24 março, 2014

Resenha: Divergente





Divergente — Veronica Roth

Resenha por Mallu

Editora: Rocco
Páginas: 502
Sinopse: Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto. A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é. E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.

E não é que eu consegui ler o livro antes da estreia do filme?! Mais uma meta de 2014 cumprida! A resenha vai ser curta porque qualquer pequeno detalhe que eu revelar a respeito do enredo pode ser considerado spoiler. E talvez a minha leitura não foi mais surpreendente por eu já saber várias coisas. Portanto, recomendo que para informações sobre o livro leiam a sinopse do livro.

Nessa distopia, a Veronica nos trás uma nação futurista dividida em 5 facções.

“Dividiram-se em cinco facções que procuravam erradicar essas qualidades que acreditavam ser responsáveis pela desordem no mundo.
— Os que culpavam a agressividade formaram a Amizade.
— Os que culpavam a ignorância se tornaram a Erudição.
— Os que culpavam a duplicidade fundaram a Franqueza.
— Os que culpavam o egoísmo geraram a Abnegação.
— E os que culpavam a covardia se juntaram à Audácia.

— E os que correspondiam a vários requisitos eram chamados de “Divergentes”.

Pontos positivos:

Leitura: Achei bem fluida, ainda que algumas vezes corrida. Que a Veronica Roth sabe prender o leitor é fato! Divergente é o tipo de livro que sempre queremos ler só mais um capítulo antes de ir dormir.

Personagens: A Beatrice, ao contrário de outras protagonistas, mesmo passando pela fase de amadurecimento, dramas da idade e escolhas importantes, não é chata. Pelo contrário, ela parece saber sempre o que quer e trás com ela muitos valores morais. Não, ela está longe de ser perfeita e ela reconhece isso.

Os personagens secundários também não ficam muito atrás. Quatro, Cristina, Will, Peter, All, Eric... Todos muito bem construídos e explorados ao longo do livro.

Esse foi o ponto que mais gostei porque uma trama que tem tudo pra dar certo com personagens ruins e cheios de mimimi não rola, né?

Romance: Como em toda distopia, sempre tem uma pitada de romance. No começo achei que fosse rolar triângulo amoroso e já estava até desanimando, mas como falei acima: a Beatrice sabe bem o que quer.

Pontos negativos:

Desenvolvimento: Desde o começo, percebi que a autora gosta de deixar algumas coisas bem soltas. Pensei "ah, lá pra frente ela deve voltar nisso e explicar". Enganei-me. Pode parecer besteira as coisas que ela deixou vagas, mas sei lá, né... Faltou uma amarração melhor dos fatos.

Abordagem: É praxe que as distopias estão aí como uma crítica a política, a alguma ideologia ou a um tipo de governo. Não achei que essa questão foi muito explorada nesse primeiro volume (espero que no próximo tenha mais explicações). Tudo que sabemos é que essa divisão se deu por uma guerra. Nada muito sólido.

Mallu

22 comentários:

  1. Ahh doida para ler, mas ainda não li.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Mallu preciso falar com você... sempre te vejo num blog querido que acompanho e no próximo mês é aniversário dele. Acho que você já deve saber qual é... "Perdidas" Então, gostaria de entrar em contato com você por e-mail porque pensei em algo legal (e é surpresa para as meninas) e bem simples que nós leitores poderíamos fazer para homenagear as meninas que nos presentearam com o blog. =) O que você acha? Se você se interessar, por favor, responda esse comentário com seu e-mail para que possamos conversar melhor. ;)

    Beijooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Daiana! Segue meu email: mallu_marinho@hotmail.com

      Beijos!

      Excluir
  3. Oie, tudo bom?
    Fiquei muito ansiosa para ler esse livro antes do filme, mas acho que não vai rolar. Eu adoro distopias e Divergente está na minha lista de desejados há tempos. Ainda bem que poderei ler os 3 livros seguidos.
    Acho que é de praxe os autores distópicos explicarem pouco sobre a organização do governo nos primeiros livros das séries.
    beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pena! Porque o livro vale realmente a pena ser lido antes de ser assistido. Pelo menos eu já tô imaginando como vai ser. E não tem nada melhor, né? Só espero não me decepcionar.

      Beijos!

      Excluir
  4. Ainda não li o livro, quero muito fazê-lo em breve, até porque amo distopias, mas realmente me desanimo com o nível de preços da Rocco.
    Vamos ver se eles fazem um box bem caprichado e diminuem o preço.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente os preços não são lá muito gatinhos. É tanto que eu peguei esse emprestado, até mesmo por não ter certeza se eu iria gostar ou não. Gostei no fim das contas e recomendo. Não vejo a hora de um box sair pra eu comprar.

      Excluir
  5. Fico muito mais animada para ler esse do que o Delírio! Gosto de ficção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não li Delírio, então não posso fazer nenhuma comparação. Mas creio que como distopias, cada uma tem sua particularidade.

      Beijos!

      Excluir
  6. Mallu,
    não o li ainda, todos tecem tantos elogios, não é? Quando lançam o filme de algum livro fico esperando o lançamento do filme, para não me decepcionar. Depois leio o livro, acho melhor assim. Gostei muito de você ter apontado as coisas favoráveis e as não favoráveis, já vou preparada quando ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando eu tô na dúvida, também prefiro assistir ao filme primeiro. Mas é algo que raramente acontece. Espero que dê uma chance ao livro quando tiver oportunidade! Ainda que com os pontos negativos, o positivos se sobrepõem!

      Beijos, Cinthia!

      Excluir
  7. Apesar da enorme vontade ainda não li esse livro. Estou curiosa pelo filme também. Mas prefiro ler o livro primeiro :)
    Gostei do estilo da resenha, apontando os pontos positivos e negativos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou procurar manter o modelo de resenha, vi que as pessoas gostam mais assim, o que é bom!
      Eu também gosto de ler o livro primeiro, por isso corri logo atrás desse. Mas ainda tô com mais uma filinha de livros que terão adaptação esse ano e ainda pretendo ler antes.

      Beijos!

      Excluir
  8. Gostei muito da sua resenha! Estou muito curiosa para ler esse livro! Estou com a intenção de ler antes de assistir o filme!

    ResponderExcluir
  9. Ah minha irmã é louca por Divergente. Eu admito que nem tenho tanta vontade de ler o livro. Não por não me chamar atenção, mas por que não estou muito afim de ler séries por enquanto. Mas quero ver os filmes, com certeza.

    pensamentosquasediarios.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Realmente o estilo da resenha ficou bem legal, separada em pontos positivos e negativos

    ResponderExcluir
  11. Bom, eu me apaixonei pelo livro assim que vi a sinopse (quando ainda estava em pré-venda), mas só pude realmente ler no final do ano passado, pois ganhei de aniversário >.<
    Mas enfim, ao contrário do descrito nessa resenha, não acho que o livro tenha deixado muita coisa sem responder (porque muita coisa é explicada através dos próximos livros), então eu recomendo que você leia os próximos, que certamente seguem a mesma beleza do primeiro e também me prenderam do começo ao fim...
    A única coisa ruim é que eu li os dois primeiro extremamente rápido, portanto não sei bem ao certo o que acontece no primeiro e o que acontece apenas no segundo T_T

    ResponderExcluir
  12. Acho que não li essa saga porque há muito frisson sobre eles, então me faz dar pra trás quando penso em começar. Também prefiro ler series que tenham um "final" em cada livro, lógico que há sempre o gancho principal pra continuação da historia mas tem que tem pelo menos um fim pra historia de cada um. Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  13. Divergente <3
    Eu to relendo o segundo, depois vou finalmente ler o terceiro *----*

    ResponderExcluir
  14. Acho que eu sou uma das poucas pessoas do universo que ainda não leu essa trilogia, tenho até vergonha, preciso correr atrás disso urgente!

    ResponderExcluir
  15. Essa é uma saga que eu to louca pra ler,mas nunca acho tempo,depois que eu terminei COHF,não comecei nenhuma saga,mas Divergente ta divosa,vou começar em setembro!

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!