16 dezembro, 2014

Fortaleza Negra


A Chegada da Nova Era



De uma inóspita região da antiga União Soviética, vampiros, até então considerados criaturas lendárias, surgem inesperadamente e põem fim à Guerra Fria em 1985. Usando seu poder mental extraordinário e sua força sobre-humana, os Mestres da Realeza Vampírica exigem a rendição dos líderes mundiais e se autoproclamam senhores absolutos do planeta. 
Anos depois, vivendo num mundo de relativa paz entre humanos e vampiros, Aleksandra Baker, uma garota de 17 anos, se ressente por não ter a mesma liberdade que os jovens do passado. Agora, além de viver sob o jugo dos vampiros, Sasha, como é chamada por todos, está apavorada com uma nova ameaça, a invasão de predadores letais: os mitológicos! 
Em 2013, diante dos terríveis ataques de centauros e minotauros, a família Baker não vê outra saída a não ser se mudar para a Rússia e morar entre os muros do único lugar onde é possível viver livre dos seus ataques: a impenetrável Fortaleza Negra, reduto da Realeza Vampírica. 
Mas a ideia de se mudar para a Fortaleza não agrada Sasha. Ela não gosta de vampiros e para o seu desespero, Helena, sua melhor amiga, vai ficar para trás, correndo perigo constante. O que a adolescente ruiva não esperava era que os Mestres da Realeza Vampírica fossem tão fascinantes. Principalmente Mestre Mikhail, que parece ter uma implicância gratuita com a garota e sempre a deixa nervosa com seu jeito arrogante e autoritário. Dividida entre viver uma vida trivial ao lado dos novos colegas de escola ou se envolver num mundo cheio de segredos, jogos de poder, sedução e protocolos da Realeza, Sasha ainda precisará encontrar uma forma de levar Helena para a Rússia e se manter a salvo dos mitológicos que rondam a Fortaleza. 
A única esperança são as pesquisas do seu pai, um biólogo que estuda uma forma de extinguir de vez essas criaturas. Para isso ele conta com a ajuda de Blake, um prodígio adolescente, que balançará o coração de Sasha. Mas a jovem talvez já esteja envolvida demais com a obscuridade de Mestre Mikhail...



Trilogia
Livro um
424 páginas
Kel Costa
Editora Jangada

Desde quando a Kel do blog It Cultura falou de seu livro fiquei muito interessada. Só não sabia do que se tratava ao certo, não li nada a respeito, ando querendo me surpreender com os livros e tenho evitado ao máximo ler primeiros capítulos ou sinopses (dessas tenho até medo de algumas por revelarem demais!)

Por meio do livro Viajante do Skoob pude ler esse livro e nem preciso dizer que estava bastante empolgada, e não me decepcionei. Fiz foi me assustar, não é que o livro é sobre vampiros? Só que a Kel conseguiu construir um mundo distópico fantástico de forma que me convenceu.

Não pensem em encontrar o mundo como o que conhecemos, esse foi totalmente desmantelado com a aparição dos vampiros que impuseram uma nova ordem mundial tendo como comando os Mestres, conjunto de cinco vampiros anciões que possuem poderes da mente e elementares.

A vida dos humanos com os vampiros podia não ser a melhor já existente, mas tudo piora quando surgem os mitológicos (Centauros e Minotauros), esses sim, passam a matar seres humanos indiscriminadamente, querendo sua extinção. Então, os vampiros vendo que sua alimentação estava sendo abatida e poderia vir à extinção, determinam toque de recolher, já que eles só atacam de noite. Mas, o local mais seguro do planeta é a Fortaleza, local onde vive os cinco Mestres e que só entra quem for convidado. E, para receber um convite há necessidade de ser alguém com utilidade para os Mestres.

É ai que entra a família de Aleksandra Baker (Sasha), por seu pai Johnathan ser biólogo e estar desenvolvendo um veneno para exterminar mitológicos, e claro, sua prioridade é manter sua família em segurança, por isso, assim que a cidade em que vivem passa a ser submetida a ataques de Mitológicos, ele não hesita e aceita o convite feito anos antes para viverem na Fortaleza Negra.

Parece que estou escrevendo muito sobre o livro, mas não chega a ser nem a introdução dele. A história é ampla e densa, não cansativa pelas incríveis reviravoltas que sofre e por causa de seus personagens que possuem um humor incrível e personalidades fortes.

Não vão encontrar uma personagem principal indefesa e sem perspectiva que nada enfrenta e precisa ser protegida todo o tempo. Sasha não é a típica mocinha em perigo, nem seus amigos, afinal o mundo esta em guerra e sempre ocorreram as baixas, cada um com sua história. Kurt é o personagem secundário que mais se destaca entre os amigos de Sasha e acaba sendo engraçado na maioria das vezes pelo seu jeito extravagante de viver e ver a vida. Sasha de início já desperta o interesse de um dos Mestres, MihKail, e não foi a melhor impressão que passou para ele, nem para sua irmã Nadia que desde o princípio deseja fazer as piores coisas com a garota, e  nem precisa fazer muita coisa para isso já que ela é uma atração para confusões.

Ah, os vampiros desse livro não são bonzinhos, não se apaixonam e ficam todos abobalhados pelo amor e esquece de sua dominação na cadeia alimentar. Então, para todos os vampiros, os seres humanos são sua comida, e precisam manter sua comida viva.


- Se causo tantos problemas e você me detesta, por que intercedeu por mim? – Tentei disfarçar o tremor na voz, mas não tive muito sucesso.
- Seu pai é muito valioso para nós. – Então saiu, trancando a porta.

Apesar de a estrutura da Fortaleza aparentar uma inviolabilidade para os seres mitológicos, alguns passam a infiltrar e inicia todos os problemas para os Mestres que precisam manter o sistema atual funcionando, e por incrível que pareça Sasha sempre fica no meio de todos os problemas, para terror dos Mestres.

Há um romance, mas não existe nada de triângulo amoroso, o que me fez ficar muito feliz. Para os que gostam de cenas picantes vão gostar bastante de várias partes do livro, a autora foi audaciosa nesse aspecto.

Juntando tudo isso, ainda vão se deparar com uma Sasha que apesar de humana, é uma pessoa que vai contra a sociedade vampírica e seus dogmas, contra o estigma da sociedade humana apregoada, preza a amizade e sinceridade, e acima de tudo é fiel a todos ao seu redor. E, para deixar até os Mestres assustados ainda consegue (por causa de sua determinação!) enfrentar mitológicos, mas não é uma super-heroína, possui suas falhas também. Temos uma personagem bem humana.

O livro me deixou pensando em várias possibilidades que pode ocorrer no próximo, muitas reviravoltas e muita informação, afinal esse livro um é uma introdução ao que a autora deseja fazer. E estou louca para saber como ela vai prosseguir, pois ficou muito bom. Há um bom desfecho e um bom gancho para o próximo livro (espero pelas revelações ansiosamente!).

Indico para aqueles que amam ficção fantástica. A história é bem montada, vão se deparar até com um pouquinho de história no início, mas nada maçante, não espere tédio nesse livro, há sim, muita ação e aventura.  Se não leu e se enquadra nesse tipo de leitor, corre para ler, não vai se arrepender.

– Você é péssima em obedecer. – O tom de voz baixo era incrivelmente sedutor, e eu devia estar vesga ao encarar a boca diante de mim. Estava tão perto...– Sou uma rebelde sem causa.



3 comentários:

  1. Sociedade vampira misturados a humanos ... este tema sempre me atrai!... misturado a venenos para destruição, complôs e guerra entre místicos, ingredientes de um bolo bonito, aguçou a curiosidade
    Cinthia, sua resenha está show de bola e despertou meu interesse no livro.
    Montes de beijos em você.
    =D7

    ResponderExcluir
  2. Cinthia gosto mto de suas resenhas, sempre bem escritas e mesmo não curtindo o gênero fantasia, eu me arriscaria em sua indicação. Hug

    ResponderExcluir
  3. Cinthia não preciso nem dizer q AMEI sua resenha, e fiquei com uma gigantesca vontade de ler esse livro pq sou amante de fantasia, gosto muito do gênero e esse livro ainda não conhecia ... Ainda! ahuhuahuua ...

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!