22 outubro, 2012

100 Balas H.Q.


100 Balas - Brian Azzarello & Eduardo Risso



100 balas a princípio seria publicada em apenas 12 edições, mas a recepção por parte do público americano foi tão incrível, que muita gente a compara ao barulho feito por outras duas revistas fodásticas  - Sandman e Preacher, então o editor (que não é besta e nem rasga dinheiro) resolveu publicar , nada mais, nada menos que 100 números desta história para machos (ou não).

O mote desta narrativa é a seguinte –  Chega um cara (um agente, de nome Graves) com uma maleta contendo provas irrefutáveis contra a pessoa que ferrou com você e tornou a sua vida miserável, e mais uma arma e 100 balas irrastreáveis, (quem já assistiu CSI ou programas forenses, sabe que as estrias deixadas no cápsula deflagrada, é a combinação que identifica a arma do crime) ou seja, você pode usar a arma da forma que você desejar, inclusive pode matar a tal pessoa que te f#deu, e este crime jamais será ligado a sua pessoa. Você sairá impune meu amigo.

No decorrer da história, este agente misterioso aparece à inúmeros tipos de pessoas, (ex presidiária, ex – dono de restaurante famoso, um vendedor de sorvete, um ex jornalista, um rapaz que vai atrás do pai criminoso que o abandonou (filho de peixe, peixinho é), uma atendente de lanchonete que teve a filha desaparecida...).

O que você faria, se tal oportunidade lhe caísse no colo?

Das 20 edições lidas por mim até o momento, falo sem medo de errar, que quem tem aproveitado melhor o tal  “presente”, são as mulheres, olhem só minha gente. Nunca imaginaria que as mulheres reagiriam deste modo, elas são muito mais cérebro e culhões (metaforicamente falando, claro). Me segurando para não dar spoiler.


As personagens femininas tem uma sensualidade exarcerbada nesta revista, que taradice hein seu Azzarello e seu Risso, achei meio apelão (homens, vai entender né).

Confesso que não sou muito fã dos traços do tio Risso, ele tem sérios problemas com lábios - o povo é tudo beiçudo e os personagens têm quase sempre uma cara repugnante, (chego a sentir o cheiro desses miseráveis que perambulam pelas ruas dos subúrbios americanos), a arte é bem urbana, extremamente suja, o que combina perfeitamente com o tipo de narrativa.

Quando a coisa fica tensa, tio Risso aciona o recurso artístico - a cara preta (não gente, não tem nada haver com o boi da cara preta que a sua mãe cantava pra você quando criança), a face do personagem em questão fica toda sombreada (preta mesmo), olha que coisa mais sinistra isso (medo!!!).

Outro recurso bem bacana, é o close e mudança de foco em cenas que acontecem ao mesmo tempo ao da narrativa principal, onde o desenhista coloca em primeiro plano a cena secundária.

Recomendo com força esta Hq para aqueles que curtem histórias de gênero criminal e conspirações intrincadas, com certeza 100 balas te deixará maluco. 


17 comentários:

  1. Se a HQ é direcionada para o público masculino é natural que as personagens femininas sejam bem mais sensuais do que o 'normal', não sou tão fã assim de HQs, mas de vez em quando gosto de ler alguma, vou ficar de olho nessa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris, é provável que sua tese esteja certa com respeito a sensualização das personagens femininas, faz todo o sentido. Espero que curta a leitura de 100 balas, depois me diga o que achou.

      Hug

      Excluir
  2. Eu adoro HQs! Caiu na mão tô lendo rs. Adorei sua postagem e fiquei morrendo de vontade de ler, ainda não conhecia.Adoro o gênero tb. Vou procurar saber!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda, que bom que curtiu a postagem, tenho escolhido hqs semanalmente para compartilhar com vocês :-db
      Espero que você curta a leitura desta hq e das outras postagens anteriores e futuras.

      Hug

      Excluir
  3. essa promete .. tô na frente, nº42 [sugestivo] lendo de scan, pq a cidade mais próxima em que vou achar uma HQ são 120km.
    a história dá muitas voltas e os personagens são demais ... no vertigem tem até o nº69 [mais sugestivo]
    vale conferir!

    ResponderExcluir
  4. Nunca li HQ e, pra ser sincera, não tenho muito conhecimento a respeito. Porém, com a leitura de alguns posts da coluna, já comecei a me interessar...

    Parabéns pelo blog!
    Super bacana!

    ResponderExcluir
  5. oie,m simplismente participando da promo ;) de insaciavel, tem que ter mais conteudo? ou só um coment?? :S kk ;)

    ResponderExcluir
  6. to aqui, então. muito bom tá participando. bjo.

    ResponderExcluir
  7. Bom, eu não gosto muito de HQ, mas to participando da Promo. :)

    ResponderExcluir
  8. Nunca li nenhum HQ, só estou aqui para poder participar da promoção

    ResponderExcluir
  9. Nunca li nenhuma HQ, agora percebi o que estava perdendo...
    Já que nunca é tarde demais, vou começar lendo a tua recomendação :)

    Beijo e boa semana!

    ResponderExcluir
  10. HQ's são incriveis. E sua resenha está bem elaborada. Parabéns

    ResponderExcluir
  11. Olá! Adoro Reviews, e o seu está excelente, amo gênero policial, e me deu vontade de ler esse HQ pelos seus comentários. Parabéns pelo blog... Abraço....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei pq não apareceu a minha foto, sigo seu blog, meu nome é Vivian Camila Lima da Silva... Obrigada ;)

      Excluir
  12. Nunca fui muito fã de HQ..mas quando se namora um nerd que devora HQ's é meio impossivel não deixar de gostar.
    Nunca tinha ouvido falar em "100 balas" e também nunca vi esse titulo entre os HQ do meu namorado, mas parece ser muito legal, me deixou com vontade de ler. Beijos.

    ResponderExcluir
  13. :D
    Muito bom, adorei seu blog!
    Beijinhos carinhosos

    ResponderExcluir
  14. SUPER AMEI O BLOG, estam de parabéns!

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!