19 novembro, 2012

H.Q. - Coringa


 Coringa    Brian Azzarello & Lee Bermejo



Esta Hq me faz lembrar o Coringa do filme -  O Cavaleiro das Trevas do diretor Chris Nolan, o segundo da trilogia (sabemos que este quadrinho foi usado como uma das várias referencias no filme), a insanidade e violência, a sagacidade na execução dos planos deste insuperável e irrecuperável vilão, é algo de outra dimensão.

A história começa com a liberação do Coringa do Asilo Arkham, estaria ele curado, todos se perguntam?. Não sabemos muitos detalhes sobre isso, a Hq não se preocupa em revelar qualquer detalhe, apenas que ele recebeu alta.
Jonny Frost (este camarada me lembrou o Jonh Constantine de Hellblazer, pelo menos na aparência) um bandidinho de quinta categoria, recém saído da prisão, que vai bancar o chofer do Coringone, e é através  dele que a história é contada.

Pensando em se tornar alguém temido e reconhecido, meio que por tabela, já que começou a andar com o bandido mais fudido de Gotham (Coringa), este é o caminho nada saudável escolhido por Frost, e que terá seu alto preço cobrado no seu devido tempo.

Seu Coringone está muito puto com a bandidagem de Gotham City, a temporada que ele esteve preso no Asilo Arhkam, o fez perder o “controle” dos negócios e o deixou sem um tostão no bolso, agora ele quer acertar as contas com os criminosos de Gotham, que não cuidaram dos negócios como deveriam.

Agora a coisa fica muito séria, Gotham City vira uma privada, onde o rei da podrera é o insano Coringa. Ele começa a limpar a cidade, eliminando todos os criminosos, que ficaram com seus negócios, enquanto ele estava no Arhkam.
Engraçado que por muito tempo o trabalho dos policiais de Gotham, é recolher o volumoso número de corpos deixados por toda a cidade, Coringa tem sua versão de um dia de fúria.
Alguém ainda  tem dúvida que o Coringa está na área, de volta às ruas de Gotham?.

Adoro a capa desta Hq, Bermejo manda muito bem, é por demais realístico, vemos até as veias do pescoço, com  respingos de sangue.
A arte segue o ambiente do roteiro à risca, os desenhos são muito sujos, alguns quadros são mais realísticos, este foi um mix que deu certo. Os enquadramentos também são interessantes, temos quadros em diversos tamanhos e alinhamentos nada tradicionais.

A cidade também acaba virando um dos personagens da história, Bermejo se preocupou muito em mostrar panorâmicas da cidade, os becos dessa Gotham decadente, imunda e sombria, de cores chapadas.

O QG do Coringa é tão bizarro quanto ele, os caras se encontram num frigorífico, especificamente dentro da câmara, onde ficam as carnes penduradas, muito insano o cenário, é algo que dá o tom da tensão que é se relacionar com o Coringa. Independente de que lado você esteja, sempre é complicado lhe dar com alguém tão imprevisível, como é o Coringone.

Este é o Coringa que eu gosto de ver nas telas e ler nos quadrinhos, com as piadinhas ácidas e com a insanidade toda à mostra.


Para entrar no clima da narrativa, fui buscar um som das antigas  - Welcome Home Sanitarium  – Álbum Master of Puppets  - Metallica.

Se encontrarem este quadrinho por ai, comprem, porque vale cada centavo.

Hug



 



17 comentários:

  1. Caramba, Marcinha!!!!
    Sabe aquela necessidade "física" que se sente de adquirir um livro ou revista, depois de ao ler uma resenha muito boa sobre o assunto?
    Pois é! Eu PRECISO dessa HQ.
    Maravilhosa resenha!
    beijos, linda.
    :-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Telmaaaa, me parece que esta Hq está esgotada por aqui, mas tem a opção de comprar a importada.
      Ah Coringa, é meu vilão favorito de todos os tempos.

      Hug lindona

      Excluir
  2. Nossa, fiquei impressionado com o post.
    Gosto muito do Coringa de Batman - O Cavaleiro das Trevas, o ator soube caracteriza-lo perfeitamente, então se essa HQ faz lembra-lo, sei que deve ser ótima, porque a capa já é!

    A melhor resenha de HQ que já vi!
    Abraços!
    www.blogumjovemleitor.blogspot.com.br
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vinicios, esta Hq é excelente, mostra toda a insanidade crua do Coringa.
      Você vai curtir a leitura :D.

      Hug

      Excluir
  3. Oi Marcia, tudo bem?
    Preciso me aventurar no mundo dos quadrinhos. É um linha da literatura que nunca dei abertura e tenho visto, cada vez mais, posts interessantes como o seu. Como você destacou, gostei do traço. Realístico, com cores vibrantes e bem sombrio, pelas imagens que você incluiu. Quando tiver a oportunidade, com certeza vou ler.


    Beijo!
    >> Nine
    Estante da Nine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nine, que bom que vc gostou da resenha, espero que vc experimente o mundo da nona arte, tem hqs pra todos os gostos.
      Seja bem vinda :D

      Hug

      Excluir
  4. Uau, fiquei babando nesse HQ! Adorei o estilo da história e das ilustrações :D Mais um pra minha lista, fazer o que haha. Adorei a resenha :)
    Beijo, Larissa
    Another Words
    http://anothersimplewords.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Depois dessa resenha fiquei super querendo, necessitando desse HQ rs, mas parece que tá difícil né
    Adorei!!!!
    A capa me fez lembrar o coringa do filme tb.
    bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda, se vc le em inglês, pode comprar a hq americana, por aqui já faz um tempinho que está esgotada.

      Hug

      Excluir
  6. Nossa,parceria :O Tô BESTA! ADOREI o post :D Parece ser super bacana.
    Beijo
    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Louise, que bom que vc curtiu a resenha, seja bem vinda :D

      Excluir
  7. Mesmo nunca tendo lido nenhuma HQ, fico com muita vontade de comprar ao menos uma para ler. O post esta incrível e isso só me deixa com mais vontade de experimentar essa leitura ... Parabéns :-bd

    ResponderExcluir
  8. OMG! OMG! OMG!
    Essa HQ por acaso é meio que uma continuidade de A Piada Mortal??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Helen, mas Piada Mortal é mesmo sensacional.

      Esta não chega na genialidade do roteiro de Piada Mortal, mas a arte é foda.

      Esta sendo reeditada, vc acha fácil e o preço é acessível.

      Hug

      Excluir
  9. O Coringa é um vilão muito amado <3
    Fodástico e a capa dessa HQ ficou incrível.

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!