15 abril, 2015

Demolidor - O Homem Sem Medo


Uma chama arde profundamente em Matt Murdock. Ele foi criado por seu pai, um boxeador em decadência com uma última chance de fazer algo de bom - uma chance que lhe custou a vida. Ridicularizado e atormentado pelas outras crianças enquanto crescia, Matt teve sua vida irremediavelmente alterada quando, ao salvar um idoso, perdeu a visão ao ser atingido por materiais radioativos. A compensação? Uma vontade inquebrantável e uma inteligência aguçada, que ajudaram a dar foco aos supersentidos com os quais Matt foi abençoado pelo acidente.







Frank Miller - Roteirista
Romita Jr - Desenhista





Este quadrinho é a bíblia do personagem Demolidor, aqui você fica informado de sua origem e universo, é um excelente quadrinho para se iniciar com o personagem.



Frank Miller conseguiu fazer um roteiro muito completo e interessante.
Curiosidade inútil, Frank Miller trabalhou no roteiro do filme Robocop II (mas é um lixo, não vão atrás dessa podrera).



Iniciamos a narrativa com Matt Murdock com vista para a caótica Cozinha do Inferno, subúrbio de Nova York (existe mesmo este bairro em NY), violento pra cacete, poizé, é ai que o garoto mora com seu pai fracassado, já que fora abandonado por sua mãe quando ainda era um bebê (oh sofrência).



Nas primeiras páginas vemos como Matt ganha seus poderes ultra humanos.






Ao contrário do que se pensa, estes poderes no inicio, o deixavam no limite do desespero, imagine poder ouvir conversas a quilômetros de distância, e ter os demais sentidos mega ampliados, é pra pirar e chamar Jesus de Genésio.



É nesta fase que aparece o Stick, treinador ninja (Frank Miller é tarado nos ninjas) do Matt, que não dará moleza pro garoto e fará dele um futuro defensor da cozinha do inferno, lugar empesteado de todo tipo de criminosos (praticamente uma Gotham).


Também é mostrado de onde surgiu o nome Demolidor, tendo a ver com seu pai boxeador.



Irei apenas citar os acontecimentos importantes que ocorrem neste quadrinho, gostaria muito que vocês pudessem ler e sentir a história.




Mesmo sendo um quadrinho mais antigo, ele foi publicado nos EUA em 93 (mini série em 5 partes), traz assuntos pertinentes ainda hoje, como bullying, a realidade dos bairros mais pobres, a criminalidade, a dureza de se criar um filho sozinho.


Outra sacada genial do Miller, é que ele apresenta não o herói, mas o ser humano, que sofre com uma séries de coisas e está se adaptando a sua nova condição.



Acho que o Demolidor poderia ter sido fruto do seu meio e se tornado um criminoso, mas não é isso que acontece, ele escolhe ser um herói urbano, o protetor de seu bairro.



Temos também o encontro de Elektra (tem filme de 2005, esqueça, isso é uma merda mole) como par romântico mais antagônico e problemático dos quadrinhos.


No homem sem medo, vemos a ascensão do rei do crime. Gosto muito das homenagens de Frank Miller ao poderoso chefão e até mesmo ao Batman, espalhados pelo quadrinho, basta ter um olhar mais atento.


Gosto muito dos enquadramentos escolhidos pelo Romitinha, mas não curto seus traços aqui, principalmente os cabelos dos personagens me incomodou demais, vai entender né (um momento de rabugice).



A Panini lançou em 2009 um encadernado capa dura de luxo desta história com extras e trechos do roteiro do Miller (no momento esgotado). Se acharem nos sebos da vida, comprem correndo, vale cada centavo.



E se você mora em outro planeta e não sabe da existência da série na Netflix, fiz um post sobre o piloto, só Clicar Aqui.



Trilha sonora que me acompanhou durante escrita desta resenha - City and Colour - Album The hurry and the harm de 2013




Marcia Cogitare







22 comentários:

  1. Honestamente não curto Demolidor, talvez tenha achado besta por conta do filme, ou talvez eu ache o Batman mto bom (tb por conta dos filmes) e não dê mto espaço para o resto.
    Não pensando melhor é que eu normalmente não gosto da linha da Marvel, sou mais a sombria DC =P

    Miquilis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna vou lhe contar um segredo, eu também sou muito mais a DC, tanto que se vc ir na abinha nos marcadores - HQ, verá que tem muito mais DC resenhado por aqui do que Marvel,rs

      Batman também é meu herói favorito, por aqui temos resenhas de Batman a Piada Mortal, Batman - O Filho do Demônio e Coringa do Azzarello e Lee Bermejo.

      Hug :D

      Excluir
  2. Já assisti o filme dele quando passou na tv,até que gostei.Mas não foi nada comparado a essa nova série que está passando na tv a cabo. É bom demais. Recomendo. Agora sobre este em forma de quadrinhos nunca li. E não sei se o leria. Não curto muito desenhos assim, principalmente se forem coloridos,Acho que perdem o impacto. Prefiro em preto e branco. Não sei explicar direito,mas pra mim,trás mais intensidade e realismo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beth, também tenho curtido este Demolidor da Netflix, a série está redondinha.

      Sobre a escolha de quadrinho colorido ou preto e branco, depende da história ou do traço, mas entendi o que vc quis dizer, o preto e branco deixa as cenas mais cruas.

      Talvez vc possa gostar do traço realístico de Alex Ross, ainda não resenhei nada dele por aqui, mas logo pago esta dívida.

      Hug :D

      Excluir
  3. Nossa Marcinha, a Panini te deixa louca né?
    Já vi você postando muita coisas deles e a qualidade nunca deixa a desejar. Esse não foi diferente. Muito embora este tipo de história não faça minha cabeça, devo confessar que os gráficos chamaram demais minha atenção.
    Sua resenha, como sempre me fazendo salivar. :D
    beijos, sua linda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Telma a Panini deixa todos os fãs de quadrinhos surtados, eles detém os direitos de publicação da Marvel e DC Comics.

      Sei que super herói não é a vibe de muita gente, mas como estreou o Demolidor pela Netflix, quis apresentar o quadrinho, vai que tenha alguém que se interesse né.

      Hug gatona \m/

      Excluir
  4. Marcia, simplesmente amo essas suas resenhas.
    Amo esse herói, assisti até o filme porcaria (várias vezes - acredite!) por gostar tanto. Na verdade essas adaptações de quadrinhos para o cinema sempre assisto (nem sempre de imediato ao lançar, mas assisto sempre) por amar cada história. Assim que possível vou adquirir esse, parece um início que compensa ser lido, apesar de saber da história, mas parece que ler/assistir repetidas vezes sobre nunca é demais para mim.

    ResponderExcluir
  5. Cinthia, este quadrinho compensa sim, pena que está esgotado, tem que nos sebos pra encontrar ele ou ler digitalmente.

    Hug :D

    ResponderExcluir
  6. Eu sou obcecada por quadrinhos e tenho a mera sensação de que você ta querendo nos levar mesmo pro mundo dos demolidores hein kkk
    Pena que seja dificil adquiri-lo senão já, já eu iria atrás dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Liih se é facinada por quadrinhos, então está no lugar certo, temos resenhas de quadrinhos também, só dar uma buscada e achar algo que lhe agrade.

      Este quadrinho no momento somente o importado, estou esperando uma republicação da Panini, mas vc pode le de forma digital, tem na net da vida.

      Na coleção Salvat (nas bancas de jornal e na Livraria Cultura), vendem dois encadernados muito bons do Demolidor - A Queda de Mordock e Diabo da Guarda.

      Hug :-bd

      Excluir
  7. Que bacana o quadrinho, eu comecei a ver o seriado, só que vi somente o primeiro episodio e gostei muito mesmo, irei continuar assistindo para saber mais sobre o Matt, como eu gosto de quadrinho quando for possível (quando eu disso possível é por causa da grana mesmo rsrsrsr).
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E conquistei mais um membro para o lado negro da força,rs
      Bjs Camila

      :D

      Excluir
  8. Eu não curto muito ação sabe, meu lance mesmo é fantasia, terror, suspense e romance se não for tão meloso,

    ⋙ ♥ Blog Livros com café
    Instagram - @bloglivroscomcafe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pepi, estou pensando em resenhar uma hq mega antiga que segue o teu gosto, fantasia.

      Então deixe o Demolidor no cantinho dele, e busque outros quadrinhos que se encaixam mais com teu gosto literário, garanto que vc achará algo.

      Hug :-bd

      Excluir
  9. Márcia!
    Li sim a postagem que fez sobre o Demolidor no Netflix e até andei fuçando lá, embora não tenha feito assinatura por simples falta de tempo em poder acompanhar tudo que gostaria por lá.
    Gostei do HQ de O Demolidor, achei as ilustrações bem feitas e o enredo aprazível de acompanhar.
    Um final de semana carregadinho de luz e paz!
    “Não acredite mais em pessoas especiais, mas em momentos especiais com pessoas habituais.” (Chafic Jbeili)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rudy minha queridona, dê uma chance pro Demolidor, penso que vc irá curtir.

      Me parece que agora tem saído por conta do sucesso do Demolidor no Netflix, os quadrinhos a muito tempo esgotados.

      Hug :D

      Excluir
  10. Já tinha ouvido falar desse quadrinho, mas nunca tinha tido a chance de ler uma resenha sobre ele e a sua me deixou com vontade de ler agora!
    Como eu disse no post sobre a série, gosto muito quando são narradas as origens dos heróis, sua vida além de defender a cidade ou o bairro, como conseguiu os poderes, o período de adaptação, passa mais verdade para o personagem e nos faz torcer por ele.
    Realmente os filmes feitos tanto do Demolidor quanto de Elektra foram muito ruins, ainda bem que estão sendo produzidas séries muito boas diga-se de passagem, contando a história dos quadrinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. David

      Veja bem vindo e esteja a vontade para tecer tuas opiniões por aqui.

      Eu acho que como o Demolidor e desconhecido para o grande público que não são leitores dos quadrinhos, a Netflix acertou em usar este quadrinho como uma das referências para construir o personagem.

      E é sempre bacana saber os pequenos detalhes desses heróis quando eles ainda eram pessoas comuns.

      Hug D:

      Excluir
  11. eba!!! Demolidor!!! Assisti todos os filmes... sou mto fã mesmo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabrina, eu não curto o filme do Demolidor, mas é bacana que mostra pro público um personagem interessante do mundo dos quadrinhos.

      Hug :D

      Excluir
  12. Marcia, como você é boa nisso!!! Estou impressionada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabrina, assim vc me deixa mal acostumada,rs

      Faz uns anos que sou uma leitora de quadrinhos, então é fácil pra mim, devido ao costume.

      Hug lindona :D

      Excluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!