23 setembro, 2012

H.Q. Criminal



Criminal - Ed Brubaker & Sean Phillips

AVISO:  Esta Hq não é para crianças.  
Possui cenas de violência,  sexo e linguagem obscena.


Sou maluca por literatura policial, agora imagine quando me dei conta da existência de uma Hq que aborda justamente este gênero, surtei geral e fiz festa pelo raro achado. Aliás, o gênero policial tem feito muita falta nos quadrinhos faz algum tempo, e Criminal chega com o   na porta, e coloca de volta a mesa esta temática muito tempo esquecida pela nona arte.



Vem no embalo dessa nova safra -  a famosa e excelente -  100 balas, de Brian Azzarello e Eduardo Risso, e para atualizar os amantes do gênero, está sendo publicado aqui no Brasil, a linha  New Pop - Vertigo Crime, são Hqs com arcos fechados e não seriados (que alívio!!!, meu bolso agradece),  de conteúdo puramente do universo policial.



Criminal contempla o mundo dosvagabundos, dos bandidões barra pesada, e neste universo, não tem o dito mocinho, ou o herói, que vence todo o mal e uma lição de moral no final da trama, como acontece nos filmes de Hollywood.

Se é este o enredo que você procura, sinto em lhe dizer, mas esta Hq não é pra você, vai ler Superman (o personagem mais no saco que existiu) ou ainda, assistir He-man na tv a cabo.
 Esta Hq é dividida em dois arcos, o primeiro deles leva o título -   Covarde-  e conta a história de Leo Patterson - um exímio  batedor de carteiras e neurótico em planejar os mais ínfimos detalhes dos serviços oferecidos a ele, sejam estes, pequenos ou de grande risco. Por este cuidado  e excesso de zelo, ele é visto no mundo do crime como um cara covarde, como eu mesmo diria, um cara sem culhão.

A Hq começa com Leo e seus parceiros de crime, numa tentativa de assalto a um banco e que não termina nada bem, Leo consegue fugir.
Num segundo momento, lhe é oferecido um serviço através de Seymour (outro bandidão, FDP, não tenho jeito, eu pego ranço de personagens fictícios, rs), e que envolve alguns policiais corruptos. O trabalho é o seguinte -  roubar o carro forte de provas da polícia, segundo Seymour, o objeto a ser afanado é nada menos que 5 milhões em diamantes.
Leo sofrerá com as muitas surpresas desagradáveis e reviravoltas, isso sou eu, tentando ser fina e não dar espoilers, rs.


No segundo arco – “Lawless”-  (é o sobrenome do personagem, e também significa “sem lei”).
Leo é relegado a segundo plano, e quem entra em cena, é  o ex militar, brucutu e sangue nos zóios -  Tracy Lawless, e ele só  quer saber, quem foi que assassinou seu irmão/ ladrão e o porquê. Ele fará de tudo para se infiltrar no grupo criminoso ao qual seu irmão pertencia, e claro, obter vingança pura, fria e sangrenta.
Nesta Hq, nada é simples, e ser bandido em Criminal, é por demais trabalhoso (em alguns momentos, tenho dó literária desses estrupícinhos, rs).

O que mais me chamou a atenção nesta Hq, foi o estilo de desenho escolhido por Sean Phillips, o estilo noir em cores quentes, (é mais comum o estilo noir em preto e branco, como por exemplo na Hq Sin City) onde sombras e luzes criam a atmosfera ideal para a narrativa a ser desenvolvida.

Recomendo com força, principalmente por conta do belo trabalho de Sean Phillips,  então leiam, comentem e se divirtam.



12 comentários:

  1. Caramba Marcinha!
    Você está fazendo em mim uma "quase" discípula de HQs!
    Suas resenhas são demais! Demais de boas!
    É instigante ler algo mais próximo à nossa realidade, com gente (herói) que se ferra ao tentar combater o crime. Gosto de heróis com super-poderes, mas quando ele é muito politicamente correto, é mesmo pé no saco.
    Vendo as imagens que você tão cuidadosamente escolheu, tendo a concordar com a escolha das cores... tons fortes, em especial o vermelho é extremamente harmônico com um tema como o desta HQ.
    Sra. Marcia Cogitare, meus parabéns!!!
    *reverência*
    Amei!

    ResponderExcluir
  2. Essa coluna ta muito boa mesmo.
    Eu gosto do Superman rsrsrsrsrsrs (esperando as pedras) mas me interessei no tema adulto.

    ResponderExcluir
  3. Ô Telma sua linda, a ideia é essa mesmo, de atiçar a curiosidade nos leitores do blog para visitarem o mundo das Hqs, sabendo que assim como na literatura, há temas pra todos os gostos, e não precisamos ficar somente nos super heróis de sempre, podemos expandir, afinal tem muita coisa de qualidade em Hqs.
    A arte desta Hq é sensacional mesmo.
    Que bom que você tem pensado em ler mais esta forma de arte, tenho certeza que não irá se arrepender.

    Hug lindona

    ResponderExcluir
  4. Vinny, não jogarei pedras em você,rsrs, apenas trata-se de uma questão de gosto, nada demais.
    Que bom que tem curtido a coluna,são comentários como o seu que me deixam feliz da vida e mais animada para ler e dividir com vocês minhas opiniões sobre o mundo da nona arte.

    Hug e fique conosco

    ResponderExcluir
  5. Ahh, estou precisando urgente ler algum HQ com todas essas suas indicações, já me interessei por vários, principalmente pelo do Batman. Nunca havia ouvido falar sobre este, mas achei-o bem interessante.

    Abraços do Vini!
    www.blogoblogueiro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Vinicíos, o Batimá e Coringone vc vai surtar quando ler, é excelente em todos os aspectos (roteiro e desenho).

    Hug lindão

    ResponderExcluir
  7. É! eu quero ler logo a HQ do Coringa...
    ... mas essa aqui, com esses tons fortes e essa expressividade toda (gestual e rosto) também me deixou "babando".
    Marcinha tá trazendo ótimas HQs.
    \O/

    ResponderExcluir
  8. Telma, tu não sabe que aconteceu ontem, veio uma amiga aqui em casa e sequestrou o Cotoco, tanto livro pra ela pegar e foi pegar justo o que estava separado pra vc. Mas assim que ela ler, te mando.
    Ah, onde a pombinha mora, posso levar os livros na casa dela, sem problema.

    Hug

    ResponderExcluir
  9. opa ... tô lendo 100balas .. vou por esta na lista de leitura!
    obrigado pela dica!

    ResponderExcluir
  10. Muito legal sua resenha!
    Também curto este gênero de HQ.
    Não sei se você conhece, às vezes até já postou aqui...
    Mas eu sou apaixonada pela série Anita Blake - caçadora de vampiros.
    Tem mais de 20 livros publicados no exterior, já no Brasil, até o 4 só... É muito legal a série. Principalmente em HQ, pois dá para visualizar muito melhor a história. Eu fazia assim, lia o livro, e depois HQ...
    Mas infelizmente não tenho dinheiro para comprar toda a cont. Então tive que parar de ler....
    Ainda tenho esperanças de que publiquem todos aqui no BR!

    Beijos,
    Marinara Ferreira.
    Equipe WoW Books - http://worldofwords2012.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!