01 abril, 2016

A Hora das Bruxas - Vol I




Em 'A Hora das Bruxas', é narrada a saga de uma família que em quatro séculos vive entre feitiçaria e forças ocultas. A família Mayfair, é o ponto central de uma dinastia de bruxos, que cresceu e prosperou dedicando-se à magia negra. Entre os Mayfair, convive-se pacificamente com o incesto, os assassinatos e com o espírito meio divindade celta, meio demônio, chamado Lasher. O romance se desenrola cronologicamente para a frente e para trás, passando por Nova Orleans e São Francisco atuais e deslocando-se até o Haiti ou a um castelo na França de Luis XIV.






Resenha por: Isa
Anne Rice é considerada uma das maiores autoras do estilo gótico erótico e em A Hora Das Bruxas ela surpreende com uma narrativa envolvente e criativa. Temos a oportunidade de acompanhar a história da família das bruxas Mayfair ao longo dos séculos.


O livro é extenso e foi dividido em dois volumes, no primeiro somos apresentados às bruxas Mayfaire e começamos a conhecer seus segredos, já no segundo o destino da família será traçado pela mais jovem bruxa até o momento....será que ela resistirá à tentação do poder?

A história se inicia em 1660, quando Suzanne Mayfaire invoca uma entidade que é meio divindade meio demônio chamado Lasher e ele se torna uma espécie de herança/maldição acompanhando suas herdeiras durante séculos.

Lasher
 é um espírito que ao longo do tempo passa a adquirir consciência, ele é versátil e serve às bruxas de acordo com seus objetivos, muitas vezes obscuros.
Na segunda geração das bruxas, com a ajuda de Lasher,
 foi iniciada a fortuna mayfair e com ela criada a "Esmeralda", uma jóia que deve acompanhar a herdeira do Legado. A Esmeralda é uma espécie de símbolo e nela o nome de Lasher foi gravado, representa a união do espírito com as bruxas e quando a herdeira do Legado recebe a jóia....Lasher a segue.
O legado consiste em dispositivos legais, onde é estipulado que a fortuna Mayfair deve ser conservada nas mãos de uma única pessoa a cada geração, sendo o herdeiro designado pela beneficiaria ainda viva.Rowan Mayfair é a 13º mulher da linhagem e a atual herdeira do Legado, é a bruxa mais poderosa e representa para Lasher o portal para se tornar "Carne",Rowan terá que lutar entre o amor de um humano e a sedução de um espírito.
A narrativa é conduzida com maestria e nos leva por caminhos sombrios e sedutores, a história se desenrola tanto nos séculos passados, tendo como pano de fundo a inquisição e a caça às bruxas, como também nos tempos contemporâneos.

Rice
 narra a história em terceira e em primeira pessoa e o que eu achei diferente e interessante é que aproximadamente 1/3 do primeiro e segundo volume é narrado em forma de arquivos do Talamasca, somos conduzidos através das observações, opiniões e sentimentos dos integrantes da ordem, confesso que algumas vezes esses arquivos são um pouco repetitivos.



OBS**Circundando toda a história temos A Talamasca, uma organização que estuda fenômenos sobrenaturais, são observadores e tentam não interferir na vida do objeto de estudo. Possuem um grande interesse pelas bruxas Mayfair e principalmente por Lasher, seu lema é:"Observamos e estamos sempre presentes.".


Eu adorei o livro e me "peguei" gostando de Lasher, afinal ele é um personagem sexy, sedutor, ciumento, manipulador e atrevido.... eu sou daquelas que gostam dos bonitinhos, mas.....ordinários! rsrsrs
Uma frase marcante que ele diz ao longo do livro é:
"Eu sou paciente. Vejo muito longe. Estarei bebendo o vinho, comendo a carne e conhecendo o calor da mulher quando de você não restarem nem os ossos.".
É isso mesmo... no livro, Lasher
 toca e dá prazer às bruxas e há citações que dizem que não se compara a nenhum humano....será?!!

Um aviso para quem nunca leu Anne
 Rice :"Cuidado", porque ou você ama ou odeia o modo dela escrever, eu já vi que amo, mas vale a pena conhecer.
Mas a história das Bruxas Mayfair
 não acaba aqui, ainda há mais dois livros chamados "Lasher e Taltos", ainda não os li, mas com certeza estão na minha lista.














4 comentários:

  1. Amooooo com todo meu coração de leitora a Anne Rice! Tenho uma amiga que é louca por ela também e acho que já leu a saga toda de "As crônicas vampirescas". Lembro que vi o filme do "Entrevista com o vampiro" há muito tempo e quando fui na Bienal do livro de 2014 ela me deu o segundo livro da saga de presente "O Vampiro Lestat". O livro é bem longo assim como a saga toda aliás, e eu ameii a escrita dela. Nossa como ela é detalhista! E eu adoro isso. Sei que ela escreveu outros livros como esse sem serem de vampiros e pretendo os ler também. Esse por exemplo das bruxas, me é supeeer interessante ( mas eu não sabia dessa do Lasher dar prazer, um fato mais do que curioso, porque eu por enquanto, como ainda não li o livro, só consigo enxergá-lo como um fantasma).

    ResponderExcluir
  2. Nunca li Anne Rice, só conheço o filme de Entrevista com o Vampiro kkk. Não sei se é muito meu estilo mas amei a resenha. Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Ainda não li nada da Anne Rice, mas vi falarem muito dessa serie dela só que ainda não conhecia a historia e lendo gostei muito, achei bem interessante temos um livro falando sobre bruxas que é um tema que acho bem interessante mas quase não acho livro para ler ainda mais mostrado esse olhar da inquisição e termos partes contemporâneas e quero muito ler !!

    ResponderExcluir
  4. ah, quando eu era mais jovem (kkkkkkkkk) eu amava história de bruxas, filmes de bruxas, tudo kkkkkkkkk
    ai eu cresci e me apaixonei pelo lado romântico da coisa.
    Já ouvi falar muito bem dessa escritora :)
    Parabéns pela resenha Isa, tenho certeza que você conseguiu fazer com que as leitoras também se interessem pelo Lasher, mesmo sem conhecê-lo!!

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!