25 outubro, 2013

Resenha: Após a Tempestade

 

Após a Tempestade — Karen White

Resenha feita por Mallu Marinho



Editora: Novo Conceito
Páginas: 416
Sinopse: Quando Julie tinha 12 anos, sua irmã mais nova desapareceu e nunca mais foi encontrada. Uma perda que corroeu os laços familiares e deixou sua mãe obcecada pela busca da irmã. Já adulta e com um prestigiado emprego, Julie conhece Mônica, que a faz lembrar muito de sua irmã desaparecida há 17 anos. Elas se tornam melhores amigas, uma amizade que começa como um processo de cura para Julie. No entanto, uma fatalidade abate a amizade e Julie se vê responsável pelo filho de Mônica. Ela decide levar o menino para Biloxi, Mississippi, para encontrar a família que ele não conhecera. A partir dessa viagem, Julie descobrirá segredos que estão ligados a sua família e seu passado...

Resenha: Estou simplesmente sem palavras em relação a esse livro. Minha intenção era escrever uma super resenha citando todos os motivos possíveis para todos lerem esse livro, mas eu provavelmente daria muitos spoilers ou poderia criar tanta expectativa que quando alguém resolvesse ler, acabaria se decepcionando e toda a minha "credibilidade" de resenhista iria por água abaixo, não?

Primeiramente pensei que o resultado de eu ter amado tanto esse livro foi porque quando olhei a capa e li a sinopse, não dei nada. Não criei nenhuma expectativa, simplesmente não esperava nada demais. Mas me enganei. E muito.

A sinopse, que particularmente achei muito fraca, não nos prepara para o quanto vamos nos prender nas 416 páginas que nos aguarda. A genialidade da Karen White em guiar a história e fazer com que não queiramos parar de ler é absolutamente fantástica. 

A Julie está há 17 anos procurando por sua irmã, Chelsea, que desapareceu quando ela tinha 12 anos. Agora, com 28, ela se vê diante de uma grande responsabilidade: Mônica, sua amiga há 10 anos faleceu, deixando-a como tutora de seu filho Beau, de 5 anos, e uma casa de praia, em Biloxi, que sua família costumava passar os verões.

Mônica havia acabado de fugir de casa quando conhecera Julia e a última se vê voltando ao passado de Mônica através de um endereço que tem em mãos e algumas histórias que a amiga contara antes de morrer. Quando vai até a casa de praia descobre que esta foi completamente destruída pelo Furacão Katrina que havia passado ali 5 anos antes. E então Julie conhece a família de sua melhor amiga e percebe que os segredos são muitos e que conhecê-la (talvez) não foi obra do acaso.
“Porque algumas coisas nunca devem ser esquecidas. Não importa se é uma lembrança que nos ensine alguma coisa ou uma lembrança de algo precioso, como um botão para rebobinar a vida. Às vezes, é só o que temos.”
O livro é narrado em primeira pessoa por Julie, mas alguns capítulos são narrados por Aimee, avó de Mônica e que tem papel fundamental na solução do quebra cabeça. A família guarda um grande segredo que é o mistério do livro e é a explicação para tudo que acontecera no passado. Cada capítulo tem uma descoberta e o suspense vai até a última página. Não aquele suspense que fica cansativo depois de um tempo, mas aquele suspense que lhe deixa no meio termo entre querer acabar o livro logo para desvendar o mistério e não querer que o fim chegue logo para se deliciar um pouquinho mais com cada página.
"As respostas que buscamos nem sempre são aquelas que desejamos."

Agora vamos para o contexto histórico: Furacão Katrina.

A mensagem do livro é bem bonita em relação a devastação que o Katrina fez na região de Nova Orleans e como as famílias que perderam suas casas e até suas famílias conseguiram se restabelecer e construir suas vidas novamente, ainda que a área ainda seja considerada de risco e um novo furacão possa voltar a atingir.
“River Song”, como é chamada a casa de praia que foi destruída, acaba se tornando uma missão para Julie. Ela deve reconstrui-lo, ainda que não acredite e nem ache lógico as pessoas reconstruirem sabendo que a qualquer hora pode tudo ir abaixo de novo.

“- Eu? Reconstruir? - balancei a cabeça negativamente. - Primeira coisa contra: não sei nada sobre construção ou reconstrução. E, segunda: já esteve lá? Viu como está? São tantos os que não voltaram ou que não reconstruíram, eu entendo completamente. Por que investir tanto tempo e dinheiro se cada temporada de furacões significa uma nova ameaça?
Aimee me fitou fixamente com aquele olhar azul.
- Por que levantar arranha-céus em São Francisco que podem vir abaixo em um terremoto? Por que construir fazendas no Kansas ou em Oklahoma que podem ser varridas por um tornado? - Ela bufou, o que pareceu tão improvável para uma senhora idosa elegante que quase caí na risada. - Para onde queriam que fôssemos, afinal? Eu acho que, se ainda respiramos, temos de continuar. Portanto, nós reconstruímos. Começamos tudo de novo. É exatamente o que fazemos. Imagino que era isso que ela desejava para o Beau: um sentimento de pertencimento, de ter um lugar para o qual voltar, estivesse onde estivesse. Um lugar para ele chamar de lar por senti-lo assim, respirá-lo. Saboreá-lo.”

E eu não poderia deixar de destacar a dedicatória do livro:
“Aos moradores da Costa do Golfo e de Nova Orleans, porque eles sabem melhor do que ninguém o porquê de reconstruirmos.”

Estou apaixonada pela Karen White, a sensibilidade dela é algo que eu não consigo descrever. Já virei fã e já pretendo ler “De volta para casa” também publicado aqui no Brasil pela Nova Conceito.

Após a Tempestade entrou para os meus favoritos e foi o meu livro do ano (pelo menos até agora).

Seis estrelas pode? Hahaha

Besos da Mallu!



14 comentários:

  1. Ahhhhhh, eu ganhei esse livro da minha irmã a um tempinho mas, ainda não o li. Vou ler com certeza depois dessa resenha *o*
    Beijos, Telma *------*

    ResponderExcluir
  2. A algum tempo li algo sobre esse livro, não lembro bem onde, mas havia essa parte que retirou: “Aos moradores da Costa do Golfo e de Nova Orleans, porque eles sabem melhor do que ninguém o porquê de reconstruirmos.”

    Achei simplesmente linda e tocante. Desejei ler o livro mas esqueci, não havia anotado, fiquei feliz por reencontrá-lo, e você colocou justo a mesma frase!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom!!!! Ótima resenha!!!!
    Fiquei com muita vontade de ler este livro!!!!
    Parece emocionante!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Telma!
    Confesso que essa é a resenha mais positiva desse livro que já li!
    E realmente me apaixonei por ela, rs. Espero conseguir ler o livro logo!
    Pela sua descrição, acho que amarei! rs.
    Beijos,
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aninha!
      Essa resenha foi feita pela Mallu Marinho (resenhista do blog)... e eu também me apaixonei por ela!
      A Mallu tá dando show nas resenhas! ;)

      Excluir
  5. Mallu, queridona;
    Ainda não li esse livro, mas li sua resenha... o que tornou-se um problema pra mim. Calma... calma... eu explico...rs
    Tenho toneladas de livros na fila mas tô morta de vontade de furar fila após ler esse seu post!
    Sua menina danada de boa!
    Amei cada linha dessa resenha!
    Super master beijo e parabéns pela escrita!
    Tu "tá arrebentanu!" =D7

    ResponderExcluir
  6. Oiee eu também pela resenha não me empolguei pra ler o livro, tanto que tenho ele mas continua na estante sem ler. Agora lendo sua resenha me animei, parece bom mesmo ainda mais com o contexto histórico do Katrina, será uma das minhas próximas leituras com certeza.

    ResponderExcluir
  7. Aaah. Vi ele na promoção e fiquei louca pra comprar.. acho que vou fazer mesmo isso porque é perfeito *----------*

    ResponderExcluir
  8. Achei a história triste e emocionante ao mesmo tempo. Não esperava por todo esse contexto na história e fiquei curiosa a respeito de mencionar o Katrina. Vou ver se consigo ler. Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Estou bem curiosa em conhecer a escrita da Karen.

    Bjo!

    Te espero lá no meu cantinho, =D

    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. parece ser diferente esse livro.... interessante...

    ResponderExcluir
  12. Eu ainda não li esse livro, ele se encontra na fila de espera para ler ainda esse ano, mas acho que vou passar ele na frente dos outros. Sua resenha está tão boa que não posso mais demorar para ler o livro.

    ResponderExcluir
  13. Adorei a resenha, e fiquei com bastante vontade de ler o livro *--*

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!