomic (quadrinhos feitos para a mídia - internet).
A primeira coisa que observei, isso logo na capa, Emir, além de um ditador esquálido, corcunda, e com um bigodão que faria inveja ao filósofo alemão do século XIX, Nietzsche (que muita gente pensa ser o assassino de Deus, gente garanto que isso é intriga da oposição, mas isso é um assunto para outro dia, para outra coluna).

O sobrenome do autor – Dahmer –  me chamou atenção logo de cara, onde meu cérebro deu um mortal e buscou em meu HD, e ai linkou imediatamente com o outro Dahmer, só que este da vida real –  o serial killer americano Jeffrey Dahmer, (sinistro pra preula, isso !!!).          Achei a coincidência do sobrenome, perfeita. Tudo haver com a história do quadrinho, já que Emir é um ditador  ceifador de vidas FODA, que ouve MPB (Maria Bethânia no caso), penso que seja a única parte sensível deste ditador com bom gosto musical, e que vive num país de nome Zinisquistão (isso te lembra alguma coisa?), onde há 30 anos ele governa tocando o terror.

Estou encantada com a capacidade de síntese de ideias do roteirista e desenhista  Andre Dahmer, é algo muito difícil contar uma história que seja eficiente em 3 quadros, poucos conseguem esta proeza, e Dahmer tem o dom de nos fazer rir em apenas 5 segundos de leitura, tempo que leva pra ler uma tira.

A única coisa negativa nesta edição, foi a falta de atenção dos revisores, notei que pelos menos  duas  tiras se repetem numa outro ponto da narrativa. 

Emir Saad –  O monstro de Zazarov da editora  LeYa / Barba Negra  - É extremamente atual, com seu humor negro, faz críticas ácidas à sociedade, não se importando com o politicamente correto , dizendo NÃO,  a toda forma de BUNDAMOLICE.

Certamente é uma Hq que você precisa ter em sua gibiteca.

Hug


16 comentários:

  1. Menina, tu escreve muito bem e juro que não estou dizendo isso apenas por ter sido citada. Sua capacidade de assimilação é total e isso fica evidente na forma clara com que vc consegue sintetizar o que caracteriza a obra resenhada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que de tanto ler quadrinhos eu estou ficando super poderosa?,kkk.
      Você foi fundamental pra eu conhecer este quadrinho, alias vc só comprou hq fera.
      Fico muito feliz por vc ter gostado, e seja bem vinda ao blog, a casa é nossa.

      Hug Don

      Excluir
  2. Gosto muito do trabalho do Andre Dahmer, que conheço do Facebook: http://www.facebook.com/malvadoshq

    Nota 10 para o autor e para a resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Alfer, muito bom ter vc por aqui.
      Estou esperando teu livro pra resenhar por aqui.

      Hug

      Excluir
  3. Adorei o post. Seu humor é contagiante na escrita, a gente tem vontade de ler mais, tanto o que você escreve quanto a HQ. Parabéns, Marcia, continue nesse ritmo. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha querida amiga Cecília, fico muito feliz pelos seus elogios, significa muito pra mim vindo de vc, uma profissional da escrita.

      Hug

      Excluir
  4. Muito bom e não poderia deixar de elogiar, o quanto vc escreve bem! Contagiante mesmo ;D
    Adorei Emir Saad rs
    Vc saberia me dizer onde posso encontrar esses tipos de HQ pela net?
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda, obrigada por acompanhar e elogiar as resenhas, fico muito feliz pelo seu retorno.
      Um lugar que vende somente hqs é a Comix, eles vendem pela net também.

      Bjs

      Excluir
    2. Oi Marcia
      Obrigada! vou dar uma olhada.
      bjs

      Excluir
  5. Muito boom Marcia Cogitare!!! Adorei a sua resenha... vc é muito engraçada, adorei o: - bem vinda ao “lado negro da força” rsrsrs
    Ainda não li nenehuma HQ , mas tenho muita vontade de ler. Vou descobrir um lugar que venda HQ's aqui em Fortaleza e pegar todas essas suas dicas.
    Valeu! =*

    ResponderExcluir
  6. Adorei sua visão sobre as tirinhas e o quadrinho. A minha opinião talvez seja extremista mas Emir é o reflexo da sociedade atual. Como assim garotinha? Totalmente inescrupuloso, individualista, controlador e egoísta. É de fato digna criação da sociedade capitalista e moderna.

    ResponderExcluir
  7. Adorei sua resenha nesse HQ,você escreve muito bem.Nunca li nenhum HQ,mas agora estou com muita vontade de ler.

    ResponderExcluir
  8. Honestamente, não sou fã de HQ! Mas.. de fato tem um apelo legal, os desenhos parecem ótimos e adoro humor negro!! Não conheço nenhum trabalho desse autor Dahmer, porémm.. depois de ler sua resenha fiquei interessada! ^^
    Vamos ver né, vou colocar na minha lista de leitura! XD

    =**

    ResponderExcluir
  9. Muito bom, não sou muito chegada em HQ, mas esse me deu vontade de ler!!

    ResponderExcluir
  10. Hhahahahah adorei as tiras, esse HQ deve ter dado boas risadas rs. Zinisquistão soa tãão familiar... humm. Até que gosto de HQ mas minha estante é recheada de fato por livros. Então os poucos que leio são pela internet T.T O autor Dahmer era até então desconhecido por mim mas vi que ele tem um site http://www.malvados.com.br/ dá vontade de xeretar tudo rs.

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!