19 maio, 2014

Resenha: No Coração da Floresta


Resenha por Cinthia


Série: O Povo das Árvores
Volume 2
Gillian Summers
Bertrand Brasil

 Confira a resenha do primeiro livro clicando aqui.

No coração da floresta é o segundo volume da série O Povo das Árvores, de Gillian Summers. Um livro encantador e repleto de seres fantásticos, escrito para jovens e adultos. Em A filha do pastor das árvores, a protagonista descobriu a verdade sobre sua identidade. Dessa vez, ela está pronta para se divertir no próximo Festival da Renascença de Wildewood. Mas, de repente, sua vida deixa de ser encantadora e passa a ser um pesadelo. E, como se não bastasse, a floresta próxima ao festival está com problemas e um estranho unicórnio parece persegui-la. Tudo isso somado a uma doença que assola a sua raça: a dos elfos.

Nesse segundo livro o pai de Keelie e ela faz a viagem do Festival no Colorado para o de Renascença de Wildewood, ao norte do estado de Nova York, sendo essa, a última parada da turnê anual de festivais que ele participava durante o ano, nos quais vende os móveis de madeira que fabrica. O tema desse festival é Robin e seus Alegres Saqueadores.

Keelie se vê sozinha, ou quase sozinha, tem o seu pai e claro, Knot, o gato peralta. Mas, nesse festival Raven não se encontra, seu meio namorado parece ter perdido o interesse, pois não liga para ela, os outros do festival e a chata da Elia se hospedaram em um acampamento de luxo com serviço de quarto e tudo, e ela fica presa a um trailer. Como se não bastasse, sua amiga da Califórnia vai passar um tempo com ela. Como explicar tudo para Laurie?

Como no livro anterior Keelie se vê rodeada de problemas devido sua insatisfação com sua nova vida. Nesse livro parece que não superou ainda os pormenores, e durante suas divagações noturnas em sua cama, ela vê um novo ser, que a observa de início e depois corre em disparada para a floresta.

Essa nova história se desenvolve devido a revelação de um unicórnio, os poderes de Keelie se mostrando cada vez mais forte do que esperado e um novo poder acaba sendo descoberto por ela. O pessoal do Festival começa a ficar doente, e até seu pai fica acamado. Tudo vai de mal a pior para Keelie, e ela tem de enfrentar tudo isso, e conter as árvores que se rebelam e começam atacar seres humanos.

Gostei bem mais desse livro do que o outro, devido à nova criatura apresentada, toda a história com a amiga de Keelie e os dilemas bem humanos enfrentados pelas duas, apesar da diferença entre eles. A trama também se desenvolve de forma melhor, já que o vilão começa a se mostrar um pouco mais convincente, mas não total ainda. E, por fim, ela perceber o quanto seus olhos pode não perceber o que é verdadeiro e o que se espera em ter como verdadeiro.

Nesse livro Knot também se destaca, creio que ele foi feito realmente para isso, mas mostra outra face e Keelie passa a olhá-lo com um olhar não tão hostil, ou quase isso!

Esperava que a Keelie amadurecesse mais, o namoro tomasse outro rumo (de preferência para o outro garoto), mas infelizmente, nem esperem romance aqui, ou o desenvolvimento de um romance inicial que foi totalmente suprimido nesse volume. Creio que a autora vai despejar tudo no último volume.

Realmente não sei o que esperar do próximo livro, vai ser na Floresta do Pânico, local em que finalmente Keelie vai conhecer sua avó paterna nada amistosa e poder estar entre o povo do seu pai. Mas, quero muito saber o final da história. É o tipo de livro que a gente lê e descansa pelas partes engraçadas contidas nele e por possuir uma boa fantasia recheada de seres.

- Isso mesmo – Laurie olhou para fora da entrada da loja. – Acho que você precisa explicar alguns dos troços do festival para mim, porque tenho a impressão de que estou vendo um carvalho caminhar na alameda. Ou é um animatrônico, o que, não me entenda mal, não acho que o seu festival simplesinho possa bancar, ou a gente tomou chá alucinógeno.
 
Cinthia

20 comentários:

  1. Não gostei de nada no livro, sei lá essa capa não é bonita, o enredo não me conquistou, e apesar de eu gostar do gênero, não leria o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pena não ter gostado nem da capa. A capa é linda, talvez seja pela foto, não a reproduz com efetividade. Tenho os livros dessa série, e a Bertrand fez um trabalho magnífico. Essa capa está com o título em branco, não tenho essa versão, tenho a primeira versão, o título está em dourado, e é bela, como aveludada. E nessa também vejo que pela figura o contraste de cores não está tão bom, mas creio ser nuances da figura pelo pc, pois se entrar em uma livraria e pedir o livro verá o quão linda é. É digna de elogios.
      É um livro de fantasia, com enfoque na intercessão do reino sobrenatural com o humano, e a autora manteve nesse patamar só. Não é o típico livro de fantasia que temos, garota humana descobre ser sobrenatural, descobre poderes, se apaixona por dois ao mesmo tempo e luta contra o mal, fim. A autora, desde o primeiro livro, delimitou no que ia ficar e permaneceu em sua delimitação, ela narra a vivência dos seres sobrenaturais com os humanos através da feira, e isso limitou a ultilização de poderes (já que não podem usá-los na frente de humanos). Não é um livro de fantasia comum. Alguns podem achar que a autora não desenvolveu a história, mas ela só não desenvolveu a história da forma comum de todas as histórias, ela tentou inventar algo novo, e para alguns realmente não funcionou.

      Excluir
  2. Pra ser sincera, não gosto muito do gênero fantasia. Não sei, essas criaturas mágicas não me fascinam tanto. Também estou fazendo o possível pra não ler séries. Por essa razão, passo a leitura. :T Eu achei a capa linda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tento fugir de séries Ingrid. Andei lendo alguns livros que eram trilogia e os autores fizeram dela uma seleção de 12 livros, não gostei muito disso. Prefiro livros únicos, mas é difícil! Se achou linda na foto, se ter o prazer de ter o livro em mãos, vai ver o quão perfeita ela é.

      Excluir
  3. Adoro livros de fantasia, esse parece ser muito legal!
    Beijos,
    Nanda do Maquiada & Esmaltada

    ResponderExcluir
  4. Sua resenha está ótima, Cinthia.
    Dá pra ter uma boa noção do livro, sem spoilers! :)
    um super beijo
    Telma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Telma,
      como é série é difícil não colocar spoilers, e as vezes fica vago.
      Beijos Telma e obrigada por tudo.

      Excluir
  5. Ótima resenha!
    Eu gostei da capa, não costumo ler muito livros de fantasias mas gostei. Daria uma chance!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, quero ler o livro 3 logo, para ver como tudo termina e terminar a trilogia. Obrigada!

      Excluir
  6. Adoro livros de fantasias, com novos seres e poderes. Acho super interessante mas o terceiro livro já saiu, pretendo ler se tiver final a história. ótima resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já saiu sim, preciso ler uns livros que estão a frente dele primeiro, e assim que o ler, digo se teve final.

      Excluir
  7. Acho que essa resenha não dá muita dica pra quem não conhece o livro anterior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não dá Wlange, é o segundo, tentei não colocar spoiler, e quem não leu o primeiro não entende realmente o que está escrito acima. Só dá uma noção do andamento do desenvolvimento da trama e o que a pessoa pode esperar nele, ou não.

      Excluir
  8. Adoro livros de fantasia, e gostei muito dessa capa :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Naira, sabe que estranhei o título em Branco? Quero que o meu chegue para ver como ficou a capa do terceiro livro.

      Excluir
  9. Festival me lembra algo medieval, misturando isso com fantasia então... talvez por isso chame a minha atenção.

    ResponderExcluir
  10. aahhh o livro me ganhou sim, só ando meio cansada de Sagas, séries e trilogias, tá tão dificil encontrar livros únicos hoje em dia, hauhauha
    Eu quero sim poder lê-lo em breve quem sabe?

    Bjos
    Conversas de Alcova

    ResponderExcluir
  11. Que legal vc ter gostado desse mais que do 1°... normalmente o 2° livro nunca bate o primeiro! Bom, não li nenhum dos dois, mas gostei da resenha, me interessou! bjos

    ResponderExcluir
  12. Amei a capa, amei a sinopse, amei tudo. Agora só me falta o dinheiro para comprar. ):

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!