23 março, 2015

Resenha - Supernova: O Encantador de Flechas (Renan Carvalho)



Imersa em uma ditadura implacável, a isolada cidade de Acigam sofre com a ameaça da guerra civil. De um lado, a Guilda, um grupo que utiliza os ensinamentos da Ciência das Energias para exigir direitos para a população. Do outro, um governo tirano, resguardado por soldados especialistas em aniquilar magos nome vulgar dado aos praticantes da tal ciência. No meio desse conflito vive Leran, que, após ser tragado para a rebelião, tenta aprender mais sobre sua misteriosa habilidade de encantar objetos com a energia dos elementos.
Com uma narrativa envolvente e reviravoltas incríveis, Supernova: O Encantador de Flechas é um livro que vai arrebatar os fãs de fantasia


Editora: Novo Conceito
Páginas: 437
Autor: Renan Carvalho



Livros de fantasia não me seduzem. Não há razões específicas. Apenas me sinto nadando sempre na superfície, sem conseguir me envolver com a narrativa e vivenciar a realidade e sentimentos dos personagens. Logo fico cansado e entediado, suportando a leitura em consideração ao autor ou, quando não o considero tanto assim, simplesmente abandono o livro.

Mas nos últimos dias experimentei uma fantasia diferente, que me fez mergulhar um pouco mais fundo e compreender muito bem o universo que me foi apresentado. Mais do que isso, consegui enxergar a veracidade por detrás da fantasia e tudo fez muito sentido.

Essa experiência se chama O Encantador de Flechas, primeiro livro da série SUPERNOVA, do escritor brasileiro Renan Carvalho, republicado este ano pela Editora Novo Conceito. A nova edição vem com ilustrações inéditas e um capítulo extra do livro A Estrela dos Mortos, segundo volume da série.

(Deixarei que a sinopse anuncie a história e os detalhes prefiro que sejam descobertos durante a leitura do livro. Não quero estragar nenhuma surpresa, ok?).

O Encantado de Flechas é uma história veloz. As coisas acontecem muito rápido, ao mesmo tempo que são descritas minuciosamente. Fiquei muito surpreso com a riqueza em detalhes e a sucessão de acontecimentos, o que permitiu profundidade e dinamismo. Quero dizer que o livro entretém ao mesmo tempo que informa. A fantasia tem fundamento e vai ganhando força no decorrer de toda a história.

Essa qualidade da narrativa agregou significado e realidade à trama. Não se trata apenas de um livro que apresenta magia, muitas lutas sangrentas e fatos extraordinários. É possível detectar facilmente o cunho político e a reflexão a respeito da nossa dinâmica social. Desigualdade entre grupos e classes, centralização do conhecimento e poder, atos de corrupção por parte do governo são alguns temas muito reais adornados pela fantasia.

E que fantasia surpreendente!!!

Além de ter uma velocidade eletrizante, o livro está cheio de reviravoltas excitantes. Os acontecimentos são muito repentinos e com detalhes ainda mais inesperados, inseridos com muito bom gosto e fantasiosos na medida certa. É empolgante de verdade!

Mas preciso admitir uma coisa: não tive empatia pelo Leran, o protagonista da história. Não consigo explicar, mas a personalidade do personagem não me encantou. Ele é um jovem forte, determinado, muito talentoso, admirável pela integridade e coragem, but... I don’t know. Acho que ele carrega uma pitada de arrogância juvenil (ou eu estou louco?!)

Mas sinceramente... Esse é mais um ponto forte da narrativa. Leran é um garoto cheio de personalidade, assim como os outros personagens são verossímeis e construídos com muito cuidado. Todo humor, sarcasmo e emoção da história fica muito evidente nas falas e atitudes dos personagens. Isso diverte, contagia, comove e produz muitas outras reações no leitor.

Renan prometeu um livro de fantasia, cumpriu e foi além!

Apesar de ser o primeiro volume de uma série, O Encantador de Flechas tem um desfecho conclusivo e promete muita coisa boa para os próximos livros.

Gostando ou não de fantasia, experimente a série SUPERNOVA. Tenho certeza que você vai ficar tão surpreso quanto eu. Vale muito à pena!!

O Surtos Literários deseja muito sucesso ao novo e talentoso escritor brasileiro!


Beijos e abraços, leitores encantadores.




Luan Andrade

23 comentários:

  1. Caraca!!!!
    Amei essa resenha e fiquei com vontade de reler o livro.
    É surpreendente como Renan escreve bem, não é? Pois bem, Luan, sua resenha também soube apresentar o livro dele, muito bem!
    Beijocas!
    =D7

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Telminha, acredito que seja o melhor livro de fantasia nacional desses tempos!
      Releia. E o capítulo extra é empolgante!!!

      Obrigado pelo feedback. Beijos!!!

      Excluir
  2. Adorei!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Parabéns pela resenha! E o escritor Renan nasceu com o dom das palavras! Mistérios e fantasias no meio de um conflito dando originalidade a um contexto ate mesmo de cunho politico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é verdade, Fernanda.
      E ainda é da nossa terrinha.

      Obrigado por passar por aqui...

      Beijão!!

      Excluir
  3. Luan sempre fiquei namorando esse livro, pensei que era construído de outra forma, foi ótimo ler sua resenha, pois agora sei do que se trata ao todo e como é desenvolvido. Obrigada, amei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo? Que legal!! Então aproveite.
      Acho que ainda está em promoção na Saraiva.
      Beijoos!!

      Excluir
  4. Já andava curiosa a respeito deste livro. E agora depois de ler a resenha, fui surpreendida pela trama.Tão envolvente e empolgante. Não esperava tanto assim deste livro. E me vi completamente envolvida pelo personagem e sua história. Obrigada pela resenha. Foi uma das melhores que li até agora.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Beth. Fico feliz e agradeço pelo comentário.
      Com certeza você vai gostar.

      Abraço e beijo!

      Excluir
  5. Essa resenha me fez curiosa pelo livro. Gostei muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Jaq.
      Leia que você não vai se arrepender.

      Abraços!

      Excluir
  6. Oiee

    Tenho o livro na estante, já conheci o autor só estou esperando uma brecha para ler, que bom que gostou pois estava com medo de ir ler com muitas expectativas e acabar me decepcionando.

    Beijos

    www.lvirosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  7. Andressa, aproveite para tirá-lo da estante. Rsrs
    Acredito muito que você vai curtir!
    Se curte fantasia, então, vai devorar!!

    Conheci o seu site. Adorei!! Lindo layout!!

    Beijão!!

    ResponderExcluir
  8. Eu já estava louco para ler o livro, com essa ressenha então é que eu vou querer ler mesmo *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Marlon. Espero que se divirta bastante!!

      Abração!!

      Excluir
  9. Sou fã de fantasia, mas ainda não li nada nacional. Depois de ler essa resenha acho que já sei qual será o primeiro.
    Parabéns pela resenha e pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima escolha, Orlando.
      Obrigado e apareça sempre.

      Um abraço!!

      Excluir
  10. Ei Luan!
    É por isso que digo que temos de dar oportunidade para todos os estilo literários. Mesmo que você não goste dos livros de fantasia, esse parece que acabou conquistando você e pelo visto a criatividade do Renan é imensurável.
    Estou com o livro aqui para leitura e será um dos próximos, quero acompanhar Leran.
    Na verdade, na adolescência temos mesmo o dom de nos acharmos superiores e super poderosos, onde nada parece que nos acontecerá... ilusão, né?
    Muita luz e paz! E um domingo esplendoroso!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rudy.
      É verdade. Temos que experimentar todas as leituras.
      E sim!! Juventude é isso mesmo. E o livro começa a mostrar a maturidade do personagem, preparando o leitor para os próximos livros.

      Leia sim!! Vais gostar.

      Um abraço em você. Tudo de melhor!!
      Obrigado pela presença fiel. :*

      Excluir
  11. Li o livro e fiquei encantada com a maneira que o Renan escreve.
    Mesmo quem não gosta do gênero acaba se rendendo ao talento dele.
    O que mais gostei foi exatamente mudar os protagonistas. Tirar aquela aura de mocinhos e mocinhas certinhos.
    Ansiosa pela continuação.

    ResponderExcluir
  12. Luan que resenha sensacional, explorou muito bem o conteúdo do livro, os leitores do blog agradecem.

    E sabe que sou com vc, não sou lá muito fã de fantasia, mas claro que tem suas exceções né.
    Livros bem escritos, não interessa o gênero, devem ser admirados.

    Hug lindão

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bom?
    Fico muito feliz que tenha gostado do livro, ainda mais quando o gênero dele não te atrai, eu gosto de fantasia, e esse me parece ser um livro muito bom mesmo, estou curiosa para ler ele, espero que venha a me agradar, e nossa fico muito feliz em ver livros nacionais tão agradáveis assim.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  14. Eu sou o contrário de você Luan, sou completamente viciado por fantasias, metade da minha estante é desse gênero!
    O Encantador de Flechas é um desses livros que nos deixam horas e horas lendo sem parar querendo ler o mais rápido possível, grande parte disso se deve a escrita e narrativa do Renan, a história é muito bem trabalhada e surpreendente mesmo, por ter mais além apenas da fantasia como você disse, possui um forte cunho político.
    Quanto a Leran acredito que a personalidade dele nesse primeiro livro se deve a evolução que ele terá nos próximos, mostrando o amadurecimento diante dos desafios e também devido a idade.
    A literatura nacional vem crescendo muito e revelando grandes talentos, o autor teve um grande reconhecimento com toda a nova edição. Supernova tem tudo para fazer muitos fãs e se consagrar como uma das melhores fantasias nacionais.

    ResponderExcluir
  15. Saber que as coisas acontecem rápido é muito bom
    não curto histórias que ficam enrolando e no fim não é nada demais
    quero muito ler esse livro
    já vi muita coisa positiva sobre ele
    e o autor é lindo rsrsrs

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!