17 março, 2017

Ouse Crescer



Em seus programas de liderança e coaching para mulheres, Tara Mohr percebeu que suas clientes ousavam pouco na carreira e na vida ­pessoal. Insegurança e autocrítica estavam por trás de atitudes conservadoras e confortáveis, que não condiziam com o tamanho de seus sonhos e ambições. Neste livro, ela apresenta importantes conceitos e reflexões para ajudar você a liberar todo o seu potencial. Em capítulos objetivos, Tara aponta o que atrapalha seu crescimento e ensina como calar a voz interior que a faz duvidar de si mesma e se livrar do perfeccionismo. O programa Ouse Crescer oferece ferramentas para apoiar o desenvolvimento pessoal e profissional e já formou mais de mil mulheres pelo mundo. Nele você vai aprender: • O que o crescimento significa para mulheres como você – nada relacionado a marcos externos de sucesso, mas ao que atende a seus sonhos de vida e carreira. • As desculpas que as mulheres dão para não ousarem enquanto convencem a si mesmas de que estão fazendo tudo que podem para crescer. • Como diferenciar sua censora interior de sua mentora interior e reconhecer a sabedoria infalível que existe dentro de você. • Os detalhes em sua maneira de falar e escrever que diminuem o impacto de sua mensagem e o que fazer para obter o efeito oposto. • Como se livrar da dependência de feedbacks positivos e aproveitar melhor as críticas. • Os comportamentos premiados na fase escolar que podem prejudicar as mulheres na vida adulta.

 “Ela é incrível: qualquer que seja a situação na empresa, na comunidade ou nos noticiários, ela tem ótimas ideias sobre o que precisa ser feito. Também é muito íntegra - não é gananciosa, não cede a tentações de corrupção, não tem sede de poder. E é engraçada, calorosa e confiável. De vez em quando, você a ouve falar e pensa: com seria bom se pessoas como ela tivessem no topo...”. 
Tenho certeza que várias de nós já olhamos alguma colega no trabalho e pensamos isso tudo, mas por que será que não conseguimos pensar isso de nós mesmos? Por que não libertar nossos talentos, nosso potencial, nosso poder de fazer a diferença?
É isso que a Tara Mohr quer que a gente enxergue com esse livro, e é exatamente isso que ela diz em sua introdução: 
“Ouse Crescer foi escrito para ajudá-la a transpor o abismo entre o que enxergamos em você e o que você sabe sobre si mesma”. 

Tara nos ensina a nos dar valor, a nos aceitar, a perceber que ter dó de nós mesmos só faz mal a nós mesmos (apesar de que sempre achamos que nunca sentiríamos pena de nós, não é mesmo?!) 
“Havia, realmente, um fenômeno mais amplo, que refletia o que eu estava observando: mulheres brilhantes e cheias de potencial ousavam pouco, e elas tinham consciência dessa realidade e estavam insatisfeitas com a situação. Na verdade, muitas consideravam que ousar mais era o principal desafio de sua vida”.

Ela ensina as mulheres a “domar” sua “censora interior” que é aquela voz lá no fundo que está sempre dizendo que não vamos conseguir, que não somos capazes; e a ouvir mais a nossa “mentora interior”, uma voz que nos dá soluções, que nos guia.
A mentora interior não é como a censora interior que vai dando opinião antes de perguntarmos, ela só fala quando solicitada, só dá sua “opinião” quando perguntada.
Ela nos faz enxergar que nós podemos, e que algumas atitudes nossas faz com que percamos várias oportunidades, são atitudes que nem percebemos que tomamos, é algo que nossa censora interior vive fazendo para nos “sabotar”. 
“Ouvir a mentora interior em vez da censora interior é a primeira das grandes mudanças que nos capacitam a ousar crescer. Deixamos de dar atenção à voz da censora interior e transferimos para a mentora interior, ignoramos as orientações da censora e passamos a assimilar a sabedoria da mentora”.

E não se preocupe que o livro é super fácil de entender.
Tara dá vários exemplos de mulheres que agiram da forma correta e conseguiram um resultado excelente e faz com que consigamos entender o que realmente precisamos fazer para também conseguir um resultado excelente. 
“Minha mentora interior mostrou-me que eu estava pronta e que a tarefa poderia ser simples. Ela me conhece bem. Basta que eu a escute”.

Ela comenta várias vezes o mesmo assunto (de forma a ficar repetitivo, mas não maçante) e nos ensinar como montar uma espécie de agenda para que consigamos organizar tudo o que estamos aprendendo e facilitar nossa visão dos resultados.
Eu não coloquei em prática, pois estou passando por outro tipo de experiência, mas acredito que o que a Tara ensina realmente possa ajudar algumas mulheres, pois são erros simples que a gente nem percebe que está cometendo, e que mudando nosso modo de agir e de pensar iremos conseguir vários resultados positivos para nós mesmos.


Daiani Cris Pedrobon


5 comentários:

  1. Daiani, acho muito legal este tipo de assunto, principalmente quando direcionado para mulheres.

    Mulheres são extremamente críticas consigo mesmas e as vezes um livro desse pode abrir novas percepções.

    Excelente resenha lindona.

    Hug

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Críticas até demais né Márcia?!
      Eu quem diga kkkkkkk
      Gostei tbm do tema do livro, vai ajudar as mulheres a perceber o quanto elas mesmas se apagam sem perceber :*

      Excluir
    2. Daiani, somos umas bobas as vezes, nos achando inferiores em alguns aspectos.

      Se olharmos com calma para nós mesmas, veremos a preciosidade que somos.

      Hug

      Excluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!