11 outubro, 2016

Projeto Clarice Lispector - Conto 1 - O Triunfo




Autora de romances e contos que figuram entre os mais emblemáticos da literatura brasileira, Clarice Lispector é considerada uma das mais importantes escritoras do século XX. Sua popularidade alcançou níveis surpreendentes nas últimas décadas, especialmente após o fenômeno da internet, mas sua figura e sua obra seguem exercendo sobre leitores o mesmo e fascinante estranhamento que causaram desde sua estreia literária, em 1943. Nesta coletânea, que reúne pela primeira vez todos os contos da autora num único volume, organizado pelo biógrafo Benjamin Moser, é possível conhecer Clarice por inteiro, desde os primeiros escritos, ainda na adolescência, até as últimas linhas. Essencial para estudantes e pesquisadores, para fãs de Clarice Lispector e iniciantes na obra da escritora, Todos os contos foi lançado nos Estados Unidos em 2015, figurando na lista de livros mais importantes do ano do jornal The New York Times e ganhou importantes prêmios, como o Pen Translation Prize, de melhor tradução. Agora é a vez de os leitores brasileiros (re)descobrirem por completo esta contista prolífica e singular




Clarice Lispector - Todos os Contos 

Editora Rocco 
Capa Dura
                                                                                                                                                   Págs 656 




E borá dar o pontapé inicial de nosso projeto – Todos os Contos de Clarice Lispector :D

Todas as quartas e sábados estarei aqui dando meus pitacos e deixando minhas impressões sobre cada conto.


E além de adentrar neste mundo abstrato clariceano, o que já é algo maravilhoso. Convidei uma amiga (Silvia do Blog Reflexões e Angústias) para juntas escrevermos cada uma em seu respectivo blog , sobre os contos desta autora incrível.


Então vocês terão duas visões sobre o mesmo texto. E isso é demais, nunca vi uma parceria feita desta forma inusitada e incomum.
Estou ansiosa em saber o que a Silvia preparou por lá.



Clique Aqui para ver  a resenha da Silvia no Blog Reflexões e Angústias


Possivelmente seguiremos a sequencia dos contos publicados no livro – Clarice Lispector : Todos os Contos , publicado pela Editora Rocco.


Espero poder contar com vocês neste novo projeto :D





O Triunfo


Este conto curtinho, irá narrar um episódio específico na vida de Luísa (dona de casa) e Jorge (escritor), na verdade o conto focará no "fim do relacionamento" deles, e isso sob a visão de Luísa.



Contos são interessantes, por não poder explorar tudo o que possivelmente o leitor gostaria de saber e não pode, afinal isto é um conto e não um romance, onde o autor tem espaço para aprofundar seus cenários e personagens.



Não julgo isto uma desvantagem, pelo menos para leitores com uma curiosidade imaginativa mais aflorada. Este preenche as lacunas com suas histórias, suas possíveis hipóteses para aquele conto e suas vivencias.


Tendo este pequeno recorte da vida deste casal, você é levado a refletir sobre o que deu errado na relação deles (e na sua rs). Me parece que é por este viés que a autora deseja nos conduzir em seu texto por um bom período de tempo.



Ela nos dá algumas pistas sobre a dinâmica cotidiana deste casal.



...Ele, o intelectual fino e superior, vociferando, acusando-a, apontando-a com o dedo. E aquela sensação já experimentada das outras vezes em que brigavam: se ele for embora, eu morro, eu morro. Ouvia ainda suas palavras.



Você me prende , me aniquila! Guarde seu amor, dê – o a quem quiser, a quem não tiver o que fazer! Entende? Sim! Desde que a conheço nada mais produzo! Sinto-me acorrentado…Essas explosões eram frequentes. Havia sempre a ameaça de sua partida. Luísa, a essa palavra, se transformava…



Primeiramente, eu fiquei putaça com este sujeito.


Como você fala desta forma com sua mulher rapaz?.


Como você se desvencilha do amor como se fosse um objeto gasto e sem utilidade?


Oh Luísa, larga de sê boba mulher, este cara não te merece cacete (tô puta com ela também).


Acho que se conhecessemos este casal, seria mais ou menos assim nossos diálogos rs.



Mas lendo o texto com mais cuidado, podemos ver que não se trata do motivo da cena descrita acima  apenas, mas algo muito mais profundo.



Esta simples dona de casa do texto, se transforma numa ameaça ao status deste homem, pelo simples fato de ser uma pessoa leve e despretensiosa. Satisfeita consigo mesma e com seu lugar no mundo (adiante entendemos este fato).




O medo desse homem não ser suficiente profissionalmente, não ser admirado por sua posição social, é o que parece na minha interpretação aqui (Jorge, mulher não curte homem inseguro, fica a dica rs)



Uma outra observação, é engraçado como homens e mulheres querem coisas diferentes num relacionamento. E como é díficil acertarmos o passo na maioria das vezes, entre o que queremos como indíviduo e como isso reflete no outro (sobretudo nossos medos e neuras)



Talvez o maior desafio de viver à dois, seja harmonizar o ser um indivíduo com todas as suas particularidades, e uma parceria de vida, sem a anulação e aniquilação de si mesmo no processo de se  relacionar.



Bem, o texto começa mimizento, mas dá uma reviravolta e você entende o porque do nome do conto  –  O Triunfo (ainda bem, porque já fiquei puta da cara com Jorge e Luísa por um bom trecho deste conto. Clarice, estamos bem, querida :D).



Ai é você que terá que ler para descobrir.



Hug meus surtadinhos




Sobre a autora


Clarice Lispector nasceu em 10 de dezembro de 1920 na Ucrânia, mas naturalizou-se brasileira, proclamando-se pernambucana. De família judia, a autora chegou ao Brasil com um ano de idade, fugindo da perseguição aos judeus durante a Guerra Russa. Maceió foi o ponto de entrada da família em terras tupiniquins, onde já morava a tia de Clarice. Porém, seu pai resolveu mudar-se com a família para Recife, a cidade que era, na época, o mais importante...





* Possíveis erros de ortografia e digitação, serão corrigidos em minha releitura do texto



Marcia Cogitare






14 comentários:

  1. Marcia, adorei a sua Resenha! (Posso dizer que também fiquei com um pouco de "inveja" da análise que você fez?)
    Eu achei o conto incrível... e aí travo um pouco pela dificuldade de analisar o que ela escreve... acho que ela me desarma... me desconstrói...
    Parabéns! Adorei!
    E obrigada por me incluir nesse projeto!!!
    😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Silvia, assim você me deixa sem jeito rs.
      Você como sempre generosa quando olha para meus pitacos e vê análise. Obrigada pelo elogio e não se preocupe, temos 84 contos para nos soltarmos e entrosarmos com Clarice :D

      E eu que agradeço por você ter aceitado o projeto, tenho certeza que será incrível essa nossa caminhada pela literatura clariceana.

      Hug

      Excluir
  2. Estou muito animada com nosso projeto e parceria, Sílvia.

    Hug :D

    ResponderExcluir
  3. Márcia eu adorei! Amei sua análise desse conto, achei que foi sutil e com comentários excelentes. Estarei esperando ansiosa pelos próximos. Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jade, fico muito feliz quando vocês que frequentam o blog, curtem alguma postagem.

      E obrigada por sempre nos prestigiar e trocar idéias por aqui.

      Sábado tem mais Clarice, cole aqui.

      Hug

      Excluir
  4. Ué, eu comentei o meu comentário foi pro limbo hahaha
    Bom, então lá vamos, nós; tenho este livro e adorei a ideia do projeto de vcs duas, duas fofas que gosto muito daquilo que escrevem.
    Marcia adorei sua resenha do conto, a forma como vc foi lendo as "evidências" ali, e estou doido para ler as próximas analises

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gilberto, estou muito feliz com minha parceira de escrita e que pira em Clarice tanto quanto eu rs.

      Escrever sobre qualquer texto de Clarice é um imenso desafio. Fico contente em saber que você gostou desta primeira tentativa de esboçar algumas ideias sobre o conto O Triunfo.

      Continue com a gente e deixe seus comentários por aqui.

      Hug

      Excluir
  5. Geeeente, é muita informação...
    Caraaaaaaca Márcia, me surpreendi com esse projeto!!
    Achei que vc viria, gostaria um conto e "xau xau"..
    Mas vc conseguiu uma parceria com outro blog; deixou a gente super raivoso com o Jorge e a Luísa; fez comentários maravilhosos e depois saiu.. tipo.. fica aí querendo mais fica.. :oooooo
    Parabéns mulher, tô suuuper orgulhosa!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daiani, me acabei de rir do seu comentário rs.

      Clarice é o tipo de autora que vc não dá xau xau, pelo menos eu rs.

      Fiquei muito feliz da Silvia ter topado este projeto. Ambas somos malucas por Clarice, então não tem como dar errado né.

      E continue nos acompanhando, teremos muito mais de Clarice por aqui.

      Hug

      Excluir
  6. Que conto de dar nos nervos esse hein! Difícil unir o título Triunfo com a história desse casal. Espero que signifique que a esposa se liberte do mala, mesmo que tarde. Bom, só lendo para saber.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Lavinia, realmente fiquei brava com essa povo do conto rs.

      Leia e descubra sobre a razão do título e volte aqui para trocarmos figurinhas.

      Hug D:

      Excluir
  7. Oi Marcia td bem? Ano que vem vou ler os contos da Clarice e volto aqui para comentar Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, seria incrível vc participar deste projeto.

      E fica à vontade para trocarmos ideias por aqui.

      Hug :D

      Excluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!