13 junho, 2015

Resenha: Serial Killers - Made in Brazil





Em Made in Brazil, Casoy relata sete casos de serial killers brasileiros, três dos quais ela entrevistou pessoalmente: Marcelo Costa de Andrade, o vampiro de Niterói, um dos casos e depoimentos mais chocantes do currículo da autora; Francisco Costa Rocha, o Chico Picadinho; e Pedro Rodrigues Filho, o Pedrinho Matador. Um relato cruel feito pelos próprios assassinos, conduzido com maestria por quem entende do assunto, que procura guiar o leitor pela sinuosa mente de pessoas frias e com movimentos mais que premeditados para o mal. Além deles, a autora se debruça sobre a vida e os crimes de José Augusto do Amaral (Preto Amaral), Febronio Índio do Brasil, Benedito Moreira de Carvalho (Monstro de Guaianases) e José Paz Bezerra (Monstro do Morumbi).

Surtados gostosos,

Ganhei esse box da Marcia Cogitare (obrigada, sua linda e gostosa!) meses atrás. 

O box é MAGNÍFICO (sem exageros)!

Eu li o primeiro volume tão devagar (dó de acabar) que quase sei algumas partes de cor....rs. Não se assustem comigo, ok? :p Minha "obsessão" pela mente humana tem uma predileção pela mente parafílica, ou seja, pela mente deturpada... em especial a dos serial killers ou assasinos em série (como prefiram chamar) e a de psicopatas (são coisas diferentes).

Essa saudável obsessão hehehehehehe (sim, eu já me auto analisei) se dá pela união da minha paixão pela Psicologia/Psiquiatria e minha curiosidade em descobrir o funcionamento, em especial, daqueles que nos chocam tanto, pela intensidade da crueldade. 

Sou amante da vida, dos animais... e realmente, pesquiso muito sobre o que cria uma mente monstra: genética, má sorte, a corrupção do homem pela Sociedade (estudei muito John Locke, cuja principal frase é "Os homens são bons ou maus, úteis ou inúteis, graças a sua educação" e também, Jean Jackes Rosseau "O homem nasce bom e a sociedade o corrompe"). 

Justamente por pesquisar bastante, reconheço uma boa obra do assunto quando a vejo e, Ilana Casoy é realmente  uma ótima criminologista (veja breve bio abaixo).

Eu já havia lido Ilana, mas, essa mulher que considero ótima profissional, aliada à essa Editora que considero excelente, deu prato cheio! (entende minha relutância em ler rápido?).

O prefácio é de Roberto Tardelli, promotor já conhecido e respeitado por muitos. Este trecho do prefácio, falando sobre assassinos seriais, chamou demais minha atenção:


Estão entre nós e, dentro deles, há muito de nós. Vê-los passar pelo livro é como ver passar muitas alegorias, símbolos de uma sociedade que vive à procura de seu próprio rosto. Vê-los agir meticulosamente é entrar em contato com uma destrutividade irresistível, suficiente para por em xeque todas as nossas certezas, frágeis certezas de solidariedade e humanidade, das quais parecem que abdicaram tão solenemente quando matam suas vítimas.

Muitas histórias me encheram de terror e repulsa, além do tão presente questionamento: "como é possível?"

Um dos casos que chamou demais minha atenção foi o de Febrônio que se achava predestinado a cumprir uma missão divina. Ele foi capturado da seguinte maneira:


Em Fevereiro de 1927, Febrônio foi preso nas matas do Corcovado. Estava completamente nu e pintado de amarelo, dançando na frente de uma criança assombrada que se encontrava amarrada em um tronco de árvore.



Doentio? Certamente!

Sobre um outro serial, casado, trabalhador....


Ultimamente, conseguia cada vez menos controlar sua vontade. Em alguns dias, não se contentava nem com cinco mulheres. Tinha relações sexuais com elas até seu pênis sangrar. (...) Naquela madrugada, Benedito se vestiu no escuro para não acordar a esposa.

Pois bem.... o livro é sensacional! Já deu pra notar, não?

Deixo vocês com uma série de fotos, que lhes dá a certeza da qualidade do material, bem como de sua compilação e publicação cuidadosa, feita pela Dark Side. Você vai poder ter uma pequena amostra das muitas entrevistas, fotos, histórias e da diagramação riquíssima desse material.

Surtados, é um livro pesado, sem dúvida... mas se você, como eu, pelos mesmos ou por outros motivos, deseja ler sobre o assunto com seriedade, esse livro é por mim, compulsivamente indicado *sorriso*

beijos, queridos.



Adoro as cores preto e branco que colidem com o vermelho sangrento da capa.


Pra mim é importante ver a imagem e tentar, de alguma forma fazer conexão com as atrocidades. Nem sempre funciona, naturalmente. Muitas vezes os traços do rosto não dizem "culpado", mas a tentativa de visualizar algo é insistente, até mesmo quando se chega a conclusão de que, a crueldade não tem rosto.




Ah! Dark Side... como não se encantar com seu talento e esmero?!



Percebem como é bacana olhar o corpo, suas tatuagens simbólicas, em detrimento à história que traçaram?


As entrevistas chocam, mas atestam a veracidade da loucura.... e por vezes, da afirmação de Rosseau. Mas a dúvida? Essa resiste!



Não, não, não, não amor

Dos meus braços tu não sairás

Se tentares me abandonar

Nem sei do que serei capaz

(Nelson Gonçalves)



Meu garoto propaganda. ;) Contrato eterno.

Deixem suas impressões sobre a resenha. Vou adorar lê-las e respondê-las. 

Beijos renovados!




Ilana Casoy

Ilana Casoy já publicou outros livros sobre crimes que ficaram famosos no Brasil, como A Prova é a Testemunha, relato inédito do Caso Nardoni, e O Quinto Mandamento – Caso de Polícia, sobre o assassinato do casal Richthofen. Colaborou com o site do canal Investigação Discovery entre 2012 e 2013. Atualmente, assina uma coluna na revista Brasileiros. A escritora dedica-se também a ficção. A especialista em crimes – que já fez um estágio na polícia científica, quando acompanhou a perícia de homicídios – participou, a convite da Fox Brasil, da criação de um perfil do psicopata Dexter Morgan, anti-herói e protagonista da série que leva o seu nome e que se tornou uma das mais cultuadas dos últimos anos. Ilana Casoy atua como colaboradora da nova série escrita por Gloria Perez e dirigida por Mauro Mendonça Filho, Dupla Identidade, com estreia prevista para setembro de 2014 na Rede Globo. Bruno Gagliasso interpreta um serial killer inspirado em Ted Bundy, cujo perfil é dissecado em Serial Killers: Louco ou Cruel? A série conta ainda com Luana Piovani no papel de uma policial e psicóloga forense, especialista em caçar serial killers. Site: www.serialkiller.com.br


31 comentários:

  1. Respostas
    1. Já sabíamos disso, né, Natália! hahahahaha :p

      Excluir
    2. Sim, só vim pra confirmar kkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    3. haushaushuahsuahsuahsuahsua
      Espero que tenha ficado ainda mais com água na boca, linda!
      beijos muitos.

      Excluir
  2. Como você bem sabe, esse é um livro que eu passo longe.... tenho pavor desse tipo de literatura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabia, Sabrina.
      É objeto dos meus estudos.... mas entendo que para algumas pessoas é um assunto pesado, mesmo.
      beijocas em você.

      Excluir
  3. Telma de Deus!

    Que livro é esse? Caracas!
    Deve ser muito bom, porém, tenho até medo de ler após ler sua resenha! Hehehe!
    Mas infelizmente é uma realidade presente me nossa sociedade.

    Parabéns pela resenha e pelo modo que você descreveu a ideologia do livro.

    Visite-nos:
    Irmãos Livreiros

    Beijokonas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel,
      Que bom que você gostou da resenha! :)
      Nem fique com medo... o livro é tenso mas também fala da captura de muitos deles, então... temos alguns "happy ends"
      ;)
      beijos

      Excluir
  4. É engraçado como podemos sentir em sua resenha o amor por esta temática e como vc se sente muito segura e a vontade com um tema tão pesado que acabou por passar suas impressões de leitura com leveza.

    Amei todas as fotos, ficou sensacional, é bacana que apresenta a edição mega caprichada da DarkSide para os leitores que ainda não tinham conhecimento desta edição.

    Hug lindona :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. beijos, coisa querida e mais uma vez: obrigada por me presentear com tanto luxo e bom gosto!
      :D

      Excluir
  5. Ja queria muito ler e depois desta resenha então <3 <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tiago,
      Acredito que esse livro é sua cara! (em termos de gosto)
      ;)

      Excluir
  6. Olá
    eu conheci a auotra do livro naquele programa do Domingo Legal o quadro "Paranormais" ela fez uma participação e apresentou seu trabalho, adorei conhecer e fiquei bem intrigado com o livro, gostei muito deles
    Bjks
    Passa Lá No Meu Blog - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana, Netinho!
      O livro é tudo de bom mesmo, né?
      Uma super beijoca em você também.
      :)

      Excluir
  7. Preciso!!!! Só vende em box ou tbm vende avulso? Ótima resenha ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Natália, também vende avulso.
      O box foi uma promoção.
      Feliz que tenha gostado da resenha! ;)

      Excluir
  8. AI, ai, ai, ai, aaaaaaaaaaaaaai, que medo!
    Falando bem sério, eu me arrepiei a resenha inteirinha!
    Já ouvi falar na Ilana, quando foi no Encontro da Fátima Bernardes, e achei ela muuuuito foda!
    Mas ler um livro sobre isso requer muita coragem...
    É até uma besteira minha, mas se fosse um livro de ficção que retratasse os casos, provavelmente eu leria apaixonadamente, mas saber que os casos são reais me apavoram e aposto que passaria algum tempo andando na rua cagada de medo HAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHHAAH
    Hoje o livro não dá pra mim, mas quem sabe um dia, quando eu for um tiquiiinho mais corajosa, né? hahahaha

    Beijos,
    Sara | Livro de Gente
    www.livrodegente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sara, você é linda!
      Que comentário mais gostoso de ser lido!
      Ri alto enquanto lia do "passaria algum tempo andando na rua cagada de medo" hahahahahahahahahahahahahahaha
      Você é ótimaaaaaaa!
      Muitos beijos e espero vê-la muito mais vezes.
      :)

      Excluir
  9. Que boxe lin-do!!!
    Você já tinha me mostrado, mas achei lindo de novo.
    Bom... Interessantíssimo, friend. Acredito 100% que seja um grande livro.
    Sou dos que preferem não lê-lo, mas acharia ótimo te ouvir falar mais sobre ele.
    (pauta para nosso próximo encontro)

    Saudade, saudade, saudade!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. perfeito.... pauta para próximo encontro! :)
      Muita saudades de vc também, queridão meu!
      beijos
      :)

      Excluir
  10. Telma!
    Acredito que temos a mesma 'doença' pela mentes doentias... São atrativas de serem analisadas e sempre me fazem questionar opor quê? de serem assim...
    Bem curiosa em poder ler o livro e quem sabe o box?!...
    Deve ser maravilhoso mesmo e com sua indicação, ainda mais.
    “Quando defendemos os nossos amigos, justificamos a nossa amizade.”(Marquês de Maricá)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rudy,
      em especial, você, não pode perder esse livro.
      beijocas
      :*

      Excluir
  11. amei demaisss!!!!!! serio, meu gënero preferido é terror/suspense.. gostei muito desse post!!! bjs!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse caso é um suspense/terror da vida real, né?
      Gosto muito, também.
      beijos
      ;)

      Excluir
  12. Estou louca por este livro. Fiquei gamada na capa quando o vi pela primeira vez. Estou sabendo que é um dos bons. agora é providenciar um pra ler. Muito curiosa a respeito deste livro.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. P-R-E-C-I-S-O !
    A capa chamou muito minha atençãaao

    ResponderExcluir
  14. Oiii, tudo bom?
    Gente gostei muito da edição, nunca li um livro do estilo, nem sei se gostaria, mas achei mega interessante, quem sabe eu venha a ler, imagino essa sua obessessão pela mente dessas pessoas, mas creio que todos nos temos essa curiosidade de entender como funciona a mente deles.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  15. Amo livros, séries e filmes de serial killer, mas quando se trata da vida real, prefiro evitar (rs).

    Tinha uma época que eu assistia muito ao Linha Direta, mas comecei a ficar com medo de sair de casa, aí resolvi parar de assistir. xD

    ResponderExcluir
  16. Não gosto muito de histórias de serial killer, acho bem perturbador o que um ser humano assim pode fazer, não leria o livro mas a estética dele é impecável.

    ResponderExcluir
  17. Oi minha xurumela
    eu também fico impressionada com a crueldade humana
    eu sempre assisto aqueles casos que passam no investigação discovery e eles sempre dizem que a maioria dos casos é mesmo de maltratos durante a infância, muito triste né
    Os livros da Dark são sempre caprichado mesmo
    com certeza eu iria gostar dessa leitura

    ResponderExcluir
  18. O que falar da Ilana? Uma profissional incrível, realmente uma das melhores no ramo do Brasil e do mundo, todo o estudo e empenho dela é admirável.
    Como sigo essa linha jurídica e como já disse em outras resenhas, trabalhei com isso, pude ver um pouco disso bem de perto, a perversão, a maldade, o poder de mentir e dissimular das pessoas, tudo isso me faz ter uma obsessão parecida com a sua.
    O trabalho da Darkside é de cair o queixo, impressionante mesmo, uma edição digna do material, irei adquirir em breve esse box, já li A Prova e a Testemunha e acompanhei a presença da Ilana no quadro Os Paranormais do SBT onde pessoas paranormais tinham que "resolver" alguns dos crimes citados por ela nos livros.
    Caso não tenha visto esse quadro, tem no youtube e recomendo tem momentos que nos surpreendem, uma resenha mais uma vez perfeita e as fotos deram um gostinho de quero mais.

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!