11 julho, 2014

Como eu realmente... Vol.1 – Fernanda Nia – Editora Nemo






Por Marcia Cogitare





De uns cinco anos pra cá, o cenário de quadrinho nacional tem explodido de tantas opções de material publicado. Entre independentes e os milhões de tirinhas na rede (webcomics). Tem quadrinho pra tudo o que é gosto. Sem contar com as editoras tradicionais.


Melhor pra quem como eu, sempre está em busca de algo menos comum e de qualidade.
A editora Nemo conhecida por publicar quadrinhos de impecável qualidade editorial, entre eles se destaca, o respeitadíssimo e icônico artista dos quadrinhos europeus – Moebius. 
Caso se interesse, a Nemo publica várias obras deste artista.
Para os amantes da nona arte, é leitura obrigatória.


Chega de papo e vamos ao que interessa


Como eu realmente..., na verdade é uma webcomic, tirinhas feitas para internet e que a Nemo resolveu apostar numa publicação recente.
Este quadrinho me pareceu estar mais focado na realidade dos adolescentes e jovem adulto. 
Embora eu não pertença a esta faixa etária, me peguei rindo com alguns dos devaneios da Niazinha e seus bichinhos de estimação (e que ser humano não gosta de bicho) - Srta Garrinhas (Gata) e o Sargento Fofura (Cachorro) e de sua família e amigos(amei o amigo gorducho, meio Wolverine comedor de churros).


O que mais me impressionou, foi a abordagem do dia a dia, das pequenas coisas.
Diferente das tirinhas que vemos nos jornais e web, que geralmente tem como tema uma abordagem crítica de temas políticos e sociais.
Como eu realmente, é um quadrinho divertido, inteligente e ousado. Isso porque parte da imaginação e não de um ponto comum e tradicional, como vemos nas narrativas em geral.
A autora tem um olhar mais lúdico, mais solto, que permite transitar entre as várias situações cotidianas de forma leve, engraçada e pasme, real.












Trilha sonora que me acompanhou durante a leitura – Mutual Friends - BOY






















19 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkk amei as tirinhas que voce postou! eu nao ia ler o livro nao, mas fiquei com vontade de ver as outras tirinhas e rir mais um pouco *-*

    ResponderExcluir
  2. Eu querooo, parece ser uma delicia.
    Adoro as tirinhas desde que começaram a vagar no Facebook a Nemo acertou na aposta, com certeza!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kris, se você já conhece as tirinhas da web, com certeza irá curtir este quadrinho.

      Hug

      Excluir
  3. Oi, tudo bem?
    Estou louca para ler esse livro, ele parece ser muito divertido, eu adoro tirinhas, e com certeza esse livro tem tudo para me agradar, amei o modo ironico como ela coloca tudo.
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, tudo beleza e é bacana mesmo a forma inteligente e delicada, como ela aborda o dia a dia.

      Espero que vc curta a leitura.

      Hug

      Excluir
  4. Que livro mais fofo! Adorei mesmo, principalmente a do gatinho e a do livro, estão certíssimas hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciana, Rola muita identificação,rs.
      Leia, vc irá curtir

      Hug

      Excluir
  5. Que livro mais fofo! Adorei mesmo, principalmente a do gatinho e a do livro, estão certíssimas hahaha

    ResponderExcluir
  6. Marcia!
    O fato de não sermos mais crianças ou pertencermos a uma faixa etária ao jovens não quer dizer que não possamos apreciar os quadrinhos. Eu mesma sou bem fã e já beiro os 50...kkkk
    E quando eles vem com primazia como esses da Nemo, melhor, né?
    Adorei!
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rudynalva

      O que eu quis dizer é que a publicação, sempre se destina a um público alvo específico, mas claro, e você tem hiper razão, se gostou não importa a idade,rs.

      Hug lindona e obrigada por sempre estar por aqui

      Excluir
  7. Marcia, não conhecia e amei! Estou louca aqui, quero! Esse da gatinha e o ser onipotente (ri demais), muito legal! Você é ótima, sempre trazendo algo novo. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cinthia, escrever pra mim é um desafio e acabo transitando sobre gêneros de quadrinhos que normalmente não leria, mas que para alcançar as várias pessoas que nos leem, vou descobrindo coisas novas e legais.

      Obrigada lindona

      Excluir
  8. Respostas
    1. Taty, estas tirinhas são fofinhas demais, após a leitura, volte aqui e divida tuas impressões.

      Hug

      Excluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!