25 maio, 2014

Resenha: O Oceano no Fim do Caminho



Resenha por Mallu

Editora: Intrínseca
Páginas: 208 páginas

Foi há quarenta anos, agora ele lembra muito bem. Quando os tempos ficaram difíceis e os pais decidiram que o quarto do alto da escada, que antes era dele, passaria a receber hóspedes. Ele só tinha sete anos. Um dos inquilinos foi o minerador de opala. O homem que certa noite roubou o carro da família e, ali dentro, parado num caminho deserto, cometeu suicídio. O homem cujo ato desesperado despertou forças que jamais deveriam ter sido perturbadas. Forças que não são deste mundo. Um horror primordial, sem controle, que foi libertado e passou a tomar os sonhos e a realidade das pessoas, inclusive os do menino.

Ele sabia que os adultos não conseguiriam — e não deveriam — compreender os eventos que se desdobravam tão perto de casa. Sua família, ingenuamente envolvida e usada na batalha, estava em perigo, e somente o menino era capaz de perceber isso. A responsabilidade inescapável de defender seus entes queridos fez com que ele recorresse à única salvação possível: as três mulheres que moravam no fim do caminho. O lugar onde ele viu seu primeiro oceano.
Acabei de finalizar a leitura e sentir a necessidade de vir logo dizer o que achei desse livro. 

O Oceano no Fim do Caminho foi uma surpresa para mim, considerando que sempre tive vontade de conhecer a escrita e estilo tão peculiar do Neil Gaiman.

A história em si não era nada do que eu esperava com o título e a sinopse... E não li nenhuma resenha dele, como costumo fazer com os outros para já saber o que esperar dele. Pois é... Eu esperava uma história mais voltada para realidade e me deparei com um conto maravilhosamente construído e articulado.
Existem  monstros de todos os formatos e tamanhos.Alguns deles são coisas de que as pessoas têm medo. Alguns são coisas que se parecem com outras das quais as pessoas costumavam ter medo muito tempo atrás. Algumas vezes os monstros são coisas das quais as pessoas deveriam ter medo, mas não têm.
Na verdade, ainda tenho dúvida se esse livro se trata de um conto ou uma fábula. Acho que fábula se encaixaria melhor porque durante a trama encontraremos nosso protagonista que não possui nome (a única menção feita em referência a ele é "George, o Gracioso", apelido dado pelo pai a ele). Além do protagonista e narrador, conheceremos a família Hempstock.

Qualquer comentário que eu faça sobre essa família exótica seria spoiler, então eu só posso apelar para que leiam e conheçam essa história. Para quem já leu alguma obra dele, talvez já esteja preparado para o que vai encarar. Mas para quem não conhece, será uma aventura que muitas vezes vai fazer você se dar conta e refletir sobre a humanidade e como é tênue a linha que separa nossa sanidade da loucura.

O final foi algo que eu não esperava e que pelo que eu já vi lendo algumas outras resenhas (sim, assim que terminei o livro fui ler resenhas para comparar o que eu concluí com o que os outros leitores concluíram), o final deixa abertura para inúmeras interpretações. Ou seja, vai do seu nível de criatividade e imaginação.

O que eu posso afirmar com toda certeza é que é um livro lindo, extremamente sensível e tocante. Que nos faz repensar nossa infância e como as lembranças são coisas tão importante e que podem se alterar de acordo com nossas concepções e maturidade.

Não vejo a hora de ler todos os outros livros desse cara fantástico e experimentar viajar em mais histórias como aconteceu nessa. Viajei por um oceano sem fim.
Eu vi o mundo no qual andara desde o meu nascimento e compreendi sua fragilidade, entendi que a realidade que eu conhecia era uma fina camada de glacê num grande bolo de aniversário escuro revolvendo-se com larvas, pesadelos e fome. Eu vi o mundo de cima e de baixo. Vi que havia padrões, portões e caminhos além da realidade. Eu vi todas essas cosas e as compreendi, e elas me preencheram, da mesma forma que a água do oceano me preenchia.

 
 Mallu

14 comentários:

  1. Meus Céus, Mallu!!! Estou encantada com sua resenha e com necessidade física desse livro!
    Amei!
    Amei a eloquência ilibada com a qual você defendeu o livro... e outra palavra que surge para sua defesa é PAIXÃO.
    Sua resenha não se define de maneira diferente do que P-E-R-F-E-I-T-A.
    *apaixonada*
    beijocas
    Telma

    ResponderExcluir
  2. Q linda essa capa! !
    Não vou dizer que gostei dessa sinopse, parece meia confusa, mas adorei sua resenha, o livro não é tão grande, mas parece ter uma boa estória.

    ResponderExcluir
  3. Ansiosa não define a minha vontade de ler esse livro e principalmente de ler Neil Gaiman!!!

    ResponderExcluir
  4. Eu preciso desse livro loucamente \o/
    Amo Neil e suas histórias profundas e mirabolantes, mal posso esperar pra ter um pra chamar de meu <3

    ResponderExcluir
  5. Encantada com sua resenha. Perfeita!
    Tenho esse livro na estante e ainda não li. Vou ler o mais breve possível, com certeza.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Mallu! Esse livro tem uma capa impecável, a Intrínseca fez um trabalho incrível. Assim como você, nunca li nenhuma resenha da história, muito menos outra obra do autor, mas posso dizer que fiquei animada com a sua resenha. Estou com grandes expectativas para esse livro.

    ResponderExcluir
  7. Mallu, amei sua resenha. É um livro abstrato, em que há uma fábula e dentro da fábula parte realidade da vida do autor. Para pessoas que são concretas e mais lógicas podem entender mais a fábula ou simplesmente desistir, pois nem todos amam fantasia. Mas, pessoas com uma boa capacidade em abstração entende muito além, e o livro parece tocar de forma ampla nos sentimentos dessas pessoas. Foi isso que observei ao ler comentários sobre ele, após o ler. Amei a fábula, muito bem feita, e amei o Oceano, e a Lettie por sua promessa. Muito criativo.

    ResponderExcluir
  8. Mallu destrói nas resenhas, show, até me fez repensar na possibilidade de dar uma outra chance pro senhor Gaiman.

    Hug

    ResponderExcluir
  9. Adorei a resenha!
    Eu tenho muita vontade de ler esse livro. Não pelo livro em si, mas pelo autor, que eu gostaria muito de conhecer por causa das várias coisas interessantes que já ouvi sobre ele. Achei que essa obra seria uma boa oportunidade, e a partir daí coloquei na minha mente uma necessidade de lê-la.

    ResponderExcluir
  10. Neil Gaiman é um dos melhores autores que conheço. A forma como ele escreve é fascinante, sempre suscita nos leitores diversas sensações dependendo de quem lê e também do momento em que se lê. Eu ainda não li esse livro, mas sua resenha me deu vontade de lê-lo especialmente com essa frase: "Eu esperava uma história mais voltada para realidade e me deparei com um conto maravilhosamente construído e articulado." Gosto de histórias que valorizam a imaginação e os vários significados que podem estar por trás das palavras, algo que a gente encontra muito em Gaiman. As histórias dele nos prendem e, ao menos em mim, no final, fica aquela sensação de "inacabado". De que há muito mais por trás do que foi escrito. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  11. Mallu!
    Tem esse livro aqui e em breve espero poder apreciar a leitura.
    Gosto de literatura fantástica onde a imaginação e criatividade sem mostram exacerbadas.
    Gosto de livros que terminam abertos, onde podemos imaginar o que poderá acontecer...
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  12. Ganhei o livro no TC daqui e amei , incondicionalmente.
    E não basta o livro ser só amor, A Telma é um amor de pessoa, só boas energias do Surtos pra mim ♥

    ResponderExcluir
  13. Amei este livro e a resenha está maravilhosa!! ♥ Muito bom!! =D

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!