16 agosto, 2015

Resenha: Paredes Vivas


Paredes Vivas conta a história de Mauren, uma jovem de dezoito anos que, após uma tragédia familiar ocorrida na infância, vê sua vida desmoronar aos poucos com a perda e o afastamento das pessoas que ama. 

Acreditando ser a responsável pela morte do pai e aflita pela doença da mãe, ao completar quinze anos passa a conviver com um espírito, escondido nos desvãos das paredes da casa onde mora. 

Entre o medo de contar a sua mãe sobre seu amigo invisível e o desejo de se livrar da maldição que ela mesma provocou numa brincadeira no cemitério, Mauren se afasta cada vez mais de uma realidade saudável. 

Seu apego pela mãe e o desespero em tentar protegê-la, seus temores, suas angústias e manias, sua felicidade ao descobrir o amor e sua difícil relação com os tios são os focos desta história, que termina com uma revelação surpreendente.


Que surpresa mais gostosa esse livro da Rosa MattosJá ouviram esse nome antes?

Quem está sempre pelo blog e acha o nome familiar, fizemos resenha do Livro O Medo de Vírgilia, em Março - clique aqui para ler.

Pois bem, Rosa Mattos, pelo que vejo, flerta com traumas mentais (distúrbios, doenças, problemas). Gosto demais dessas abordagens porque amplia horizontes que ainda precisam ser mais conversados e, consequentemente, mais entendidos.

Nesta história, conhecemos Mauren (que personagem cativante!!!!) e acompanhamos sua vida desde os 8 anos de idade, até os 18 anos. De início, a personagem madura e sensível, sofre a falta do pai e se sente culpada por sua morte, mas tenta esconder esses sentimentos por amor à mãe.


Recompus-me. Embora por dentro estivesse desgrenhada, com as ideias em desalinho.

Rosa tece essa história com fios de poesia. Gosto muito da maneira como ela escreve. Romântica, sensível, leve e profunda ao mesmo tempo.

Neste intervalo de idade, Mauren descobre um terrível segredo de família, sua mãe beira a morte e ela se apaixona. Todas essas emoções e sentimentos são muito bem explorados por Rosa Mattos. Nos identificamos com vários dos trechos.


Imaginei uma série de fatos que não aconteceram. E, por outro lado, uma série de fatos acontecidos que minha imaginação sequer teria aptidão para imaginar. Disso retirei uma sábia lição: não sofrer por antecedência.


Assim, aos poucos parei de sair. Se for para viver sem espontaneidade prefiro apenas olhar a vida pela janela.


O parte mais linda da história é o desenrolar da história de amor que vai brotando entre Mauren e Tobias. O romance vai desabrochando e amadurecendo para ambos. É fofo e contém os ingredientes que quem já amou conhece: ansiedade, felicidade, insegurança, medo de perder, borboletas no estômago...rs

Olha que trecho fofo:


'Um dia irei perdê-lo para que o mundo possa ganhá-lo' - falei em tom de brincadeira, na semana passada quando ele tirou a melhor nota da turma.'É possível que o mundo me ganhe, mas você jamais vai me perder'.

A escrita, bem como a ortografia e gramática estão impecáveis! Adorei ver isso!

Há duas coisas que senti falta no livro:

A passagem de anos dos 12 aos 15 poderia ter sido melhor trabalhada. Talvez um novo capitulo devesse ter sido começado. Tive que voltar e reler para perceber que aquele tempo havia se passado. A história nesse meio tempo poderia ter sido mais explorada, porque a ausência de explicação de algo (não posso falar que algo é esse para que não haja spoilers, tá? seja paciente comigo) deixou uma lacuna grande, no meu ponto de vista.

Outra coisa que senti falta é que, num primeiro momento, pela sinopse, dá impressão de que a convivência com o espírito será a trama central da história. Não é. Isso só aparece no finalzinho.

De qualquer forma, deixo claro que esse é meu ponto de vista e isso não "mancha" a beleza da história e a maneira poética como ela é contada.

Rosa Mattos começou a carreira de escritora com contos e este é seu primeiro romance publicado. Seu talento que é indiscutível!

O dia em que você estiver a fim de se encantar, suspirar, com uma história leve e sensível, esse livro é uma excelente pedida.

Muitos beijos, meus surtadinhos.







Quer conhecer o site da autora e ver outras obras? Clique aqui


Coloque esse livro entre seus desejados no 

Conheça a página do 





Tobias e Mauren

21 comentários:

  1. Gostei da premissa desse livro, realmente parece ser uma história muito boa.
    Eu já li o medo da Virgília e adorei , Rosa Mattos é uma ótima escritora, suas obras valem a pena ser conferidas.
    Essa capa é simplesmente linda, e acredito que iria amar essa leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela realmente é excelente, não é Pepi!?
      Acredito que você vá gostar desse aqui também.
      beijocas

      Excluir
  2. Telma, tenho esse livro, e sempre amei as cores dessa capa, por isso o adquiri (nutro uma paixão por capas...), vou demorar a lê-lo devido a linguagem, não me atrai muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é uma amante de capas, mesmo....
      Eu acredito que você iria amar o livro. É sensível e você conseguirá perceber essa sensibilidade.
      beijos, linda.
      :)

      Excluir
  3. Concordo com você, temas do tipo nesse livro são muito bons para ser abordados. A história parece ser bacana, o livro me chamou muito a atenção. Vou pesquisar mais para comprá-lo, porque sua resenha ficou incrível! <3 amei
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz que tenha gostado da resenha e que queira adquirir o livro.
      Vale a pena!
      beijoconas
      :)

      Excluir
  4. comprei o livro O medo de Virgilia esses dia e agora to esperando chegar, vou ler e se eu gostar já começo a ler esse também, gostei da resenha, é um livro bem interessante, capa linda essa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai amar "O Medo de Virgilia" e vai amar esse aqui também.
      Depois me conta o que achou.
      Beijocas

      Excluir
  5. Sou apaixonada por esta capa. É linda demais. E pelo que estou vendo, a história é emoção pura. Fiquei encantada com o que descobri aqui sobre a história. Você conseguiu me conquistar ao ler a resenha. Com certeza vou me aventurar nessa linda trama. Espero gostar como você.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beth,
      A história é linda, sensível e envolvente.
      Muitos beijos.
      :)

      Excluir
  6. Ainda não conhecia a autora, mas me encantei tanto com a sinopse e resenha do livro que já quero conhecer... O livro parece beem interessante!
    E o tipo de livro que se devora em uma tarde *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade, Adrielli.... no final, eu fiquei tão curiosa que só fui dormir quando terminei, ou seja: de madrugada!
      ;)

      Excluir
  7. Gostei muito da sinopse e a capa do livro. Adoro esse estilo de escrita voltado para a poesia :)
    Fiquei curiosa para ler!

    Beijos,
    www.naestradadafantasia.com

    ResponderExcluir
  8. Bem Telma!
    Já sabe o quanto gosto de livros que abordam traumas mentais, distúrbios, doenças, problemas... aprendo muito.
    E nem sei como ainda não li nenhum livro da Rosa Mattos...:(
    E ainda tem um lindo romance, outro tema que me atrai muito, então, resta-me apenas ter a oportunidade da leitura já que é bem recomendado por você.
    “DA FELICIDADE: Quantas vezes a gente, em busca da ventura, Procede tal e qual o avozinho infeliz: Em vão, por toda parte, os óculos procura Tendo-os na ponta do nariz!”.(Mario Quintana)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Não conhecia a autora e nunca tinha ouvido falar desse livro!
    Adorei a sua resenha, pois através dela vi que vou adorar esse livro...gosto muito desses assuntos que foram abordados: tipo culpa por algo, espíritos que se comunicam e fazem a mente parar para pensar...amor que vai amadurecendo com o dia a dia...pelo menos foi assim que interpretei a sua resenha com certeza vou procurar ler esse livro!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Fã Page

    ResponderExcluir
  10. Paredes Vivas” de Rosa Mattos possui uma narrativa envolvente e surpreende por sua sutileza e apresentação de fatos complexos e intensos. O dinamismo acompanha a trama desde o início, fazendo com que o leitor percorra uma linha de análise interessante a respeito das vivencias da protagonista.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Telma! Confesso que não conhecia a autora nem o livro. E que delícia ser apresentada a eles através da sua resenha. A sinopse, de cara, já me conquistou e o seu relato sobre a obra despertou ainda mais a minha curiosidade. A trama aparenta ser bem envolvente e emocionante. No entanto, lendo a sinopse, imaginei também que a história teria como ponto forte a convivência da personagem com o espírito. Mas, não né? Enfim, o livro parece ótimo e quero muito ter a oportunidade de lê-lo.

    ResponderExcluir
  12. Ah, esse livro parece ser muito bom. Adoro histórias com um toque de sobrenatural e esse ponto de loucura... amo! Esse ai deve ser foda

    ResponderExcluir
  13. Oi! Bonita a história, achei que o espírito iria ser mesmo o grande problema da história, mas já percebi que foi deixado um pouco de lado. Essa personagem parece ser uma garota forte, mesmo tão novinha enfrenta tantas coisas, como a morte de seu pai e a doença da mãe, tendo que conciliar isso tudo com o novo sentimento que está sentindo.

    ResponderExcluir
  14. Olá, Telma. Nunca ouvira o nome desta autora antes, Rosa Mattos. Porém, me interessei em um aspecto principal, os traumas mentais. Assim como você e a autora, gosto bastante de leituras que tratam deste tema. Pelo que percebi, a leitura flui bem, não como esperado, mas bem.

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!