É engraçado ler alguns textos de Clarice e ver descrito algumas situações que hoje seriam estranhas ou mesmo incomuns.
Este conto nos relata a historia de uma macaquinha comprada na rua. Vestida de baiana com seu vestido rodado seus brincos e pulseira tilintante.
E ali mesmo comprei a que se chamaria Lisette.Quase cabia na mão. Tinha saia, brincos, colar e pulseira de baiana. E um ar de imigrante que ainda desembarca com o traje típico de sua terra. De imigrante também eram os olhos redondos
Chegando em casa todos adoram a macaquinha. Um ser inteligente e delicado , quase um humano.
Mas com o correr dos dias, a sua dona percebe que a primata está doente, leva ao veterinário que lhe passa um sermão sobre comprar macacos na rua, estes geralmente já vem doentes (coisa louca essa de comprar macacos como se compram ovos).
No fim desta empreitada toda com a saúde debilitada da macaquinha, ela não aguenta e acaba por morrer.
O mais engraçado desta história toda e mostrar as crianças e sua relação com os bichos e as perguntas inocentes mesmo diante da morte. E de como os afetos humanos não são diferentes para com os animais. O caçula do conto não faz separação entre seu amor pela macaquinha e por sua mãe humana.
No dia seguinte telefonaram, e eu avisei aos meninos que Lisette morrera. O menor me perguntou: “Você acha que ela morreu de brincos?” Eu disse que sim. Uma semana depois o mais velho me disse: “Você parece tanto com Lisette!” “Eu também gosto de você”, respondi
Este pequeno conto me fez lembrar da minha infância, em que uma das minhas tias tinha um macaquinho, Chico era o nome do trolador, que vivia tentando acertar seu xixi nos passantes.
Acho que ele não era muito popular, nem mesmo com a garotada rs.
Talvez fosse a única forma dele protestar contra sua prisão domiciliar. Realmente ele era uma espécie de soldado e sua dura resistência, não cedendo aos caprichos humanos.
Minha amiga Silvia também escreveu sobre este conto.
Para ler só Clicar Aqui
*Este conto faz parte do livro - A Legião Estrangeira
Para ler só Clicar Aqui
*Este conto faz parte do livro - A Legião Estrangeira
Clarice Lispector - Todos os Contos
Editora Rocco - Capa Dura - 656 Pgs
Organizado por Benjamin Moser
Marcia Cogitare
Marcia, os contos desse livro "A legião estrangeira" são meio estranhos... difícil comentar algo... eu tenho tido essa impressão...
ResponderExcluirSilvia, não é impressão sua, estes contos estão realmente duro de entender e pior ainda escrever.
ExcluirPra mim tem sido um desafio.
Hug