14 março, 2014

Resenha: Ladrão de Almas



Resenha por Cinthia
427 páginas
Alma Katsu
Novo Conceito
Trilogia


Esperava um tipo de livro e ao ler me deparei com outro totalmente diferente. Para mim era um romance sobrenatural que havia começado no passado, na virada do século 19 e de alguma forma iria ser desvendado pouco a pouco na atualidade pelo encontro da protagonista com o Dr. Luke Finedey. Pelo menos foi isso que pensei ao ler a sinopse.
No decorrer da leitura tive tantas surpresas que passei a ler não esperando mais nada, e é assim que estou agora após ter terminado esse primeiro livro dessa trilogia, partindo para a leitura do segundo. Então, não esperem encontrar o comum, a autora misturou atitudes obscenas com pureza, inteligência, sagacidade, maldade, para dar vida aos seus personagens, e cada qual possui um papel devido a sua criação por seu mestre. É um pouco assustador a forma que a autora trabalhou psicologicamente para desenvolver seus personagens. Fiquei chocada com algumas ações.
Nesse primeiro livro Alma Katsu nos apresenta Lanore, uma jovem de família pobre que viveu na virada do século 19 e como todas as mocinhas da pequena cidade que vivia, era apaixonada pelo rapaz mais lindo e da família mais rica, da qual a cidade dependia, pois eram os que produziam o suficiente para movimentar todo o comércio dela.
Um rapaz que era seu amigo, afeiçoado por ela com carinho de um irmão e que ela tentara transformar em algo mais, o que trouxe sérias consequências para vida dela fazendo que sua vida tomasse um rumo diferente do que era para ser. Tudo o que ela sempre quis foi amar e ser retribuída no amor.
O livro faz pensar muito em como tentamos transformar as coisas segundo nossa visão e para nossa perspectiva de vida, e como tudo pode sair errado. Mas, para Lanore foi algo terrível, assustador.
Tudo se desmorona para ela quando é afastada de sua família e vai parar nas garras de um homem profano e malvado, que nunca soube o que é ser amado, e vê esse dom em Lanore, saber amar doando a si própria como em sacrifício.
Ai as coisas mudam na vida dela, uma jornada pouco desejada inicia e ela passa a descobrir sobre um mundo obscuro, o qual ela passa a conhecer da pior forma possível.
Fiquei muito chocada em algumas partes do livro, há cenas de fornicação e também de estupro, abuso e todo o tipo de humilhação que alguém pode receber. Cheguei a me perguntar de onde tinha vindo tudo aquilo. Nesse ponto, tive de respirar fundo para continuar a leitura. Mas, acreditem em mim, compensou ter respirado e continuado. É um livro diferente, e gosto disso!
Lanore amadurece durante a narrativa, e há outros personagens que fazem parte da nova vida dela que possui representatividade na história, alguns aparecem mais e outros menos, cada qual com o seu papel.
A autora não escreveu um romance sobrenatural doce, suave e comum, mas algo forte. Acredito que a intenção dela era chocar inicialmente dando uma face muito má para o vilão, e ela conseguiu. O vilão é bem definido em seu papel! Um pervertido!
A história de como tudo começou para a vida Imortal de Lanore fica explicada, mas não desvenda uma grande porcentagem de perguntas que fiz durante a leitura. Para mim, as partes mais fortes ficaram tão marcantes que achei o final sem um bom gancho para o segundo livro, mas dando a entender que havia continuação devido os fatos terem ficado suspensos na vida dela e de Luke.
A capa é linda! Minha edição é econômica, então não tão trabalhada, mas mesmo assim é bonita. Não encontrei erros de grafia gritantes e a escrita da autora é clara, o que tornou a leitura fácil, se não fosse assim, teria desistido nas partes tensas. O li em 3 dias, em horas vagas entre um e outro afazer.
No mais, estou curiosa em saber como tudo vai acabar para Lanore. Não sei o que esperar!

Agora compreendo que somente um tolo busca garantias no amor. O amor demanda tanto de nós que, em troca, tentamos garantir que ele dure. Deveria ter sido feliz com o amor companheiro, constante, que Jonathan teve por mim desde a infância. Aquele amor era eterno. Em vez disso, tentei transformar o sentimento dele por mim em algo que não existia e, nessa tentativa, destruí a única coisa linda e eterna que eu tinha.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEho6mTRsV1sCOGJrBZHP0MqRAvyBlY8VPXCfjuNy_pR4nysBMoE13IESqQ_axy1wbm2MvFhv6_PCnP-nTGernsaZmE4tZFP-4nLHxykfZxCZwiTiu74DLy-BFKP2AA4CAz9Pffo3HceEuji/s1600/3estrelas.gif
Cinthia

11 comentários:

  1. Oi Cinthia!

    Acho que não ia conseguir ler esse livro. Sou bem sensível com cenas de estupro e outros tipos de abuso. Não sabia que existia uma versão econômica para esse livro!

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Kel, também não gosto e fico encabulada ao extremo, mas acredita que acabei gostando da série?

      Excluir
  2. Fiquei meio surpresa agora rsrs Ainda não li, mas admito que só de ver a capa e o título, com certeza eu julgaria se tratar de um romance sobrenatural, mas mesmo assim dá uma certa vontade de saber o que vai acontecer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tali, já li o segundo livro e gostei muito, até mais do que pensei que iria, na verdade me surpreendeu demais. E essa expectativa do que vai acontecer só cresce.

      Excluir
  3. Cinthia que resenha! Acho a capa desse livro linda!
    Tenho ele na estante mas ainda não li. E confesso que a resenha mostrou mesmo um livro diferente do que eu esperava. Vou ler o mais breve possível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, obrigada. Eu simplesmente amo a capa! E a história toma um rumo que não esperava no livro 2, estou louca para ler o livro 3. Aconselho que leia já como segundo livro por perto, estou triste por não ter o livro 3 para acabar com minha agonia em saber como tudo acaba!

      Excluir
  4. Realmente eu não esperava essas violências :/

    ResponderExcluir
  5. Estou com esse livro na estante e depois dessa resenha, estou meio dividida sobre a leitura. Dividida porque pelo que parece é uma leitura bem... Diferente. Assim, tô na pegada de coisas mais leves depois do tanto de livros fortes que andei lendo no começo do ano, mas acho que vou pegá-lo em breve. Não esquecerei de compartilhar minha opinião com você!

    ResponderExcluir
  6. Oie, tudo bom ?
    Nossa, eu imaginava uma narrativa totalmente diferente para esse livro. Não sei se iria gostar da leitura, mas acho a capa muito bonita.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Que capa linda! Sou aficcionada por capas hahahaha
    Quero ler esse livro

    pensamentosquasediarios.blogspot.com

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!