09 maio, 2015

Sobre a Escrita - Stephen King


Eleito pela Time Magazine um dos 100 melhores livros de não ficção de todos os tempos e vencedor dos prêmios Bram stoker e Locus na categoria Melhor Não Ficção, Sobre a Escrita: A arte em Memórias é uma obra extraordinária de um dos autores mais bem-sucedidos de todos os tempos, uma verdadeira aula sobre a arte das letras.O livro também não deixa de lado as memórias e experiências do mestre do terror: desde a infância até o batalhado início da carreira literária, o alcoolismo, o acidente quase fatal em 1999 e como a vontade de escrever e de viver ajudou em sua recuperação.Com uma visão prática e interessante da profissão de escritor, incluindo as ferramentas básicas que todo aspirante a autor deve possuir, Stephen King baseia seus conselhos em memórias vívidas da infância e nas experiências do início da carreira: os livros e filmes que o influenciaram na juventude; seu processo criativo de transformar uma nova ideia em um novo livro; os acontecimentos que inspiraram seu primeiro sucesso: Carrie, a estranha. Pela primeira vez, eis uma autobiografia íntima, um retrato da vida familiar de King.Ao mesmo tempo um álbum de memórias e uma aula apaixonante, essa obra irradia energia e emoção no assunto predileto de King: literatura. A leitura perfeita para fãs, escritores e qualquer um que goste de uma história bem-contada.



 Editora Suma de Letras

256 Págs



Preciso desabafar antes de entrar na resenha deste livro.
King nunca teve lugar em minha estante, na verdade li apenas 2 livros dele e achei bem medianos e viajados, trash demais para meu gosto (continuem me amando gente).



Acredito que todos aqui sabem da paixão por este autor por nossa amada amiga e chefa desta bagaça, a nossa ruiva preferida - Telma.



Estava na casa dela um dia desses e vi dois livros do King ainda no plástico em cima da mesa do escritório, eu curiosa perguntei, e estes livros ae, ela saltou sobre os livros (tava naquela fase de namoro, que você fica sempre acariciando o livros sabe,rs), quando ela se deu conta que eu não era ameaça alguma e que ela poderia me mostrar os livros sem problemas (gente eu não dou a mínima pro King, mas confesso que este livro me fez repensar este status atual), quando ela desembalou os livros, um dos títulos me chamou a atenção – ele tinha uma capa preta toda misteriosa e com uma imagem de um homem e uma janela nebulosa, eu automaticamente disse, me empresta, este tema muito me interessa.



Sei que foi um pouco doloroso a separação do livro tão amado, mas Telma conseguiu praticar o desapego por conta do amor aos amigos e esta história teve um final feliz, inclusive já devolvi o livro. rs




E chega de blábláblá, vamos aos meus pitacos sobre este livro do King




Bem, como tenho ranço (preciso trabalhar mais este meu lado durão,rs) do autor devido experiencias passadas, fui pro livro sem nenhuma expectativa e fui de coração aberto, o que vier é lucro e veio.




Este livro é para escritores iniciantes e visivelmente para os fãs do trabalho do autor (é um mimo pros fãs eu diria), não lembra em nada aqueles elaborados e enfadonhos manuais de escrita, que mais te chateiam do que produzem algo de positivo em sua escrita.




A forma escolhida pelo King (ah muleke) o beneficiou muito, o misto entre biografia e dicas pessoais de escrita e de como é o próprio processo quando ele está escrevendo seus títulos, tornou o livro um bate papo , uma verdadeira conversa entre amigos, tendo momentos muito íntimos e de descontração.



Bem ele dedica umas 80 páginas a sua vida no inicio do livro e de como a escrita foi acontecendo na vida dele, talvez isso possa irritar algumas pessoas que vão para este livro querendo saber logo sobre a arte da escrita, mas eu entendi o que o autor quis mostrar e não achei perda de tempo.
A vida dele é ser escritor, as coisas se confundem, uma é extensão da outra, então não se zangue por isso, tá bem?




Eu particularmente gostei muito desta forma despretensiosa de falar sobre como escrever, acaba por desmistificar o ofício e dá um empurrão aos escritores que ainda estão maturando a ideia e que não se lançaram ainda ao árduo trabalho que é contar histórias vívidas e consistentes, e também acaba por dar a mão aos escritores indecisos e vacilantes.




O livro é singelo (isso é um elogio) e funcional, o King foi honesto com a tarefa de falar sobre escrita , já que usa sua própria experiencia como escritor de ficção.



Você já pode após a leitura colocar as dicas do seu King no papel , sejam ela somente sobre a escrita ou mesmo sobre os toques dados sobre o mercado editorial e afins.
Já ia me esquecendo de algo muito importante, o King usa quase como livro texto para expor suas ideias, o livro Elements of Style de William Strunk Jr. e E.B. Whithe (sem tradução por aqui), que segundo ele quase não há baboseira nele,rs.




Ao final do livro, ele coloca uma longa listas de livros lidos por ele nos últimos anos e que vale muito a pena dar uma checada, mas antes disso, algo que achei de grande valor, foi ele dizer leia fulano para aprender como fazer diálogos reais, ou leia sicrano para construir descrições de personagens e situações, panos de fundos, ritmo...




E que me desculpem os não apaixonados por um bom rock, não tem como não criar alguma espécie de vinculo com um cara que escuta no talo Metallica e AC/DC enquanto cria suas histórias né.




Alguns quotes, olha que marquei muitas coisas, escolher foi tarefa difícil, mas vamos lá




...escritores possam ser feitos, nem pelas circunstâncias nem por autodeterminação (embora já tenha acreditado nessas coisas). O equipamento vem na embalagem original. Embora não seja, de forma alguma, um equipamento incomum. Acredito que muitas pessoas têm pelo menos algum talento para escrever ou contar histórias, e esse talento pode ser fortalecido e afiado. Se eu não acreditasse nisso, escrever um livro como este seria perda e tempo”




Gostaria de sugerir que, para escrever com o máximo de suas habilidade, convém construir sua própria caixa de ferramentas e depois trabalhar a musculatura para carregá-la com você”



...o advérbio não é seu amigo”



Os advérbios, como a voz passiva, parecem ter sido cridos para o escritor tímido. Com a voz passiva, o autor em geral demonstra medo de não ser levado a sério; é a voz de menininhos usando bigodes de canetinha e de menininhas andando para lá e para cá com os saltos altos da mamãe”


Escrever é seduzir”


Se você quer ser escritor, existem duas coisas a fazer, acima de todas as outras: ler muito e escrever muito”


Cada livro que se pega para ler tem uma ou várias lições, e geralmente os livros ruins têm mais a ensinar do que os bons”



...uma das principais regras da boa ficção é nunca dizer algo que você pode, em vez disso, nos mostrar”



A descrição começa na imaginação do escritor, mas deve terminar na do leitor”



A leitura é o centro criativo da vida de um escritor. Eu levo um livro comigo aonde quer que vá, e não faltam oportunidades para mergulhar na leitura”




Trilha sonora de riffs potentes do Metallica – Album Death Magnetic


Marcia Cogitare





23 comentários:

  1. Como assim?????????
    As bandas que ele ouve ao escrever são minhas duas bandas favoritas??
    Eu sabia que havia mais apreço pra ser sentido!
    Marcinha... ri à beça da introdução e revi a cena!!! haushuahsuahsuhaushuahsuahus
    Só empresto pros amigos mesmo. (e nem pra todos eles)
    Terminei hoje o "Escuridão Total" dele... e cara... o homem, apesar da prolixidade, sabe escrever.
    Adorei os quotes! E fiquei ainda mais curiosa para começar a leitura deste livro ainda!
    Amei ver você se abrindo para o REI (king) haushuashuahsuhas.
    beijos, coisa linda!
    Sua resenha, divertida como sempre, objetiva e esclarecedora (além de motivadora)
    =D7

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaah, Telma - sabe que foi com muito receio que li este livro, por saber que vc é mega fã do autor, e eu não queria desgostar de mais um livro dele, ainda bem que isso não aconteceu.

      E realmente a leitura deste livro removeu a barreira que havia entre eu e o King, quero ler outras coisas dele, vai que goste de mais algum livro né.

      Obrigada pela confiança em emprestar seus queridinhos,rs.

      E como não gostar de alguém que ouve Metallica e AC/DC, impossível.

      Hug :D

      Excluir
  2. Olha,sou fã ardorosa do autor. não perco um livro dele. Rsrsrs Vivo e suspiro por cada lançamento novo dele. O homem é bom demais.É viciante. Você começa a ler sem nenhuma pretensão e quando vê está de quatro por suas histórias. Estou doida pra ler este romance e espero conseguir logo. Minha estante vai ficar o máximo com mais um livro dele pra coleção.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beth, não é um romance, mas um livro qu mistura biografia do autor e manual de como escrever.

      Espero que vc curta este livro bem diferente do King.

      Hug :D

      Excluir
  3. Fiquei imaginando a cena da Telma pra emprestar o livro novinho de seu tão amado escritor rsrsrs, mas sabemos que ela é uma pessoa maravilhosa
    Apesar de não ter interesse nesse livro em particular, eu gosto do King Márcia (não me odeie rsrsrs)
    O que não me atrai nesse é que não curto biografias e apesar de gostar de ler não pretendo escrever nenhum livro, ai creio que pra mim a leitura não seria válida
    acho até que você deu estrelas demais rsrsrs
    bj
    ⋙ ♥ Blog Livros com café

    ResponderExcluir
  4. Pepi, sabe que vi nos olhinhos dela que rolou uma dúvida se aquele livro passaria pela porta da frente e iria para a zona sul, mas como o amor foi maior, deu tudo certo,rs

    E Pepi, tenho vários amigos que são loucos pelo King,rs, então não te odeio não tá,rs

    Este livro faz este mix entre biografia e manual de escrita, se vc não curte, deixe de lado e leia coisas que te agradem e te fazem feliz

    Hug :D

    ResponderExcluir
  5. o unico livro do autor que eu li foi A coisa que demorei um mes inteiro pra terminar mas valeu a pena porque o livro é simplesmente incrivel, esse livro "sobre a escrita" eu achei bem legal e se eu voltar a ler outro livro do autor vai ser esse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emanoelle, vai nele, que vc vai curtir.
      Sabe que este livro me trouxe vontade de ler o King, como expliquei, não tenha rolado química entre nós,rs

      Hug :D

      Excluir
  6. Faz muito tempo que não leio King, mas lembro que me encantei (e assustei) com sua escrita. Já tentei escrever diversos livros, mas nenhum foi pra frente kkkkkkkkkkkkkkkkk receber dicas do mestre de uma forma tão amigável deve ser muito bacana! Quando vi o lançamento, não me interessei pelo livro. Agora ele parece nada mais nada menos do que incrível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kemmy, com seu histórico, tenho absoluta certeza que este livro foi feito sobre medida para vc.
      Vai fundo e seja feliz como Escritora.

      Hug :D

      Excluir
  7. Marcia Cogitare​, simplesmente apaixonante!!! Tenho a mesma opinião que você em relação aos livros do King, mas este....Eu AMO biografias, guria!!! Ainda mais aquelas que te dão conselhos... Me lembrou muito agora uma que eu li que mudou a minha vida, do Samuel Wayner, o nome da obra era Minha Razão de Viver (Memórias de um Repórter). Ele foi um importante jornalista do Jornal Última Hora, da época do Getúlio Vargas. Por coinscidência, ele faleceu no mesmo dia que eu nasci.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabrina, fale baixo, tem monte de gente que pira no King por aqui,rs.

      Eu tb gosto de bios, a última que li, foi a do Ozzy maluco, ri horrores.

      Me pareceu muito interessante a bio que vc citou, não conhecia, vou anotar aqui.

      Hug queridona :D

      Excluir
  8. por falar em biografia, o Billl Clinton se puxou neh gata...nunca vi uma tãooo enorme quanto a dele. É tipo uns 15 cm brincando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabrina ficou engraçado o que vc escreveu aqui, pensei em outra coisa com suas medições,rs, mas entendi que é o livro, rs

      Hug lindona

      Excluir
  9. Marcia!
    Fiquei imaginando a cena da Telma pulando em cima dos livros com receio...kkk
    Realmente é um estilo diferente do King e que bom, assim podemos aprender mais sobre como ser um escritor iniciante, lendo as dicas dadas pelo mestre do terror.
    Bom demais!
    Temos de diversificar por vezes e ainda assim, lendo um bom escritor.
    “Tudo na vida acontece em função do melhor!Acredite, a sua amargura de hoje é, com certeza, a sementinha da sua alegria de amanhã!”(Mariluci Carvalho)
    Semaninha cheia de luz e paz!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rudy, a Telma parecia uma leoa protegendo os filhotes,rs

      Não sei se tem interesse neste tipo de livro, mas julgo um bom livro para escritores iniciantes.

      Hug :D

      Excluir
  10. Oi!
    Ainda não li nada do Stephen King, esse me surpreendeu adorei o tom de bate papo do livro perfeito pra quem gosta de escrever ou quer escrever um livro com dicas do King fiquei muito curiosa com a biografia dele !!
    kkkk' também sou igual a Telma quando meus livro chegam fico naquela fase do namoro e não deixo ninguém tocar !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suzana se tem interesse neste assunto, mega recomendo este título do King.

      E que bom que vc também se identifica com os apegos livrísticos da Telma, rs

      Hug :D

      Excluir
  11. Me identifiquei com a cena dos livros que a Telma fez, sou exatamente assim só empresto para quem realmente confio.
    Eu sou fã do King, gosto dos livros mais pesados e até trash, mesmo nos mais estranhos ele me conquista com a narrativa e os personagens malucos, rs.
    Um "manual" desse feito por um dos autores mais consagrados da atualidade, contendo dicas e um pouco sobre a vida dele dando aquele ar de biografia com certeza merece ser lido, para quem quer ser autor tem ensinamentos que valem ouro e essa lista feita por ele indicando obras e dizendo os livros lidos é muito bacana.
    Com essa trilha sonora e bandas favoritas, não tem como não mergulhar de cabeça na escrita e na leitura do mestre do terror!

    ResponderExcluir
  12. David queridão, então tenho certeza que vc curtirá muito a leitura deste título do King.

    O que mais curti, foi mesmo a lista de livros, legal vc comparar e ver o que vc também leu.

    Hug :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Marcia, ver os que já li e acrescentar mais alguns para a lista de futuras leituras, afinal seguir a recomendação de um grande autor como o King é certeza de sucesso, estou curioso para ver quais livros ele indica.

      Excluir
  13. Oh, Marcia, já pensando besteira...kkkk estava me referindo ao tomo mesmo. Se você quiser um exemplar é só me avisar que te consigo.

    ResponderExcluir
  14. Uma aula bem apaixonante sobre a escrita e ensinamentos sobre relacionar-se com o mundo da literatura. O livro é bem trabalhado e possui uma narrativa super carismática, gostei muito de ter lido. Adorei as citações que você selecionou.

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!