19 abril, 2015

Álbum de Casamento

Quarteto de noivas ~ I


Álbum de Casamento - Quando crianças, as amigas Parker, Emma, Laurel e Mac adoravam fazer casamentos de mentirinha no jardim. E elas pensavam em todos os detalhes. Depois de anos dessa brincadeira, não é de surpreender que tenham fundado a Votos, uma empresa de organização de casamentos bem-sucedida. Mas, apesar de planejar e tornar real o dia perfeito para tantos casais, nenhuma delas teve no amor a mesma sorte que tem nos negócios. Até agora. Com várias capas de revistas de noivas no currículo, a fotógrafa Mac é especialista em captar os momentos de pura felicidade, mesmo que nunca os tenha experimentado em sua vida. Por causa da separação dos pais e de seu difícil relacionamento com eles, Mac não leva muita fé no amor. Por isso não entende o frio na barriga que sente ao reencontrar Carter Maguire, um colega de escola com o qual nunca falara direito. Carter definitivamente não é o seu tipo. Professor de inglês apaixonado pelo que faz, ele cita Shakespeare e usa paletó de tweed. Por causa de uma antiga quedinha por Mac, fica atrapalhado na frente dela, sem saber bem como agir e o que falar. E mesmo assim ela não consegue resistir ao seu charme. Agora Carter está disposto a ganhar o coração de Mac e convencê-la de que ela é capaz de criar suas próprias lembranças felizes.


Quarteto de Noivas # 01
Nora Roberts
288 páginas
Arqueiro


Estou participando de um Livro Viajante de toda a série quarteto de noivas. Primeiro, porque nunca tinha lido nada da Nora Roberts e queria conhecer a escrita da autora – tantos falam tão bem e uma coisa sou: curiosa -, segundo, acho as capas dessa série bonitas, e terceiro, por me propor a resenhar todos aqui. Então, começando...

Mac teve uma infância conturbada, filha de pais separados - a mãe narcisista e manipuladora, o pai completamente desvinculado sentimentalmente dela – sua única estabilidade era suas amigas Parker, Emma e Laurel, que a ajudaram a manter o equilíbrio e a sanidade. Essa amizade é profunda, desde crianças unidas e inseparáveis, amavam brincar de casamentos, sempre alternando os papeis entre si de noivo, noiva, padrinhos com uma plateia de brinquedos como convidados, até o dia que fora eleita a fotógrafa dos casamentos e tira uma foto com o quadrante perfeito, as três amigas juntas com uma borboleta azul penetra. Daquele momento em diante percebe que era boa em capturar os sentimentos das pessoas em fotos, e junto das amigas, quando crescem, montam a Votos, uma empresa de casamento.

Assim, passa a capturar esses sentimentos e momentos que nunca teve ou se propôs a ter para não se machucar, pois em seu pensamento nada é para sempre, só aquilo que está em uma foto, aquele momento.

Isso, até o dia em que Carter Maguire a encontra de novo e ela se vê em um emaranhado de sentimentos e momentos que nunca pretendeu viver.

Para Carter, seus sonhos de adolescente estão se realizando, um nerd, professor que ama história e literatura, com um pensamento lógico linear e chegado ao desastre total – possui duas pernas esquerdas – mas o único que tem sutileza suficiente de ouvir Mac de forma concisa e verdadeira, e que deseja ter mais do que um tempo com ela.

Carter simboliza para Mac tudo o que ela não pode ter por ser aquilo que ela mais almejou, e essa personificação do desejo em pessoa veio completo, pois a família dele é daquelas que empregam muito em doar de si mesmo em favor de todos, dando amor, carinho e a estabilidade de um lar. Assim, para Carter conseguir aproximar do coração dela e fazê-lo expressar o amor que sente vai precisar lutar com muitos fantasmas que o ronda.

- Não está me ajudando. Parker, o que acha?
- Que você tem medo de magoá-lo. Isso porque, no fundo, ele é legal e você tem medo de passar por cima, de deixar o coração dele aos pedaços.
- E está determinada a acreditar que é incapaz de manter um relacionamento maduro, comprometido. Você não só não se vê como uma pessoa digna de amor, mas também duvida da sua capacidade de ter coragem de trabalhar para mantê-lo.

Encantei completamente pela escrita da autora, ela começa tudo com detalhes, sem tornar a leitura cansativa, e vai desenvolvendo a escrita compassivamente com os limites de todos esses detalhes se encaixarem não deixando lacunas. Teve um momento que pensei: "ah! Agora ela deixou algo para trás", só que páginas após ela encobriu de forma que me deixou abobada.

Não é o tipo de romance que me ganha por completo, prefiro os históricos, mas não há como não se encantar e comover com todo o desenrolar da história de vida de Mac e de Carter. Os dois não poderiam ser mais diferentes um do outro, ele nerd, acanhado, professor, estável e que vê todos os lados bons de todas as situações; ela, expansiva, destruída sentimentalmente, instável, não consegue se vê direito e nem expressar o que sente, mas se completam.

A narrativa se dá em terceira pessoa, com o narrador observador onisciente dando total visão de todos os personagens da história. Não é um livro cansativo e o bom humor está sempre presente – ri muito do desajeito de Carter -, apesar de todo o drama de Mac, Carter e sua família são excepcionais, e as amigas também.

Realmente a autora consegue colocar todo o necessário nos mínimos detalhes para construir um bom texto que prenda o leitor até o fim da leitura.

Se você quer ler um romance adulto bem construído, rico em detalhes e com bom humor presente, uma dose de sentimentos que presa a família e a amizade, não vai se arrepender ao lê-lo. A editora está de parabéns por ter lançado essa série no Brasil.

- Você mudou uma vida. Você muda vidas.
- Não. É verdade. Eu documento vidas ou, pelo menos, partes delas. E isso é importante, tem o seu valor. Mas você as transforma, o que é impressionante. ...



Cinthia




19 comentários:

  1. O romance é divino e até certo ponto divertido. A personagem, Mac,parece mais um homem do que uma mulher. Com suas atitudes e personalidade diferente do que estou acostumada a ver, isso me fez gostar da trama. A série é divina. E a autora está de parabéns pelo lindo trabalho.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beth gostei da observação, creio que acho divertido todo romance, gosto de ver o jogo pela conquista e acabo levando para o lado divertido, e foi bom saber sua visão, jamais saberia. Amei! Gostei muito desse livro, e a Mac realmente é diferente, creio que encapsulada devido aos problemas com a mãe, mas não tão racional como a mente de um homem, ela precisaria andar um pouco mais além para chegar a isso. Obrigada por comentar, amei a profundidade de seu comentário! Beijos.

      Excluir
  2. Não sou muito fã de romances deste tipo, mas me pareceu interessante. E deve ser super legal participar de livro viajante né? bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amo participar de Livros Viajantes, pois leio e conheço outras pessoas, é muito bom sim. Beijos.

      Excluir
  3. Ainda não li nenhum livro da Nora. Sua resenha me deixou mega curiosa para começar com esta série. Um casal que aparentemente não tem nada a ver mas que no fundo se completam. Adorei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Khrys, você resumiu muito bem tudo. O romance compensa cada página e tudo mais, pois os outros personagens são inseridos também, então cria a expectativa de conhecer o destino dos outros também.

      Excluir
  4. Só ouço elogios para essa série, tenho eles aqui e ainda não sei o que me dá que não pego eles para ler. Adoro livros assim, e com esse tema então, deve ser bem divertido e fofo.
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suelen, não faça isso, comece a lê-los. Assim que iniciar a leitura do primeiro não vai querer parar, já li o segundo também e gostei bastante, compensa. Beijos.

      Excluir
  5. Eu tenho a impressão de que vou me apaixonar por essa série, ainda mais que Nora é uma escritora maravilhosa né?! Eu até aceito de presente, viu?! kkkk

    ResponderExcluir
  6. Eu escuto demais sobre Nora Roberts e sei que ela tem uma legião de fãs.
    Nunca li nada dela... mas me reconheci na sua resenha:
    "Não é o tipo de romance que me ganha por completo, prefiro os históricos, mas não há como não se encantar e comover com todo o desenrolar da história de vida de Mac e de Carter."
    Eu também prefiro os históricos mas há um ou outro que me arrebatam.
    Montes de beijos em você, Cinthia.
    =D7

    ResponderExcluir
  7. Olha, Cinthia, só por causa dessa resenha eu vou dar uma nova chance a Nora Roberts.
    Uns 6 anos atrás eu experimentei um livro dela e não gostei.
    Mas me identifiquei demais com a história.
    Vou tentar! E fiquei ansioso. rsrs

    Amei a resenha.
    Beijão!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bom?
    Gente eu ainda não li nenhum livro da Nora, mas pretendo ler O quarteto das noivas assim que me for possível, la vem a grana me impedindo de novo hahahahah acho que o livro irá me encantar muito.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  9. Nunca li nada da autora e sempre me recomendam, eu sempre tinha na cabeça que eram leituras muito melosas, mas até que pela resenha eu gostei e um trecho do primeiro quote me tocou, as vezes penso igual

    ⋙ ♥ Blog Livros com café
    Instagram - @bloglivroscomcafe

    ResponderExcluir
  10. Cinthia!
    O que mais gosto na Nora é a diversidade com que constrói suas séries. São diversificadas e tem romances históricos também, viu? Basta procurar uma série com o tema.

    E como falou, ela constrói o romance e as personagens com detalhes e isso me fascina. Sou fissurada nos detalhes eles dão o tom do livro.
    Um final de semana carregadinho de luz e paz!
    “Não acredite mais em pessoas especiais, mas em momentos especiais com pessoas habituais.” (Chafic Jbeili)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. OI, Cinthia! Tudo bem?

    Parabéns pela belíssima resenha! Gostei muito! =D7
    Também não li nenhum livro de Nora Roberts, mas este livro deve ser bem interessante. :)

    Visite-nos:
    Irmãos Livreiros

    Beijos! ;)

    ResponderExcluir
  12. Nunca li nada da Nora e tenho um certo receio de embarcar nos romances dela, essa série desperta uma pontinha de vontade de ler por cada livro ser focado em uma das 4 amigas, me cansa essa coisa de personagens destruídos que se "curam" e se completam, como ocorre com Mac e Carter que fazem valer a máxima de que os opostos de atraem, não tenho nenhum livro da série e na incerteza de gostar ou não nem pretendo comprar, talvez quando ler as resenhas dos outros livros me decida, mas não me chamou muito a atenção não.

    ResponderExcluir
  13. Cinthia nunca botei fé nesta autora, mas sua resenha me deu uma nova perspectiva.

    Hug :D

    ResponderExcluir
  14. esse tipo de literatura seria considerada chick-lit, Cinthia? Pelo enredo, daria um bom filme de comédia romântica...

    ResponderExcluir
  15. O livro paarece ser bastante envolvente,sem leitura cansativa .. nunca li nenhum livro com esse tipo de romance ainda que envolva casamentos,, parece legal. a resenha é otima..

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!