05 maio, 2015

Resenha: Outlander - A Libélula no Âmbar





Claire Randall guardou um segredo por vinte anos. Ao voltar para as majestosas Terras Altas da Escócia, envoltas em brumas e mistério, está disposta a revelar à sua filha Brianna a surpreendente história do seu nascimento. É chegada a hora de contar a verdade sobre um antigo círculo de pedras, sobre um amor que transcende as fronteiras do tempo... e sobre o guerreiro escocês que a levou da segurança do século XX para os perigos do século  XVIII.

O legado de sangue e desejo que envolve Brianna finalmente vem à tona quando Claire relembra a sua jornada em uma corte parisiense cheia de intrigas e conflitos, correndo contra o tempo para evitar o destino trágico da revolta dos escoceses. Com tudo o que conhece sobre o futuro, será que ela conseguirá salvar a vida de James Fraser e da criança que carrega no ventre?

Pois bem, queridos surtados...

Tô aqui pensando em como a Saída de Emergência é uma Editora incrível e com um slogan verdadeiro (pra variar): "livros pra sair da rotina"!
Eu estava me sentindo órfã quando terminei o livro 1 e depois de terminar esse 2º volume, me sinto órfã novamente... mas mais adulta, certa da genialidade de Diana Gabaldon e ansiosa pela continuação.
Fiquei felicíssima ao reencontrar os personagens do primeiro livro, a quem tanto já havia me afeiçoado. Agora mais velhos e com mais Histórias para contar!
Literalmente o livro é uma aula de História muito diferente das que tive em meus tempos de escola. A autora sabe contar, sabe entreter e ensinar. Esse livro, além da aula, é recheado de sensualidade (adooooooooro!). Jamie Fraser e Claire Randall, os queridinhos estão de volta pra mostrar o que é sensualidade e eroticidade dentro de contexto!
Naturalmente que mais personagens ganham notoriedade, dentre eles está a filha do casal. Há também a mudança de ambientação (tanto geográfica, quanto de época).
O livro realmente pode assustar pelo número de páginas (935), mas valeu cada uma delas! É fato que Diana Gabaldon foi prolixa várias vezes, mas "who cares"? Eu só não quero a prolixidade dos livros chatos e esse está longe de ter esse adjetivo. Este livro é envolvente, intrigante (cheio de mistérios), brilhante, bem estruturado e... cara... como é bem escrito e descrito!
A autora sabe misturar tão bem História real e fictícia que acabamos acreditando nos personagens e sofrendo com eles (e por eles)!
A sra. Gabaldon abusa das figuras de linguagem (Língua Portuguesa) e as que mais me chamaram a  atenção foram as metáforas, eufemismos, antíteses regados a pitadas deliciosas de ironia.
Uma pequena amostra de sua escrita:
"Então eu o vi. Pude sentir todo o sangue esvair-se da minha cabeça conforme meus olhos traçavam, incrédulos, a elegante curva do crânio arrojado, de cabelos escuros, entre as perucas empoadas ao redor. Alarmes soaram dentro da minha cabeça como sirenes de bombardeio aéreo enquanto eu lutava para aceitar e repelir as impressões que me assaltavam. Meu subconsciente viu a linha do nariz, pensou "Frank" e virou meu corpo para lançar-me em sua direção e abraçá-lo. "Não é Frank". emitiu o centro ligeiramente mais alto e mais racional do meu cérebro, estancando meus movimentos quando vi a curva familiar da sua boca, um meio sorriso esboçado. "Você sabe que não é Frank", repetiu o centro do meu cérebro, fazendo os músculos de minhas pernas paralisarem. Em seguida, a guinada para o pânico, o aperto das mãos, o nó no estômago, conforme os processos mais lentos do pensamento lógico sobrevinham obstinadamente no rastro do instinto e do conhecimento, ao ver a fronte alta e a inclinação arrogante da cabeça, assegurando-me do impensável. Não podia ser Frank. E se não era, então só poderia ser..."(p.189)
Percebe?

Última chance de perceber:
"Sem as incômodas anáguas foi fácil. Senti-me como se eu estivesse flutuando, erguendo-me sem esforço, levantando as minhas saias pelo comprimento do seu corpo, dispondo-me em cima dele como uma nuvem no topo de uma colina, dando abrigo ao desejo." p.668
Pois é... 
Eu amei e está entre meus favoritinhos... assim como Diana Gabaldon está entre minhas escritoras favoritas.

Magia, guerra, sexo, amor, traição e tantas outras coisas nesse conteúdo imenso, que só é superado pela satisfação de lê-lo!

Ah! (1) O carteiro já já chega com meu volume 3! *suspiro*

Ah! (2) Caso haja erros gramaticais e/ou ortográficos serão corrigidos à medida que eu reler a resenha recém saída do forno.









Sobre a série Outlander:


A série, baseada no baseda neste livro  acabou de ser renovada em consequência da boa audiência. A segunda temporada da série será  o nome do livro é A Libélula Presa no Âmbar. A segunda temporada irá ter 13 episódios, pouco menos que a primeira que terá 16 episódios.
Caso não tenha assistido a primeira, eu recomendo!



17 comentários:

  1. Livros enormes assim, tem que ser mais que bom pra segurar o leitor e ainda ganhar 5 estrelas né, pelo jeito esse é, já que você gostou tanto e falou tão sentimentalmente dele que deu até pra sentir o que você sentiu rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro realmente é maravilhoso, Eri.
      Demorei pra lê-lo mas a gente vai dormir querendo mais!
      ;)

      Excluir
  2. Me pareceu muito divertido e de estilo bem preciso, porém de leitura fluida.

    Uma dúvida, é sobre viagem no tempo este enredo?

    Hug e é impossível ignorar suas indicações :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há viagem no tempo, sim, Marcinha.
      O livro é muito empolgante, mesmo... e escrito bem pra caramba.
      Há guerras, História e, e... e.... enfim... é bem temperado!
      beijconas

      Excluir
  3. Telma!
    É tão bom ver uma série perfeita em todos os aspectos, tanto na construção das personagens, ambientação dos lugares e uso do português que nos enriquece.
    Sou apaixonada pelo tema viagem no tempo e desde que essa série saiu, tenho interesse. Esperando apenas uma folguinha aqui para comprar todos de uma só vez.
    Amei sua avaliação bem detalhada.
    “Não basta ter uma intuição forte,é preciso enxergar com os olhos espirituais,podendo assim discenir,separando então o joio e o trigo.” (Viviane SaintClayr)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Rudy....
      Essa série é realmente tudo de bom!
      beijoconas
      :)

      Excluir
  4. Eis uma série que nunca me chamou a atenção :/
    Apesar de todas as resenhas serem positivas, eu não sei se leria. Principalmente por ser série (não tenho muita paciência)
    Acho que vou tentar assistir pra ver se resolvo dar uma chance aos livros!

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kemmy, não sou fã de livros em séries também, mas esse me ganhou totalmente!
      beijos em você!
      :)

      Excluir
  5. Sou COMPLETAMENTE LOUCA por essa série, li os livros quando ainda eram pela Rocco e fiquei louca quando disseram que ia ter série (confesso que fico com ciúmes pq tá fazendo muito sucesso, todo mundo tá gostando affe, essa série é MINHA!!) Ainda não li o 3º livro por que nunca tinha, agora na nova edição vou correr pra comprar e ler logo. Recomendo pra todo mundo, não tem como não gostar dessa série

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julia,
      haushaushaushuahsuahsuahsuhasuhaus :))
      Eu entendo seu ciúmes perfeitamente!!!!! É como se tivéssemos criado a própria obra e agora todos estão se apropriado dela!
      O terceiro tá chegando e eu tô louca pra ler.
      Muitos beijos em você, ciumentinha!
      :)

      Excluir
  6. eu nao li nenhum dos livros por falta de tempo(sempre) mais eu quero muito ler pois adoro livros de época e ainda mais com viagens no tempo!, nao to assistindo a serie porque eu sou dessas que quer ler primeiro o livro e depois a adaptaçao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emanoelle, creio piamente que você vai amar!
      Me conta depois!
      Também prefiro ler primeiro e depois ver adaptações.
      beijoconas
      \m/

      Excluir
  7. querida Telma, Outlander é tão grande para ler quanto Guerra e Paz. São 935 páginas os três volumes juntos ou o volume que você leu? Fiquei confusa. Em relação às figuras de linguagem, me remete à literatura gostosa do Jorge Amado quando li Dona Flor e Seus Dois Maridos. Oh, livro, gostoso de ler... Recomendo, caso ainda não o tenha lido. Bjos!

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Já li varias resenhas sobre esse livro e ele me deixou muito curiosa, fiquei sem entender muito bem essas longas passagens de tempo entre um livro e outro, mas parece que a autora consegue nos preder na leitura e os personagens não perdem sua identidade sempre tive uma dificuldade em imaginar os personagens ficando mais velhos e a serie parece bem legal quero ver se consigo assistir o primeiro episodio !!!

    ResponderExcluir
  9. A Saída de Emergência realmente anda inovando e trazendo livros fantásticos e com uma qualidade ímpar para os leitores.
    Outlander é uma das séries que mais quero ler, devido ao enredo complexo e cheio de reviravoltas, juro que não saberia escrever tantos livros, com os mais diversos elementos igual a autora faz e com maestria.
    Fico feliz ao saber que o segundo volume supera o primeiro e nos deixa ainda mais ansiosos para os próximos, quero saber mais sobre as guerras e aprender com as aulas de História, fico fascinado lendo um livro com figuras de linguagem bem usadas, deixa ainda melhor a leitura.
    Só fiquei chateado em dividirem o 3º volume em dois, acho que é uma maneira de lucrar mais, já que os dois volumes são grandes e nem por isso os leitores reclamaram, podiam lançar volume único e fazer logo o 4º!rs
    A série de tv vem sendo bem elogiada, mas prefiro ver depois de ler o livro, assim fica mais fácil de matar a saudade e idealizar os personagens.

    ResponderExcluir
  10. Olá
    não sou muito fã dessa serie, mas eu sinto uma vontade imensa de ler os livro, já saíram três aqui no Brasil se eu não estiver enganado, adorei a resenha
    Bjks

    ResponderExcluir
  11. Realmente Netinho, a gente precisa ter muita força de vontade, pois apesar da literatura ser saborosa, ela é muito extensa! Só um livro são mais de 900 páginas! Então na hora que a gente começar a ler teremos que ter bastante paciência para acabar a leitura.

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!