24 outubro, 2014

Querido John

O que você faria com uma carta que mudasse tudo?


Livro único
288 páginas
Novo Conceito


“Querido John”, dizia a carta que partiu um coração e transformou duas vidas para sempre.Quando John Tyree conhece Savannah Lynn Curtis, descobre estar pronto para recomeçar sua vida. Com um futuro sem grandes perspectivas, ele, um jovem rebelde, decide alistar-se no exército, após concluir o ensino médio. Durante sua licença, conhece a garota de seus sonhos, Savannah. A atração mútua cresce rapidamente e logo transforma-se em um tipo de amor que faz com que Savannah prometa esperá-lo concluir seus deveres militares. Porém ninguém previa o que estava para acontecer, os atentados de 11 de setembro mudariam suas vidas e do mundo todo. E assim como muitos homens e mulheres corajosos, John deveria escolher entre seu país e seu amor por Savannah. Agora, quando ele finalmente retorna para Carolina do Norte, ele descobre como o amor pode nos transformar de uma forma que jamais poderíamos imaginar.




Prometi a mim que leria alguns livros esse ano para conhecer a escrita de alguns autores, e Nicholas Sparks era um.

Essa leitura só a fiz por participar de um livro viajante, e agradeço muito a Etienne por ter tido essa iniciativa. Amei a leitura!

John em uma de suas licenças do Exército vai para a casa do pai em Wilmington. Ao estar na praia, resgata a bolsa de uma moça que caiu no mar. A moça nada mais é do que Savannah, e os dois se interessam um no outro e começa o romance que continua por meio de cartas e telefonemas assim que John retorna de sua licença.

A história não se situa a um só lugar, John vive na Alemanha devido o exército, o pai em Wilmignton e a Savannah em Lenoir nos E.U.A. Durante a leitura John mantem contato com os dois por meio de cartas, mas uma carta iniciada com “Querido John” muda tudo na vida dele, conforme mostra a sinopse.

Notei uma grande diferença logo de início, o livro começa no fim. Quando li fiquei um tanto desanimada pensando que não seria bom, mas me enganei por completo. O relacionamento de John com o pai foi a parte mais marcante para mim e a forma que Savannah conduziu todo o relacionamento para mudar a história dos dois.

Não espere uma Savannah decidida, que sabe o que quer em termos de coração. Espere uma personagem voltada à fé, sendo o interessante na construção da personagem é ter um coração voltado a Deus e ao mesmo tempo duvidar – comportamento bem comum, não? Já John, um rapaz que passou por suas fazes de rebeldia, marcado pelo abandono da mãe quando ainda criança e com um relacionamento precário com o pai – na verdade ele não o compreendia – por ser autista não diagnosticado, portanto, com atitudes um tanto diferentes que afastavam John dele.

A construção dos personagens e sentimentos, e os acontecimentos equiparam a realidade de tal forma que me fez pensar ser uma história verídica. Amei como o autor montou a história com um tema tão pouco abordado como o autismo, e conseguiu construir dois personagens de diferentes graus de autismo – Alan e o pai do John -, e abordar o tema com clareza e de forma muito simples que alcança o leitor.

A convivência e aceitação dos personagens com seus problemas, e o relacionamento muito, muito ligado a realidade, a escolhas, torna o texto de fácil leitura, não é atoa o autor ser tão aclamado.

Não há como falar muito do livro, se não, conta a história, e acredite, após a carta e o início um tanto trágico, como as coisas se desenrolaram para acabar como terminou é que torna o texto cativante.

Um belo romance com uma história que deixa qualquer um pensando nas escolhas da vida e quanto são importantes, e mostra como podemos mudar o destino de uma relação ou nos mudar – para melhor ou pior - com pequenas atitudes.


“Qual é o real significado do verdadeiro amor?…o amor significava pensar mais na felicidade da outra pessoa do que na própria, não importa quão dolorosa seja sua escolha.”










15 comentários:

  1. Oi, Cinthia! Tuodo bem?

    Eu já li 'Querido John" e confesso, adorei o livro!
    A forma como ele abordou o relacionamento entre pai e filho me fez ficar imaginando como ele buscou este detalhe em pessoas com autismo. Em suma, adorei o livro!

    Adorei a resenha! =)

    Visite o blog Irmãos Livreiros e participe das promoções
    http://irmaoslivreiros.blogspot.com.br/

    Beijos! ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniel!
      Creio que devido ele ter mostrado dois tipos dentro do espectro autístico, ele deve sim ter pesquisado, e amei pelo trabalho dele ter sido muito bom a esse respeito, fiquei muito surpresa. Obrigada, e assim que minha net se estabilizar visito sim.

      Excluir
  2. Esse é um dos meus livros preferidos dele. Na verdade, foi o primeiro que li do autor. Nossa, foi uma choradeira que só xD
    Achei a trama linda, mas se fosse pra ler hoje em dia nem sei se iria curtir. É uma boa história, acho que vale a pena ler apesar de tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi o primeiro livro do autor também, e gostei da escrita, entendi o motivo de tanta choradeira e amores por ele.

      Excluir
  3. Oieee, menina você também participa do Livro Viajante (O grupo mais "amorzinho" de todo o skoob!), agora quanto ao livro eu não tenho muito interesse na leitura... eu acabei me decepcionando um pouco com o autor e acabei adiando a leitura de mais livros deles, porém não vou desistir não. E sem falar que fiquei curiosa quanto aos relacionamentos de Querido John :)

    Beijos
    Passaporte Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amo aquele livro Viajante do Skoob, leio vários livros por ele. Uma ótima iniciativa do pessoal e parece que as editoras estão enviando livros também para serem lidos, e isso é ótimo também, uma boa forma de divulgação. Leia outro livro dele, talvez tire a primeira impressão. Beijos.

      Excluir
  4. Nunca li nenhum livro no Nicholas e assim como você quero conhecer a escrita de alguns autores, estou pensando em dar uma chance pra Querido John e espero gostar da leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você goste Victor, escolhi esse livro pelo tema de fundo sobre autismo que me interessa por demais. Quando ler comente, vou amar saber o que achou.

      Excluir
  5. Cinthia!
    Bom poder diversificar a leitura e conhecer a escrita de outros autores não lidos.
    Nicolas tem uma astúcia literária soberba e nos envolve no drama de seus livros de forma exemplar.
    O tema autismo realmente não é muito abordado nos livros.
    Não li Querido John ainda, mas já li vários outros do Tio Nic.
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei da escrita e da maneira que ele abordou o assunto. Pretendo ler outros, estou namorando O Resgate. Uma hora qualquer acabo lendo.

      Excluir
  6. Ainda não li Querido John mais quero muito sei que Nicholas tem uma escrita muito agradável e envolvente ainda não li nada do autor mais estou diversificando minhas leituras, e conhecendo muitos autores novos que por sinal são ótimos, ainda não mi desagradou nenhum dos que eu escolhi.
    *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mirelle, espero que quando ler também goste. Realmente a escrita é envolvente!

      Excluir
  7. Flor acredita que nunca li nada do Nicholas
    sei lá eu tenho impressão de ser muito meloso

    ⋙ Um beijo, te espero no blog
    Blog Livros com café

    ResponderExcluir
  8. Estou com este livro na estante, mas até agora nada! Comprei por que estava na promo 4 livros do Nicho, por 28 reais. Tem muitos livros na lista de leitura, e muito mais no carrinho para comprar ~X(
    achei legal a forma em que Savannah se comunica com John, o amor dos dois parecem ser bem maduros e adultos, Nicholas é muito bem falado por sua escrita, afinal não é muito comum homens fazerem livros apenas de romances.
    Estou lendo como um furação para chegar em outros livros, ainda mais amando romances.
    Beijos Cinthia, ThaynáQ.

    ResponderExcluir
  9. Adoro Sparks e acho esse livro muito especial. Outros menos famosos dele são tão bons quanto e sempre gosto de recomendar.
    Ótima resenha Cinthia!

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!