04 maio, 2014

Resenha: Olho por Olho


 



Olho por Olho — Jenny Han e Siobhan Vivian


Resenha por Mallu

Editora: Novo Conceito
Páginas: 320
 
Kat confiou na “amiga” errada e se cansou de todos os boatos e insultos.
Mary não suportou as brincadeiras de um menino e teve que sair de onde morava.
Lillia nunca perdoará o garoto que quase acabou com sua vida naquele verão.
A sede de vingança e o desejo pelo acerto de contas foi o que uniu essas três meninas.

Logo que recebi o livro não me senti muito atraída à leitura por conta dos motivos bobos que levaram essas garotas a se juntarem. Mas, a leitura me surpreendeu de maneira positiva e fui conquistada pela escrita e ritmo do livro.

Ainda que os motivos de cada uma sejam sem muitos fundamentos, quem somos nós - leitores - para jugarmos a atitude dessas meninas movidas por mágoas? 

Kat quer se vingar de Rennie, Mary de Reeve e Lillia de Alex. Cada uma tem seu alvo, mas quando cada uma conhece a dor da outra, não existe essa de um inimigo para cada um. E o mais interessante é que essa união não tem uma amizade como base. Tudo se dá por uma série de coincidências que as levam para o mesmo lugar.

E quando esse “olho por olho” vai longe demais? Será que elas conseguirão lidar com as consequências?

A narrativa é em primeira pessoa, mas os capítulos se intercalam entre Kat, Mary e Lillia. Também não posso deixar de falar na capa: as modelos são muito fiéis às descrições. O final deixa um gancho para o próximo volume Dente por Dente (que tem quase o dobro de páginas de Olho por Olho ~chocada~).

Achei que em alguns momentos as escritoras pecaram no ritmo: ora eu senti falta de maiores descrições, ora queria que elas parassem de remoer. No começo cheguei a ficar confusa porque fazemos uma viagem com cada personagem ao passado, coisa que você se acostuma e se situa no decorrer do livro. Outra coisa que me incomodou, foi que de um drama, o livro chega ao sobrenatural.

Essa parte do sobrenatural não foi muito abordada nesse primeiro volume, mas creio que no próximo será a peça chave para o desfecho. Ou melhor, para a continuação já que se trata de uma trilogia e o terceiro e último (Ashes to Ashes, ainda sem título em português) tem previsão de ser lançado ainda esse ano.

De maneira geral, recomendo a leitura. Mas, alerto: não vá com muita sede ao pote. É apenas uma boa leitura para passar o tempo.

http://surtosliterarios.blogspot.com.br/2014/05/resenha-o-clone-de-cristo.html
Mallu

23 comentários:

  1. Olho por olho é um livro sobre vingança, inclusive o próprio título entrega seu conteúdo. Ao ler a sinopse, antes de ler qualquer resenha sobre ele, eu me interessei pelo livro e criei expectativas. Depois li várias resenhas e a grande maioria tinha opiniões parecidas, diziam que esperavam por uma vingança mais violenta, digamos assim. Lendo opiniões distintas, acabei com todas as expectativas. Assim que o recebi e comecei a ler, entendi o porquê das vinganças terem sido tão “bobas”, trata-se de vingança adolescente. Me surpreendi com o segredo da Mary, foi algo que eu não esperava, confesso. Já a vingança da Lillia, achei tão sem motivos. O livro não é ruim, mas acredito que poderia ter sido um pouco melhor. A capa é linda, a caixa que vem com o livro também e o mais legal de tudo foi o bonequinho de vodu. É uma boa leitura, flui rapidamente, mas sinceramente, não acrescenta muito. E assim como disse, quando o enredo começa a ficar interessante, o livro termina. Haha Lerei a continuação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A vingança de Lillia realmente não fez nenhum sentido. A única coisa que me surpreendeu mesmo foi a parte de Mary e uma pena que os capítulos dela foram os menores :/
      Mas como foi dito, o livro não é de todo ruim. Até que desperta uma vontade de continuar.

      Excluir
  2. Fiquei curiosa para ler o livro, porque até onde me lembro, ainda não tinha visto uma estória assim de vingança. Apesar de também já ter ouvido falar que as vinganças não são tão violentas assim por se tratarem de adolescentes, fiquei curiosa para saber o que elas vão fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O final desperta ainda mais curiosidade! Não vejo a hora de pegar o outro para ler, inclusive já estou com ele em mãos e a resenha virá em breve.

      Excluir
  3. A capa me lembra muito Gossip Girl, muito mesmo! O livro eu nunca li, mas já li diversas resenhas e muito me interessa, tanto esse com o Dente pro Dente. bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parando para reparar, lembra mesmo!
      Espero que leia e goste!

      Excluir
  4. Me interessou, adoro uma vingancinha, hahahahaha
    Beijos,
    Nanda do Maquiada & Esmaltada

    ResponderExcluir
  5. A primeira vez que vi o livro, não me interessei, mas depois de ver tantas resenhas positivas, quero ler.

    ResponderExcluir
  6. Gostei da resenha; o que eu não gostei muito foi da ideia do livro. Me parece muito superficial, como se não fosse sobre um drama, mas sim uma comédia, no estilo Quero Matar Meu Chefe (sei lá, foi o que me lembrou heueheueh).

    pensamentosquasediarios.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não... Vamos com calma, hahaha.
      É superficial no sentido das motivações e vinganças em si, mas não o torna uma comédia. É leve, mas tem sua carga de drama.

      Excluir
  7. Vingancinha adolescente, né?
    Mas acho que dá pra ler num domingo a tarde na hora quando se está sem o que fazer.
    Mas acho que ao contrário do que todo mundo disse a capa meio que entregou, o estilo da história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá pra ler sim. Aliás, foi uma leitura super rápido. Coisa de começar em uma dia e terminar no outro.
      Sim, entrega de certo modo, mas ainda conseguimos nos surpreender um pouco com a história.

      Excluir
    2. Que bom então Malu, que ainda dá pra se surpreender, ponto positivo pro livro. Beijos.

      Excluir
  8. Tenho um certo bloqueio com chick lits, não por preconceito mas por que as histórias não prendem a minha atenção como as fantasias, ficção científicas enfim, ótima resenha!:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é um chick-lit, é um drama. Mas se você curte mais esses gêneros, certamente não se sentirá muito atraída a essa leitura.

      Excluir
  9. Mallu, quando foi lançado me afastei desse livro o mais que pude. Mas, acabei com ele em mãos. Li, e realmente o final faz com que pense em ler o segundo. E também fiquei bem curiosa com o sobrenatural não tão abordado.

    ResponderExcluir
  10. Confesso que não curti muito o sobrenatural na história, acho que tira o foco, sei lá. Não combinou. Mas só lendo Dente por Dente pra saber se dá certo ou não, né?

    ResponderExcluir
  11. O sobrenatural da história seria o que, exatamente?
    Adoro essas histórias que misturam o banal ao sobrenatural haha

    ResponderExcluir
  12. Ai Mallu realmente não sei se vou gostar ou não desse livro rs. E eu estou com ele aqui, deixar ficar em uma fase mais empolgada pra tentar essa leitura.

    ResponderExcluir
  13. Já tinha ouvido falar. Não sei se me interesso muito, mas gostei da resenha

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!