24 maio, 2014

Entrevista com Eleonor Hertzog. Confiram!

http://surtosliterarios.blogspot.com.br/2014/05/entrevista-com-eleonor-hertzog-confiram.html

Eleonor Hertzog - entrevista coletiva


Agradecemos muito aos que participaram fazendo perguntas a Eleonor e, é claro, agradecemos também a Eleonor a disponibilidade em saciar nossa curiosidade! *smack*

Eu amei conhecê-la melhor. A entrevista revela bom humor, inteligência e criatividade, da autora de O Cisne. (confira a resenha aqui)

Cinthia:
Tem ideia de quantos livros terão essa série? Pois já tem o Cisne - livro 1, Linhagens - livro 2 e o lançamento do spin-off - Breterech, Steve.

Porque escolheu Steve? Porque não Tim, Peggy, Anton, Michelly...?

A forma que caracterizou cada um de seus personagens foi bem desenvolvida e meticulosa. Quando se encontrarem em Champ-Bleux não consigo parar de pensar o que vai ser. Pelo visto será em Talismã, não é? Diz algo sobre Champ-Bleux e seus personagens, por favor.

Talismã está previsto para quando? E como ter acesso para adquirir o livro?

1. Quantos livros serão: a única definição é sobre o primeiro arco da série, que foi comentado no blog dia 12 de maio (http://www.eleonorhertzog.com.br/2014/05/uma-geracao-todas-as-decisoes-serie.html ). Neste, serão quatro livros: 1. Cisne; 2. Linhagens; 3. Talismãs; 4. sem nome definido ainda. Isso, é claro, não contando possíveis spins-off como Breterech, Steve.


2. O motivo de o primeiro spin-off ser sobre o Steve, bem... Oficialmente, é porque ele é um personagem bastante importante, que até agora não teve seu espaço nos livros da série. Extraoficialmente, é porque adoro esse encrenqueiro! Há mais spins-off previstos, sem data determinada.


3. Não, eles não chegarão a Champ-Bleux em Talismãs! Ainda tem muito para acontecer antes dessa turma chegar à Escola Avançada, mas não se preocupe, eles vão se encontrando antes... Tem dois que vão passar uma temporada no Cisne, em Talismãs. Falar sobre Champ-Bleux sem spoilers é difícil, mas eles vão chegar “causando” na Escola Avançada, de uma forma inesquecível! De acordo com as previsões de Jean, logo Champ-Bleux será a ruína mais famosa do planeta, com toda aquela turma lá dentro.


4. Talismãs está previsto para este ano, ao menos em formato digital. Estou me esforçando para disponibilizá-lo ainda no primeiro semestre. A plataforma vai ser a Amazon, como sempre.


Wange Keindé:
Quais foram as suas inspirações para escrever O Cisne?
Você tem algum personagem favorito? Qual e por quê?

1. Cisne foi resultado da minha paixão pelo mar. Sou pediatra, mas por muito pouco não optei por Oceanologia. Criar uma história num barco foi, de certa forma, natural. Como também sou apaixonada por Astronomia, acabou um mix de mar e espaço, marinheiros e astronautas.


2. Personagem favorito... Não deveria ter, mas tenho, sim. O doutor Henry Melbourne. A família Melbourne foi se criando a partir dos filhos, pois cada um deles é, a seu modo, essencial para o enredo. Esses irmãos, no entanto, precisavam de pai e mãe, e Doris e Henry Melbourne foram criados para serem os pais da turma. Mas, para controlar tantos filhos, precisariam ser pais de pulso firme, e amorosos ao mesmo tempo. Gosto muito de Doris, mas Henry roubou a cena. Ele se construiu, ocupou seu lugar na trama, e agora meu enredo simplesmente não existe sem ele, sua personalidade, seus conhecimentos, suas posições e sua defesa intransigente da família. É melhor ninguém se atravessar no caminho desse homem se houver qualquer ameaça aos seus “filhotes”!


Ingrid Sodré: Quando inicia a escrita, consegue imaginar o enredo por completo ou tem em mente o meio e o final (por exemplo) para depois pensar no início?
Sei o começo, sei o final, e passo o meio todo brigando para os personagens se manterem nos trilhos que estabeleci para eles. E me divirto montes com isso, porque, muitas vezes, eles tomam atitudes que eu jamais seria capaz de planejar!


Kris Oliveira:
De onde partiu a inspiração para abordar essa temática em seu livro?
O enredo fala do que eu gosto: mar e espaço. E fala de valores que considero importantes: lealdade, amizade, união, desejo de um mundo melhor. Tudo isso junto moldou a série.
  

Lola:
Como surgiu a ideia para o enredo do livro?
Eu não sei como a ideia surgiu. Está comigo há tanto tempo, é uma companheira tão antiga, que nem sei exatamente de onde ela saiu, como foi que começou. Trata-se de uma história reescrita muitas vezes, e em cada nova versão ganhou complexidade e aprimoramentos. Então, agora, não sei mais como responder à pergunta. Não sei de onde a ideia veio. Ela veio. Só.
 

Nanda Cris:
Você gostaria de ver o seu filme virar um filme? Participaria como roteirista?
Algum personagem é inspirado em alguém que você conhece, qual e em quem foi inspirado?
Quanto tempo demorou para você escrever este livro?

1. É claro que gostaria de ver meus livros se tornando filmes, mas depende do tipo de filme. Tem filmes por aí que chegam a assustar quem leu os respectivos livros. Se eu participaria como roteirista? Digamos que não admitiria não participar. Quem sabe do meu enredo sou eu, afinal.

2. Nenhum personagem foi inspirado em pessoas reais. São autênticos filhos da imaginação.

3. Cisne foi “cortado” do restante da história e, depois de definido o ponto de corte, levou mais três anos para ganhar a forma de sua primeira edição. A segunda edição tem mudanças de forma, não de enredo, e está ainda melhor.
  

Márcia Cogitare:
Quais suas influencias literárias?

Uhu, essa é fácil!

1. Tolkien e C.S. Lewis na fantasia;

2. Isaac Asimov na ficção científica;

3. Agatha Christie nos enredos bem amarrados, sem pontas soltas.
  

Telma Myrbach:
Aqui vai um pequeno ping-pong final para conhecermos você melhor:
Signo:
Hobby:
Uma cor:
Uma música:
Uma palavra:
Um livro:
Um sonho a se realizar:
Um sonho realizado:
Um homem:
Uma mulher:
Uma frase:
Gostaria de acrescentar algo mais?

Signo: Câncer

Hobby: jardinagem, quando os livros dão uma folga. E ler. Ler muito!

Cor: azul

Música: Where My Heart Will Take Me – Dennis McCarthy (abertura de Enterprise, série Star Trek)

Palavra: neto! :D

Livro: aff, os meus, né?

Um sonho a realizar: tornar meus personagens, enredos e mundos muito conhecidos!

Um homem: se não precisa ser um de verdade, fico com o doutor Henry Melbourne!

Uma mulher: Marie Curie

Uma frase: “Não acrescente anos à sua vida; acrescente vida aos seus anos!”



Só gostaria de dizer que adorei a brincadeira de responder a mais de uma pessoa! Obrigado a todos (todas?) que participaram, e parabéns ao pessoal do blog pela iniciativa!
 

11 comentários:

  1. Haja coração até chegar a Champ-Bleux! Descobri o motivo do Steve, li Breterech, Steve.
    A cada livro fica melhor, mas sempre vou ficar com Cisne em meu coração, devido o sentimento de descoberta, o encanto, nunca vou esquecer. Nem sei se quero que chegue mais a Champ-Bleux como queria antes. Descobrir a história de cada um dos personagens está fascinante. Steve, oh! Quem diria!
    Linhagens foi ótimo, mostrou muito dos mundos criados, ou só a ponta do iceberg.
    Dois deles no Cisne? Se já usaram a palavra hospício para designar o Cisne em Linhagens, com dois extras de Champ-Bleux, vai existir nome para relacionar o que vai acontecer? Quero ver isso, aguardando!

    ResponderExcluir
  2. É como eu disse na apresentação.
    Amei a simplicidade da pessoa somada à eloquência da autora. :)
    Quando a Cinthia apresentou eu já imaginava que seria uma pessoa maravilhosa, mas a confirmação por experiência própria veio depois da entrevista.
    Virei fã!!
    Quero ler seus livros! Quero em que conte histórias pra dormi! :*
    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você em gênero Número e grau, virei fã também! Mal posso esperar pra ler o livro.

      Excluir
  3. Já ouvi falar sobre um livro da autora, mas não conhecia o resto, mas já gostei do spin-off ser sobre um encrenqueiro hahahaha, vou dar uma olhada e ver se gosto dos livros dela.

    ResponderExcluir
  4. Que bacana as respostas, é sempre incrível quando temos acesso aos autores que admiramos.

    Hug

    ResponderExcluir
  5. Adorei as respostas, muito bom ouvir de uma escritora com essa simplicidade. Pretendo conferir sim as obras da autora. Parabéns ao blog pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  6. Ain que fofo a minha pergunta Lá, eu já tava querendo ler o livro, estou ansiosa pela chegada dele e ainda mais agora vendo como ela é uma pessoa atenciosa aos autores. ^_^
    Muito Sucesso!
    Conversas de Alcova

    ResponderExcluir
  7. Olha minha pergunta ali! *-* Ai, meninas, muito obrigada. Sempre que tenho oportunidade de perguntar, faço a mesma pergunta porque até hoje não consegui terminar de escrever meu livro por bloqueio. D: Mas enfim, adorei a entrevista e a resposta que a autora deu a minha pergunta.

    ResponderExcluir
  8. Ai, que delicia ler essa entrevista, realmente ela é uma graça e super inteligente! Adorei!!!

    ResponderExcluir
  9. Telma!
    Gosto de entrevistas porque podemos conhecer um pouco mais sobre o entrevistado, sua vida, a forma como cria e outras 'cositas mas', gostei da condução, perguntas feitas por várias pessoa e a pessoa da Eleonor é fantástica!!
    Parabéns!
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  10. Eleonor é um doce de pessoa. Simplesmente encantadora. Adorei a entrevista, ela é demais, né?
    Também somos parceiros dela lá no blog.

    M&N | Desbravadores de Livros

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!