14 junho, 2014

Resenha: Quando Tudo Volta



Resenha por Mallu

Páginas: 224
Editora: Novo Conceito

Uma morte por overdose. Um fanático estudioso da Bíblia. Um pássaro lendário. Pesadelos com zumbis. Coisas tão diferentes podem habitar a vida de uma única pessoa?
Cullen Witter leva uma vida sem graça. Trabalha em uma lanchonete, tenta compreender as garotas e não é lá muito sociável. Seu irmão, Gabriel, de 15 anos, costuma ser o centro das atenções por onde passa. Mas Cullen não tem ciúmes dele. Na verdade, ele é o seu maior admirador. O desaparecimento (ou fuga?) de Gabriel fica em segundo plano diante da nova mania da cidade: o pica-pau Lázaro, que todos pensavam estar extinto e que resolveu, aparentemente, ressuscitar por aquelas bandas. Em meio a uma cidade eufórica por causa de um pássaro que talvez nem exista de verdade, Cullen sofre com a falta do irmão e deseja, mais que tudo, que os seus sonhos se tornem realidade. E bem rápido.

 Nesse livro de estreia, John Corey Whaley, surpreende e encanta pelo enredo inusitado, personagens marcantes e desfecho incrível. Quando Tudo Volta é uma história diferente de tudo que você pode ter lido e mesmo sendo um livro engraçado por ser voltado para o público jovem, não deixa de ser um suspense que não permite que o leitor largue o livro antes de saber o que acontece no final.

O começo do livro foi um pouco confuso para mim, até eu me situar de que haviam duas histórias intercaladas. Na primeira história, conhecemos Cullen Witter, 17 anos, sua vida na pequena cidade de Lily, Arkansas, sua família, seus amigos.. Na segunda, conhecemos a história de Benton Sage, um fanático religioso muito complexo para ser resumido em uma resenha.

Sobre Cullen: Ele é um garoto normal, que vive quase sempre entediado por não ter nada o que fazer naquela cidadezinha, tem um melhor amigo chamado Lucas (imagine aquele melhor amigo que todo mundo gostaria de ter?!) e um irmão Gabriel, de 15 anos, que mesmos sendo mais novo, é admirado e seguido pelo mais velho.

Eu adorei a maneira como o autor explorou essas relações entre os personagens... A amizade do Cullen com o Lucas, a relação entre os irmãos, a relação entre a mãe e a tia, entre a mãe e o pai, entre a tia e o primo, Lucas e a namorada, a namorada de Lucas e Cullen... Achei fascinante que em pouco mais de 200 páginas ele conseguiu aproveitar tanto da história sem deixar o livro corrido ou maçante.

O fato é que aparece um homem na cidade que afirma ter visto ali um pica-pau dado como extinto há mais de 40 anos. Sabe como cidade pequena é, né? Esse boato foi o bastante para fazer surgir uma onda de pessoas que acreditaram e o assunto já era o mais falado.

E então o inesperado acontece... Gabriel desaparece. Ninguém sabe o seu paradeiro e com todas as atenções voltadas para o pássaro, se torna um desafio até divulgar sobre o sumiço do menino. 

Acompanhamos o sofrimento do Cullen, de sua família e de Lucas (que é praticamente da família também) e a esperança deles encontrarem Gabriel ou pelo menos ter alguma notícia sobre o paradeiro. Até uma vidente é chamada pra tentar dar alguma pista espiritual do que poderia  ter acontecido a Gabriel! Algumas cenas são bastante hilárias e mesmo Cullen se mostrando um menino forte, sabemos que no fundo, as coisas vão perdendo cada vez mais o sentido sem o seu irmão.

O ápice da trama acontece quando as duas histórias até então intercaladas se encontram... Confesso que em momento nenhum eu esperei por aquele final e olha que eu sou do tipo de leitora que cria mil teorias e possibilidades de final enquanto leio. Mas dessa vez, fui pega de surpresa! Muito bem construído, inesperado e comovente!

Por todo o conjunto (mas principalmente pelo final), é um livro que deve ser lido por todos e eu garanto que ninguém irá se arrepender!

Não precisamos nos sentir tão ansiosos com tudo. Podemos simplesmente viver. Podemos nos levantar, prever que o dia terá alguns momentos bons e alguns ruins, e então aceitar esse fato. Aceitar tudo e lidar com as coisas da melhor maneira.

Mallu

21 comentários:

  1. Olá, adorei a resenha! O livro parece ser bem interessante, eu gosto especialmente dos livros que surpreendem no final. Fiquei curiosa para ler o livro! hahaha
    Beijos, Lerissa.
    lerissakunzler.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adoro livros com reviravolta. Li algumas resenhas e boa parte dos leitores não gostou do final, mas eu gostei da ousadia do autor!

      Beijos.

      Excluir
  2. Adorei a resenha, espero comprar e ler o livro logo, ansiosa de maisss hahaha <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa leitura! Espero que goste.

      Obrigada pelo comentário, beijos!

      Excluir
  3. Mallu!
    A história é intrigante e esse intercalamento de duas histórias no final para dar o desfecho é bem bacana.
    Gostei da resenha.
    Bom final de semana!!
    cheirinhos
    Rudy
    Blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom!

    ResponderExcluir
  4. Eu ja tinha lido algumas coisas da historia e infelizmente estou sem tempo de colocar novas historias na minha lista pra esse ano kkkkk mas acho q ja estou amando o melhor amigo dele e com certeza eu ficaria super agoniada com o desaparecimento do irmao dele. Espero arranjar tempo de ler...sinto que vou chorar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não chorei, mas a história tem seus momentos comoventes.
      Espero que consiga um tempinho para ele, acho que irá gostar!

      Beijos.

      Excluir
  5. Interessante seu ponto de vista. No entanto não curti nada esse livro; tinha tudo para ser bom, mas tanto a trama quanto os personagens se perderam na superficialidade, na minha opinião. Achei o final jogado e o enredo como um todo, pobremente explorado.

    Beijooo, Livro Lab

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o autor ousou bastante para um livro de estreia. Achei que ele em relação a religião tocou num ponto bastante polêmico que é o fanatismo e as consequências disso. Achei o final corrido, mas não jogado.

      Beijos!

      Excluir
  6. Acredito que seja uma leitura bem diferente. Esse envolvimento de todos em um tema único e depois um acontecimento um tanto gritante, deve criar um certo atordoamento nas notícias. Pela sua resenha um ótimo livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que achei meio confuso mesmo no início, mas depois você não consegue largar o livro sem saber o que vai acontecer na próxima página.

      Excluir
  7. Gostei da resenha, ouvi falar da sinopse no livro mas nunca cheguei a ler uma resenha, me deu uma boa vontade de ler e a capa é linda <3
    Gostei bastante de seu blog ><
    Conheça o Doce Literário :3 (Se curtir eu retribuo!) Beeijos
    Confira: http://doceliterario.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é lindíssima mesmo! E a história vale a pena. Eu gostei pra caramba.

      Pode deixar que vou dá uma passadinha por lá. Beijos!

      Excluir
  8. Caramba. Eu até imagino um final. Um garoto que todos admiram desaparece, uma historia paralela sobre um fanático religioso. Da ate medo de imaginar como essa história se cruza. Mais sendo sincero, como a porcaria de uma ave extinta pode ser mais interessante do que o desaparecimento de um adolescente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, né?! Mas só lendo pra você entender a loucura boa que essa história é.
      E nem tente imaginar um final, porque no fim das contas, não vai ser nada do que você espera.

      Excluir
  9. Mallu! Adorei a resenha, e fiquei bem curiosa pela leitura deste livro.

    ResponderExcluir
  10. Gosto de histórias desse porte, Mallu. envolvente, que prende o leitor do início ao fim. Chega deixa a gente preso até não findar a leitura.
    Fiquei intrigada pela história do protagonista e sua família.
    Sem dúvida eu lerei o livro. Parabéns pela caprichada resenha, com detalhes excelentes e marcantes.

    M&N | Desbravadores de Livros

    ResponderExcluir
  11. Eu vi algumas resenhas desse livro e ele me pareceu ter uma história tão legal, cheia de reviravoltas e surpreendente!

    ResponderExcluir
  12. Gostei bastante da premissa do livro e já até o adicionei aos meus desejados no skoob!
    Achei bacana saber que o autor soube construir bem as histórias não só entre o personagem principal e os secundários mas também entre os secundários em si, muito bacana mesmo.

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!