05 julho, 2016

Círculo



Certa noite, quando uma incomum lua vermelho-sangue preenche o céu, seis garotas vão parar em um parque de diversões abandonado, atraídas até lá por uma força misteriosa. 

O que elas têm em comum? 
Estudam na Engelsfors High School. 

E isso acontece logo depois que um aluno é encontrado morto no banheiro do colégio. 

Os boatos dizem que foi suicídio. Mas elas sabem que a verdade é outra.







Engelsfors # 1
Mats strandberg / Sara Bergmark Elfgren
416 páginas
Editora Intrínseca



Queria que esse livro tivesse sido uma leitura melhor do que foi, esperava mais da história, e se a editora lançar os outros pretendo ler apesar de não ter sido o que esperava, ainda assim, creio que dá para os autores fazerem algo muito bom pela história que criaram.

Um livro de fantasia e mistério: ocorre a morte de um estudante no banheiro da escola, tudo indica que foi um suicídio, apenas sua melhor amiga e única não acredita nesse fato. Mais suspeito ainda ele ter falado antes com a diretora da escola e ela ter uma atitude um pouco estranha com ele. Nesse início dá para pensar que o livro possui muita ação, mas com o decorrer da história começa a apresentação dos outros personagens que parecem um pouco deslocados da história por terem vidas totalmente diferentes uns dos outros, se quer parecem estudar na mesma escola, mas estudam. Por intercalar os personagens e a forma como foi exposto cada um e caracterizado eles, tornou o texto cansativo.

Logo percebemos que nenhum dos personagens tem algo em comum além do fato de estudarem na mesma escola e todos serem problemáticos, não há o bom garoto/boa menina entre eles. Problemas familiares, problemas emocionais, transtorno alimentar, etc. Cada um com o seu.

São seis protagonistas, Minoo – a inteligente e complexada, Vanessa – linda e sexy, Linnéa – órfã, seu pai é alcoólatra e boatos perversos feitos por colegas da escola rondam sua vida , Rebecka – aparenta ter uma vida “conto de fadas”, mas possui um distúrbio alimentar que a atormenta, Anna-Karin – sofre bullying na escola e se apoia em seu gato, e Ida – a garota mais detestável na escola, fria e sempre com más intenções. Todas as garotas são problemáticas, em demasia. Todos os pontos fracos delas em sua vida pessoal ficam expostos a cada página lida, e não teve um contraponto de mostrar o lado bom delas, pouco disso foi disposto e quando começaram a descobrir seus poderes quase todas passaram usar para seu benefício (o egoísmo emana das personagens). Em certos momentos fiquei enfadada, pois afinal quem deseja ficar na cabeça de pessoas más, depressivas, depreciativas e melancólicas? Dizer que simpatizei por algum dos personagens, isso não ocorre, mas no final os autores começam a mostrar um pouquinho do lado bom de algumas delas, daí comecei a gostar mais de Minoo, Anna-Karin e Linnéa. Ocorre uma sútil mudança de pensamento nelas, elas param de pensar só em si, em seus problemas e vinganças, e começam a ver que precisam uma das outras. Mas, isso foi só no final.

Nesse livro há mortes, desde o início, o garoto que morre, tive a maior curiosidade em tê-lo conhecido, e teve outro personagem que gostei muito mas... bem, o destino dele logo se torna outro, então acaba por lá também.

De quem gostei muito foi Gustaf o namorado de Rebecka, ele é muito cuidadoso com ela. Simplesmente não entendi o papel do Zelador, coitado, ele ficou mais como cego em tiroteio do que personagem da história e o Conselho que é tanto citado nem entendi direito o motivo de falarem dele. Me pergunto o motivo da existência dos dois no livro, só se ter serventia nas próximas histórias, pois esses parecem que caíram de paraquedas na história só para existir.

O pior na leitura para mim foi “desde que certo personagem apareceu, logo de cara descobri quem era o assassino”. É algo claro? Não, mas para mim foi. 

Se não pararam de ler a resenha ainda... não parem, por favor!

Bom, falei demais do que foi ruim no livro, muito não é? Pois bem, amo livros sobre poderes elementares, e aqui são bruxas elementares, eis uma criação que me deixou muito curiosa pela continuação para ver o que virá, apesar dos pesares. O tema da discriminação foi bem focado, se tivesse sido um livro drama teria sido o ideal, mas se o lado dramático foi bem explorado, o lado fantasia não foi nem iniciado direito e dá para perceber os dois a parte um do outro, não ficou algo coeso, as meninas demoraram a se unir em um objetivo comum. Temos o desfecho do livro, o mistério inicial é resolvido, bem fechado, mas no percurso dos acontecimentos nasceram diversas questões que não foram respondidas e que só devem ser em outros livros. E, apesar de tudo ter ficado muito banal, das garotas não terem ajuda de ninguém e da controvérsia de adultos que nunca ajudaram em nada, mas também não atrapalharam (o que foi bom), espero que no próximo livro (minha esperança) tenha um melhor desenvolvimento, haja respostas, afinal não adianta juntar seis pessoas do nada, diferentes, sem objetivo comum, dar poderes a elas e do nada se juntarem para destruir o mal, tem de ter coesão, se não tiver, será a pior série desde muito tempo.

Gente, como não sou pessimista, ainda acredito que os autores possam fazer algo muito bom no próximo livro. Essa é minha opinião, vários leram ele e amaram. Apesar de alguns dizerem que seja um livro de terror e suspense, o intitulo mais como denso e sombrio... bom, não foi tão assustador, pois sou medrosa, e achei super normal por serem bruxas elementares usarem de telecinese, possessão etc. Pode ser que estava meio sonsa no dia que li, mas não vi isso, minha opinião. Talvez esse impacto tenha sido quebrado por ter descoberto o assassino logo no início.


Há também um filme que foi lançado em 2015, mas por ser um trailer Sueco não achei um com legenda em português/inglês, e não há previsão para chegar ao Brasil. 





Seis pessoas que não têm nada em comum, unidas por algo enorme e incompressível. De repente é natural elas estarem juntas. Como se devesse ser assim desde sempre. 



  

8 comentários:

  1. Cinthia,
    quando comecei a ler essa sua resenha fiquei muito triste pois pensei que se tratava de um livro de autoajuda, já que cada personagem tem um "problema", mas ai fui lendo (e continuei lendo viu?!), e percebi que que se tratava de fantasia (quando você revelou bruxas e seus poderes para destruírem o mal).. What?????
    Realmente espero que os demais não decepcionem..
    :x

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, ele não se parece com um livro de autoajuda, mas é fantasia, apesar do enfoque ser o problema de vida de cada uma das personagens. Engraçado né? O final é bom, compensar se lido, mas sinceramente teve coisas que me pergunto até agora o motivo de ter ali dentro.

      Excluir
  2. Oi.
    É a primeira vez que vejo falar desse livro e até achei a sinopse interessante, gosto desse estilo de leitura. Mas lendo sua resenha, e sabendo que é bem previsível, como a descoberta do vilão, já perdi o interesse. E também penso que provavelmente as continuações não serão tão diferentes, já que é o estilo dos autores. Deixo passar a dica, já que minha lista de leitura é imensa, então seleciono somente o que me chama muito a atenção. Beijos e obrigada pela ótima resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia Márcia, essa foi a minha impressão do livro, você pode ter outra e gostar. Muitos gostaram muito dele, talvez seja o meu olhar. Leia outras resenhas sobre ele, tá. Beijos.

      Excluir
  3. Quando eu li a sinopse desse livro fiquei querendo ler logo de cara, achei misteriosa e amo mistério com fantasia. Fiquei meio triste pelo que você falou de não desenvolverem todos os aspectos que abordam na história mas ainda tenho vontade de ler, talvez em um futuro onde eu tenha menos livros na minha lista de prioridades. E ps, gostei do trailer mesmo não entendendo uma palavra kk. Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jade, amei sua disposição em lê-lo, e quando o ler amaria saber o que achou. Gostei do final, e espero que os próximos dê continuidade e explicações que não teve nesse.

      Excluir
  4. Poxa eu estava ansiosa para ler o livro mas perdi um pouco da vontade depois que li a resenha, esperava algo mais elaborado do que foi apresentado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lavinia, a elaboração se dá em toda problemática de vida das personagens, não do sobrenatural em si. Na verdade esse primeiro livro só aborda o "ganho de poder" do nada, e a inexistência de explicações sobre o motivo de serem bruxos e de existirem. Não há nada que mostre algo a respeito. Mas, o final, realmente é bom, e tenho interesse em ler os outros para ver se os autores conseguem explicar o que não explicaram nesse livro. Leia, talvez você o veja de forma diferente. Beijos.

      Excluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!