26 julho, 2015

Resenha: Manson



Manson não é simplesmente uma biografia de um assassino e um líder de culto. É uma história da cultura norte-americana da Grande Depressão ao final do século XX. Um estudo fascinante da ambição, avareza, mesquinharia, controle da mente, celebrifilia (um desejo intenso e patólogico para se relacionar com uma celebridade), sexo, narcóticos, racismo e abuso de poder. É a história dos ex-presidentes Richard Nixon e Lyndon Johnson, de Martin Luther King, do Vietnã, do movimento ativista estudantil da nova esquerda Students for a Democratic Society, dos Panteras Negras, da cultura lisérgica e de uma nação em processo de degradação.



Queridos surtados,

É com prazer que apresento e proclamo em voz alta que essa é simplesmente A MELHOR BIOGRAFIA QUE LI NOS ÚLTIMOS TEMPOS!

Antes de iniciar meus pensamentos a respeito da bio, quero deixar claro que, na maioria das vezes quando leio uma biografia o faço por ser fã do "retratado", mas esse não é o caso.

Não sou fã de Manson mas, entender um pouco mais, ter acesso a um pouco mais de material que me permita inserir pequenas peças desse grande quebra-cabeças que é a mente humana, é algo para o qual sempre sou atraída.

Examinar os dois lados da moeda nunca foi o suficiente pra mim... eu sempre quis dissecar a moeda... saber de que material ela é feita, para chegar a conclusões mais aproximadas da verdade possível, uma vez que a verdade em si está bem além de qualquer entendimento humano.

Já li todas (creio eu) as biografias disponíveis de Charles Manson (e outros assassinos seriais) no mercado, mas essa, é de longe a melhor biografia que li nos últimos tempos e, com relação a Manson, é a melhor biografia que já li.

Jeff Guinn é um pesquisador cuidadoso e sua preocupação em ser neutro, em montar o quebra cabeças, desprovido de pre conceitos (apesar de tudo o que já foi dito, lido e visto) é incrível! Eu o aplaudo de pé!

Em se tratando se psicopata, serial killer, tratamos de apontar o dedo e gritar "culpado" com uma rapidez impressionante (eu faço isso também), mas o que leva um monstro a ser monstro? 

Jeff Guinn nos conta desde antes do nascimento de Manson, a vida de seus avós, sua mãe, o nascimento e, é curioso fazer a relação entre tudo isso e a monstruosidade futura.

A mãe de Manson, Kathleen, é um exemplo de fracasso:


"Não há registro de Kathleen, mas, mesmo assim, ela saía e ativamente procurava outro marido. No dia 2 de Outubro de 1938, o Charleston Gazette noticiou que Ada Kathleen Maddox (...) estava noiva de James Lewis Robey. a destreza de Kathleen em escolher o homem errado permanecia intacta: Robey (o noivo) possuía antecedentes por pequenos roubos e transporte ilegal de bebida." p.35

A primeira vez que Charles usou uma faca, foi para ferir sua prima, aos 5 anos de idade, com quem morava (e que tem medo dele até hoje)...

A violência sempre fez parte de sua vida, assim como sua capacidade de manipular. De fazer com que outros pagassem por um erro que ele houvera cometido. Os que tiveram contato com Manson no dia a dia, são unânimes em descrever sua capacidade de seduzir, de sofismar...

Manson passou a maior parte da sua vida dentro de Instituições Carcerárias. E cada uma das "acomodações" ensinou-o coisas que ele somava à sua personalidade. Numa de suas estadias, um avaliador descreveu-o parcialmente da seguinte maneira:


"(...) Ele esconde sua solidão, ressentimento e hostilidade, atrás de uma fachada superficial de bajulação. (...) Ele havia comentado que as instituições haviam se tornado seu estilo de vida e que ele recebe segurança em instituições, segurança não está disponível no mundo lá fora".Para Manson, a prisão significava não apenas segurança, mas escola. p.82

Manson tentou se ajustar à sociedade e ser "normal". Casou-se e tentou alguns empregos... mas a necessidade de reconhecimento sempre falava mais alto.

Um resumo de tudo é que, o que mais Manson queria na vida, era ser famoso. Ele queria ser um POP Star... Ele queria cantar e fazer sucesso. Ser ovacionado e adorado pelas pessoas, mas apesar de todos os esforços (e foram muitos), nunca conseguiu.

Quando "I Wanna Hold Your Hand" tornou-se o primeiro lugar nas paradas de sucesso e a "beatlemania" foi ao auge, Charles Manson prestou atenção a toda a bajulação que os Beatles recebiam, e isso tornou-se seu alvo maior.

O livro não se restringe à história de Manson, mas, a toda a História do período de 1930 em diante, inclusive faz menção da introdução do LSD no mercado psiquiátrico pelo laboratório Sandoz e seus efeitos nas pessoas, arte e a posição de alguns que defendiam seu uso deliberado para fins criativos, e não apenas medicinais.

Daí em diante, o livro narra as conquistas de Charles Manson. Sua sagacidade ao escolher seus seguidores (todos pessoas que tinham problemas em casa e uma mente nada questionadora), pregava o amor aqueles que precisavam de amor e os alcançava. Depois disso, os dominava psicologicamente em sua totalidade.

O final da Bio é impressionante, passando pelos homicídios de Sharon Tate e outros (Manson nunca fez nada pessoalmente, ele "apenas" mandava fazer) e pelo julgamento de todos os envolvidos. Nessa parte me deu vontade de copiar aqui o livro todo, porque a parte do julgamento é um imenso quote e é nessa parte que o brilhantismo de Jeff Guinn se destaca ainda mais.

O acabamento dado pela Dark Side é um capítulo a parte: livro em capa dura com Manson na capa no dia em que deveria ser o dia mais feliz de sua vida: seu casamento. Dentro, fotos de vários momentos da vida de Manson e seus envolvidos. 

Na página da Editora, sobre a biografia de Manson (clique aqui), há sugestões de visitas a outras páginas e vídeos que tenham relação com Manson, dentre eles, o relato de "Patricia Krenwinkel, uma das seguidoras de Charles Manson, condenada por sete assassinatos, que fala sobre a luta para reconciliar dois momentos de sua vida: a menina de 21 anos que cometeu crimes para ganhar a aprovação do homem que amava; e a mulher de 66 anos que vive todos os dias assombrada pelo sofrimento sem fim que causou." 

O relato está em Inglês e é muito comovente. Um convite à reflexão. Se quiser vê-lo, clique aqui.

Por fim, um convite a assistir ao depoimento do autor da biografia, Jeff Guinn, de quem agora sou fã! clique aqui

Deixo um vídeo legendado onde Charles fala um pouquinho, para você vê-lo e adicionar seus pensamentos a tudo o que já foi aqui descrito.



Convido-o, veementemente a adquirir essa biografia, se esse assunto o interessa, porque não vi trabalho melhor até o momento!

beijos, surtados, queridos.






PS.: Possíveis erros gramaticais e ortográficos podem estar na resenha e serão corrigidos assim que possível. ;)


24 comentários:

  1. Telma sua goxtosa, que foto é essa com o livro! O_O
    Eu tenho essa biografia e fui lendo até o capítulo em que ele ameaça a prima e tals e não sei porque causa, motivo, razão ou circunstância eu parei, mas depois dessa resenha voltando a leitura da obra em 3,2,1.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João, seu lindo!!!!
      Volta a ler logooooooooooooooo! Tem ainda muita coisa boa daí pra frente...
      vontando em 3, 2, 1....
      :*

      Excluir
  2. Que resenha é essa, wow.

    Não tem como ignorar a indicação, ainda mais que vc disse que o autor tece uma visão ampla histórica e da pessoa do Manson.

    E Dark Side ARRASA sempre em suas publicações :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcinha, o apanhado histórico dessa época, que o Jeffinho faz, é maravilhoso! Escritor genial! Tenho certeza de que você vai amar!
      beijos, sua linda.
      :)

      Excluir
  3. Que capa!! Livro lindo!!!
    Confesso que não conhecia o Manson. E a curiosidade está gritando agora.
    Esse tema é super atraente e a resenha está completíssima.
    Falou tudo na medida certa.

    Beijo, Telminha.
    Arrasou mais uma vez!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. own....
      sua opinião é sempre importantíssima pra mim, Luan.... Obrigada coisa querida.
      Essa é uma bio que não pode faltar na sua coleção de bios!
      beijocas
      ;)

      Excluir
  4. Telma, não sei o que mais me fez ficar hiper curiosa, se foi a parte histórica, se foi a forma de ele usar a persuasão, ou pela forma de ele ser. Mas, sua resenha desperta a maior curiosidade. Amei a foto, luvas, livros, olhos de gata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eba!!!! :)) Adorei que tenha gostado, Oliveira.
      Esse é um livro que eu não tenho dúvidas de que vc iria amar.
      beijos

      Excluir
  5. Mais um livro que preciso! Oh lista que não para de crescer...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nat,
      Mas esse livro pula qualquer fila!!! rs ;)
      Sei bem como é isso.
      beijoconas

      Excluir
  6. Oi, linda.

    <3

    Lembro-me quando você me pediu essa obra emprestada, mas, por ironia do destino (e de forma merecida), você acabou por recebê-la da própria editora. Bom, desnecessário é dizer que Crítica mais apta para resenhar tal obra não há - você, com toda sua formação acadêmica e intelectualidade, conseguiu captar o cerne do livro.

    Pois bem.. Fico feliz, ademais, por reconhecer, em mais uma resenha de sua autoria, que temos pensamentos semelhantes (quando nos deparamos com um título novo).

    Eu amei "Manson" (o livro), pois o Autor, com sua escrita apaixonante, colocou-me diante de um thriller de suspense, e não uma simples Biografia (tudo bem que as várias facetas de Manson inspiram algo sombrio e tenebroso, mas vale ressaltar a qualidade da escrita de Jeff, que é muito boa).

    Então é isso, linda. Amei sua resenha!

    Beijos!!

    <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como é gostoso ler seus comments aqui, Well...
      Realmente eu nos acho complementares, em se tratando de resenhas.
      Gosto demais das suas abordagens, também.
      Obrigada pelo carinho, seu lindo!
      :)

      Excluir
  7. nao sou muito de ler biografiase nem auto ajuda, a unica que eu li foi Garota interrompida, e só fui descobrir que era a vida da autora depois que terminei de ler o livro. No momento o livro nao me interessa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. por vezes a realidade pode ser mais envolvente do que a ficção.
      Mas, entendo você.
      Keep reading!
      :)

      Excluir
  8. Minha linda Telma, acredita que nunca li uma biografia?
    Eu tenho o livro da Anne, mas ainda não li
    Fiquei chocada com o que ele fez com a prima, ainda sendo tão novo né, muito triste isso, também senti pena da mulher dele, eu que não queria casar com um homem desse

    ResponderExcluir
  9. Seria legal eu ler esse livro, sinceramente.
    Mas, acho que se eu o tivesse demoraria séculos para ler, porque eu tenho outras opções mais interessantes. Infelizmente não me chamou a atenção, embora por ironia eu ache eu eu teria gostado se lesse haha
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo....
      eu leio vários de uma vez... dependendo do meu humor/vontade, leio o suspense, o romance ou comédia e por aí vai... por isso demoro pra ler.
      Acredito que vc iria gostar, sim.
      beijoconas
      ;)

      Excluir
  10. Não gosto muito de biografias (O imaginário me é mais atrativo :P), mas até eu me empolguei com a sua resenha, Manson é realmente uma figura muito peculiar que instiga muita curiosidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato Míriam, entendo e concordo com vc.
      muitas beijocas
      :)

      Excluir
  11. Poxa. Não esperava tudo isso desse livro. Mais uma vez você conseguiu me surpreender com a trama. A história é profunda e viciante pelo que estou vendo. Vou aceitar sua dica e vou me aventurar nesta biografia. E olha que não curto muito isso. Acho meio chato. Mas fui conquistada pela resenha. Rsrsrs
    Beijos.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Ei Telma, descobri seu blog pela resenha que postou no skoob.
    Me socorre, que blog legal hahahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahahaha
      que linda, você CAroline!
      Fica aqui com a gente!!!
      muitos beijos!
      \m/

      Excluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!