19 outubro, 2015

A Cor que Caiu do Espaço - H.P.Lovecraft



Um vilarejo a oeste de Arkham vê-se em perigo quando um meteoro cai na propriedade de um fazendeiro local e traz consigo uma estranha aberração cromática que afeta a flora e a fauna da região – e cria o cinzento e estéril “descampado maldito”, onde nada cresce. O apêndice do volume é composto por “Notas sobre uma não entidade”, o mais longo relato autobiográfico escrito por Lovecraft, “A confissão de um cético”, breve ensaio em que o autor traça a evolução dos próprios interesses religiosos, científicos e filosóficos ao longo da vida, e “Notas sobre ficção interplanetária”, artigo em que defende as possibilidades artísticas da ficção científica ataca os clichês deste gênero.




Editora Hedra
Págs - 104


Neste mês do terror enquanto a Telma traz leituras mais atuais do gênero, eu optei por trazer um pouco dos clássicos, e hoje é a vez do mega esquisitão Lovecraft.


Lovecraft (1890 - 1937) aos 2 anos de idade teve seu pai internado em um manicômio e aos 7 anos seu pai veio a falecer, sua mãe não conseguiu aguentar a pressão da doença mental do pai, vindo depois sofrer de distúrbios mentais criando assim uma relação doentia entre mãe e filho.
Em 1908 ao em idade escolar Lovecraft sofre uma crise nervosa, com a saúde debilitada, ele abandona os estudos e inicia-se a vida de ermitão.


Na década de 20 o jornalismo amador irá salvar a alma deste pobre rapaz atormentado por uma família com doenças mentais. Neste período Lovecraft escreve para vários periódicos, os mais famosos como Weird Tales e Amazing Stories à preço de pinga, o que o deixa furioso e  o leva a dar um apelido carinhoso ao editor da revista Amazing Stories de rato -  que publica somente gente morta para não pagar os direitos autorais rs.


Mas já que você podê conhecer um pouquinho do autor, vamos então a história, serei extremamente breve para não estragar sua experiencia com a leitura.


A cor que caiu do espaço é uma história de terror com uma pitada de ficção científica.

A composição da história é bastante simples, chega ser algo frio de tão metódico e racional.


Em Arkhan (quem não se lembra do Asilo Arkhan do Batman, um pequeno empréstimo do universo Lovecraftiano). 
Na fazenda da família Gardner cai um meteoro, e gradualmente vai sugando toda a vida do lugar (Das plantações, dos aninais e finalmente de toda a família Gardner). 
Bem trash né, tem ares de anos 70 e  80.


O que chama muito a atenção é a forma de escrita simples e direta de Lovecraft, porém extremamente consciente das escolhas dos elementos de impacto da história.


Neste livro a atmosfera é o que existe de mais importante(o que me lembrou muito o escritor de Ficção Científica - Arthur C. Clarke), os personagens são deixados em segundo plano, como espectadores de uma tragédia grandiosa e que devido sua origem,  o espaço, não pode ser explicada e muito menos enfrentada, demonstrando a nossa insignificância diante do espaço e seus mistérios (hoje já é um pouco diferente né, já sabemos que em Marte tem água por exemplo).


Com uma ameaça não terrestre, Lovecraft me fez comprar a ideia em cada página, fiquei apavorada com a possibilidade de acontecer conosco tal desastre (já que estamos ferrando nosso Planeta).


A editora Hedra acertou em cheio incluindo neste pequeno livro, um ensaio, um artigo e uma autobiografia do autor e sem deixar de lado a excelente introdução de Guilherme da Silva Braga (assim como  a tradução e organização).


Alguns Quotes


O nome  "descampado maldito" pareceu-me muito estranho e teatral , e me perguntei como teria entrado para o folclore dos puritanos


Existem coisas que não devem ser ditas, e às vezes o que se faz em nome da simples humanidade é julgado como crueldade


Ammi,que nos últimos anos não anda bem da cabeça, é o único que restou, ou ao menos o único que ainda se atreve a falar hoje em dia; pois mora em casa próxima aos campos abertos e ás estradas movimentadas no entorno de Arkham


O lugar não faz bem para a imaginação e não traz sonhos tranquilos à noite



Hug meus surtadinhos


PS.: Possíveis erros gramaticais ou ortográficos serão corrigidos em minha releitura 





Marcia Cogitare







22 comentários:

  1. Olá
    eu achei bem legal a proposta do livro, não tinha visto nenhum resenha alem da sua. A Capa não é a das melhores, mas pela sua resenha parece ser um livro que eu gostaria de ler
    Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Manoel, Lovecraft é um clássico da literatura de terror, acho que merece ser visitado.

      E concordo contigo, a capa do livro é bem feinha,rs

      Hug D:

      Excluir
  2. Oi, Marcia. Bem, pelo título de A Cor que Caiu do Espaço não imaginei que seria uma leitura tão profunda com problemas mentais envolvidos desde o começo da história. Os pontos que me agradaram neste livro foram o modo de tratar do autor com o problema do garoto e o jornalismo. Enquanto o único ponto negativo que encontrei no livro foi a ficção científica, gênero que venho detestado ultimamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ycaro mesmo tendo um elemento da Ficção Científica - o meteoro, este livro vai mais para a linha do terror mesmo, pode ler sem medo.

      E fiquei curiosa para saber quais livros de FC tem tirado sua paciência @-)

      Hug


      Excluir
    2. Marcia, sem dúvidas, o que mais me tirou a paciência foi O Guia do Mochileiro das Galáxias, mas, para aliviar a situação o Douglas Adams conseguiu me conquistar com os dois últimos livros da saga.

      Excluir
  3. Marcia,

    pior que, no dia que o mundo tiver todo ferrado por nós, não vamos ter um solo para pisar! Nem um planeta a habitar. Será um problema a menos, não vai existir mais ninguém, acabou-se o problema do Planeta Terra. Enquanto, o mundo não acaba, e continuamos a destruí-lo, esse livro parece ser muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cinthia, a coisa é realmente séria né.
      As vezes me pego bem pessimista quanto as pessoas e nosso planeta, mas precisamos viver, então não vamos nos apegar aos pontos negativos o tempo todo :-bd

      Hug lindona

      Excluir
  4. Oi, Márcia! Tudo bem?

    Apesar de ser uma história interessante apresentada em sua belíssima resenha, muito bem escrita, por sinal, não me identifiquei tanto assim com o livro.
    A capa ficou meio sei lá... Dãh :-q

    Mas acredito que outros leitores irão gostar! ;)

    Beijos!
    Participe do sorteio #outubrorosa no Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniel relaxa, acontece de não rolar identificação com o Sr Lovecraft rs
      Mas o cara é um clássico do gênero, então recomendo que leia outros títulos do autor, vai que rola né :-bd

      E realmente, a capa é bem zuada rs.

      Hug

      Excluir
  5. Marcia, eu não tinha conhecimento deste livro, mas achei bem interessante a sua proposta, principalmente esse mistura de terror com ficção científica que o autor criou narrando de uma forma bem simples.
    Não sei se leria agora, mas quando tiver a chance, quero lê-lo.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra, acho que vale a pena conhecer por ser um clássico do gênero terror, depois me diga se curtiu.

      :D Hug

      Excluir
  6. Marcia,

    Adoro ler suas resenhas ... Nunca li nada do H P Lovecraft e nem sabia nada sobre a história dele ... Preciso mudar isso Mais um na lista Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, valew pelo elogio.

      Eu li apenas 3 livros do Lovecraft, acho interessante a escrita dele (a atmosfera criada), a história as vezes fica devendo, mas sempre acho que os clássicos devem ser lidos, mesmo que no fim a gente veja a odiar a obra rs.

      Hug miga :D

      Excluir
  7. Ycaro, sabe que eu também detestei o Mochileiro, li somente o primeiro e parei com as dorgas @-)

    Hug

    ResponderExcluir
  8. Antes de mais nada, quero dizer que amei você ter aderido ao mês do terror!
    Terror é vida! Terror é adrenalina! Terror é ... é.... (menos, Telma) , bem, terror é bom demais!
    Gostei da resenha e fiquei meio apavorada com esse lance atualíssimo que ele fala, que é a ameça terrestre... (a cada grau que sobe, sobe meu medo de morrer carbonizada pelo Sol)
    Beijos, coisa linda.
    =D7

    ResponderExcluir
  9. Telma sabe que terror não é um gênero que frequento muito, mas depois da experiência de escrever por aqui, darei maior atenção à ele. Hug
    :D

    ResponderExcluir
  10. Por isso clássicos são sempre bem-vindos, tem aquela pitada diferente que nos prende e nos faz embarcar na história, sem acrescentar muita coisa o autor consegue contar sua ideia e vai narrando os acontecimentos desse que a vida vai sendo sugada, intrigante e interessante ao mesmo tempo.
    A vida do Lovecraft realmente não foi fácil, mas nem por isso ele desistiu, tendo momentos conturbados conseguiu se consagrar com um grande nome do terror.
    Fiquei tentando entender a capa por um tempo, mas não achei nenhuma explicação, não atrai o leitor, mas o importante é o conteúdo! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. David as capas da Hedra são bem cocozentas, mas como vc mesmo disse, o que importa é o conteúdo.

      E viva aos clássicos

      Hug :D

      Excluir
  11. Vi uma resenha desse conto no youtube e simplesmente amei!! Preciso ler este conto, foi o que eu pensei na hora! A historia ja eh maravilhosa ne, e acrescenta essa linda escrita do Lovecraft (percebi pelos quotes) fica uma perfeição!

    Www.cidadedosleitores.blogspot.com (TÁ ROLANDO SORTEIO)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gus, Lovecraft era um ser insano, rs

      Gosto muito da atmosfera criada por ele em seus livros.

      Leia e me diga se curtiu.

      Hug :D

      Excluir
  12. Esse vai ser o segundo livro de Lovecraft que vou ler. Parece ser f#*$%!
    O estilo da narrativa dele faz com que o sentimento de realidade salte das páginas <3

    www.sugestoesdelivros.com

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!