18 dezembro, 2016

Le Chevalier: Arquivos Secretos Vol. 1




A França lidera a Revolução Industrial em um mundo steampunk e o espião Chevalier é o principal agente do Bureau Central de Inteligência e Operações, protegendo o Império Francês contra seus inimigos.
Nas duas histórias recheadas de aventura, espionagem e reviravoltas deste volume, Chevalier e Persa, seu desbocado companheiro, precisam capturar um assassino em série e desbaratar uma conspiração que ameaça todo o delicado equilíbrio político europeu












Roteiro - A.Z. Cordenonsi
Arte - Fred Rubim





Le Chevalier, é uma história que expande o universo do livro - Le Chevalier e a exposição universal – Editora AVEC.
Foi uma escolha muito interessante essa de levar o universo deste protagonista para outras mídias (isso acontece muito, Star Wars que o diga).



Em plena revolução industrial surge estes personagens com suas vestimentas e suas tecnologias steampunk.
Le Chevalier e seu parceiro glutão e reclamão persa, tentam desvendar e manter a ordem através da central de inteligência chamada Bureau numa França ameaçada por inúmeros inimigos.








Este encadernado é dividido em duas partes contendo duas narrativas distintas – Le Chevalier - E a Besta de Notre – Dame e A segunda parte - Le Chevalier – Contra o Dínamo Rubro.



O roteirista coloca muitos elementos e personagens, principalmente na primeira história e por ser uma quadrinho de apenas 64 páginas, faltou tempo e espaço para aprofundar os personagens e dar um fechamento melhor ao enredo (talvez na publicação do Vol .2 isso seja sanado).


Mesmo num quadrinho tão curto, o autor conseguiu misturar personalidades do mundo real (Tesla, Verne, Thomas Edison, Victor Hugo…) com seu Le Chevalier ficcional, como também outros personagens da literatura, como Frankenstein, que em minha opinião deu muita química.






Criando um mundo muito inventivo e “novo” com inúmeras possibilidades para a trama aventuresca deste espião.


Durante a leitura esses bichos mecânicos apresentados na história, me lembrou na hora, um dos contos de Philip K. Dick do livro - Realidades Adaptadas, o conto Segunda Variedade, leiam e pesquem a possível referência.


Tenho curtido muito essa pegada européia nos quadrinhos da Editora AVEC e melhor ainda quando você vê isso com os artistas brasileiros. É realmente motivo de orgulho para os fãs da nona arte.
Fiquei interessada em ler ao livro e conhecer um pouco mais sobre este francês, Le Chevalier que tem muito de Sherlock Holmes em suas deduções investigativas.




Trailer









*Possíveis erros gramaticais ou de concordância serão corrigidos numa leitura posterior







                   Marcia Cogitare









4 comentários:

  1. Marcinha,
    Que delícia de resenha!
    Le Chevalier é qualidade, né?
    A Avec tem caprichado mais e mais! Dá orgulho de ver!
    As deduções investigativas também me encantaram quando li o livro.
    Muitas beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Telma, realmente é muito bom o que a AVEC tem feito nos quadrinhos.
      Quem sabe eles possam superar a editora Nemo em publicações europeias.

      Hug

      Excluir
  2. Márcia, fiquei com muita vontade de ler esse quadrinho. Adorei o clima steampunk com mistério e a história me pareceu ótima, mais uma boa recomendação para a lista. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Jade este quadrinho é bem interessante. Dê uma olhadinha nele.

    Hug

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!