24 junho, 2017

Onde estivestes de noite?



Mais um conto difícil de explicar. Parece um grande sonho nebuloso que sonhamos em nossa noite anterior. E quando acordamos, lutamos para nos lembrar, mas nos falta a capacidade de visualizar cada cena e coloca-las numa ordem que faça algum sentido.


Este conto de escrita frenética, que não necessariamente possui alguma estrutura de estória para contarmos. Mas acredito que muito mais que uma estória escrita de uma forma tradicional, Clarice deseja nos revela conceitos, irei chama-las de verdades noturnas.



Eles queriam fruir o proibido. Queriam elogiar a vida e não queriam a dor que é necessária para se viver, para se sentir e para amar. Eles queriam sentir a imortalidade terrífica. Pois o proibido é sempre o melhor



No conto, Clarice nos traz vários elementos que são parte da vida de todos nós. Aqui temos padres, judeus, ricos, mulheres, crianças, cachorros e uma escritora falida.
E como também, uma pessoa andrógena que é uma especie de profeta e que guia estas pessoas e seus medos pelo caminho, através de uma "montanha" (acredito que todos nós temos algum guia, seja ele espiritual ou não). Eu sei, tudo é muito pitoresco e surreal.



Sua vida era uma constante subtração de si mesma


E toda a cena descrita pela autora, me parece dar-se num sonho, onde todos os personagens são eles mesmos no sentido mais puro, e isso só é possível, quando a noite cai.


A noite é o lugar onde as coisas reais acontecem. Este conto me fez perceber este fato curioso e indiscutível.
Quando estamos sozinhos com nossos pensamentos, no apagar das luzes, onde pesamos todo o nosso dia e fazemos promessas de rompermos com o que nos desagrada ou ainda , prometemos ser mais ousados com respeito à uma fatia de nossa vida, que à anos varremos para debaixo do tapete.


Não é no dia que se revela quem de fato você é, mas a noite nos apresenta em nossa melhor versão. Um eu cheio de possibilidades. 
Falta-nos coragem para assumirmos o eu noturno e suas verdades mais intrínsecas e desconcertantes.


Leiam as impressões da Silvia em Reflexões de Silvia.


 Clicar Aqui




Clarice Lispector - Todos os Contos
       Editora Rocco - Capa Dura - 656 Pgs
        Organizado por Benjamin Moser

                   

                  Marcia Cogitare





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!