05 outubro, 2013

Como ler bem e como incentivar a leitura.

Como transformar a leitura em um ato prazeroso:



Ler não é um ato mecânico, pelo contrário, deve ser um ato prazeroso completamente desligado da ideia de obrigatoriedade. Não é fácil gostar de ler.
 

Quem não adquiriu o hábito durante a infância dificilmente se encantará a cada vez que entrar em uma livraria. No entanto, muitos já perceberam que ler é essencial para se conseguir algo nesta vida.
 
Se você não gosta de ler, mas ao menos gostaria de gostar, aqui vão dicas que podem ajudar-lhe a se entusiasmar – ou pelo menos a suportar a relação entre você e os livros. Primeiramente é importante ter a consciência de que saber ler não significa saber compreender e este é um problema sério em nosso país. 

Pelo menos 38% dos brasileiros têm dificuldade em interpretar aquilo que lê. Isto é grave e deve ser combatido. Como? Com esforço próprio.
 
A compreensão depende muito da bagagem cultural do indivíduo e é por este motivo que a maioria dos livros indica a faixa etária ideal para lê-los. Se você ainda é jovem, em torno dos 13 anos, procure livros que tenham a ver com você. Ler Machado de Assis nesta época não vai ajudá-lo a gostar deste grande nome da literatura brasileira. Cada coisa a seu tempo. Para gostar de ler é preciso ler aquilo que lhe dá prazer, mesmo que isto seja um gibi!
 
Para criar o hábito da leitura, reserve um tempo do seu dia para praticar. Para que isto dê certo é preciso ser rigoroso, nada de dizer “ah, eu leio amanhã”. 

Lendo todos os dias o ato passará a ser corriqueiro e com o tempo se tornará um hábito inadiável. O ato de ler pode ser encarado como um ritual: procure um local tranqüilo, confortável e bem iluminado. Separe algo para beber e fique confortável (debaixo de uma mantinha quente ou de ar condicionado bem potente). Se você passar a ler em condições impróprias, o ato de ler pode ser associado à idéia de desconforto e aí “tchau” hábito da leitura.
 
Na ânsia de atingir o objetivo você pode acreditar que ler vários livros ao mesmo tempo pode ajudá-lo. Ledo engano. Um livro por vez é o indicado. Curta a história, entregue-se aos pensamentos e aproveite este momento (já ouviu dizer que ler é uma “viagem”?). Preocupe-se em manter um dicionário por perto, para poder consultar todas as palavras que não fazem sentido para você. 

Fazendo isto, além de compreender o que está lendo, a expressão passará a fazer parte do seu vocabulário.
 
Escreve bem quem lê muito e escreve melhor quem lê e escreve muito. Assim como o esporte, a leitura e a escrita devem ser exercitados. Quanto antes você começar, mais rápido atingirá o seu objetivo e lembre-se: o vestibular vem aí. 

Você está preparado para a redação?

Por Marla Rodrigues
Equipe Brasil Escola 


       
                          Já conhecem a rede social de leitores?
                                Clique na imagem para conhecer!
 

13 comentários:

  1. adorei as dicas, enviei para meu irmão ler tambem

    ResponderExcluir
  2. Bom eu leio sempre vários livros ao mesmo tempo, para mim já é um costume. Comecei a ler mesmo, quando tinha uns 15 anos.
    Sempre li quando pequena, mas era aqueles livrinhos curtos sabe!
    E desde que comecei a ler, não parei mais.
    Confesso que hoje em dia, me sobra pouco tempo para ler. Sou decoradora, com uma empresa propria... então vocês devem imaginar né?
    Porem sempre que sobra um espaço, pego meu bom e lindo livro e me sento para ler! :D
    Acho triste as crianças de hoje em dia, não gostarem disso e os pais não dao nem bola! :/ Lamentável!

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito das dicas... adoro ler e estou lendo 3 livros ao mesmo tempo. Tenho lido menos por causa da faculdade, inclusive em uma das cadeiras uma professora disse que a palavra hábito tem sido usada da forma errada, porque sugere algo como escovar os dentes, tomar banho, algo feito porque deve ser feito e não simplesmente por prazer. Então ela usa sempre o gosto pela leitura ou o prazer de ler. Eu não concordo totalmente porque eu adoro tomar banho... hahaha... Mas ela explicou quando falei isso que deixar de tomar banho acarreta prejuízos a minha saúde, o que não acontece se eu deixar de ler... Os efeitos são outros... enfim... Eu adorei as tuas dicas e acho que é por ai mesmo! Bjs

    ResponderExcluir
  4. Gostei da matéria ")
    Graças a Deus meu habito de ler vem da infância. Este é meu maior prazer, minha maior paixão e meu melhor abito.
    Beijos *---*

    ResponderExcluir
  5. Esse post é ótimo! Queria que tivesse a opção de compartilhar no facebook, pois além de ótimo é instrutivo.

    ResponderExcluir
  6. Minha mãe sempre lia pra mim toda noite antes de dormir e eu tive uma professora excelente no ensino fundamental que exigia uma leitura semanal de cada aluno, desde então amo muito ler e leio de tudo! É muito importante o incentivo a leitura as crianças, pois é a partir dai que começa o amor aos livros!

    ResponderExcluir
  7. Eu amo ler e escrever são coisas que me dão muito prazer e me fazem relaxar muito mesmo, creio que todo mundo devia fazer ambos, pois não sabem o quanto fazem bem para a saúde mental na minha opinião.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Perfeito texto, Telma! Com toda a certeza há pessoas em todo o mundo que precisam ler estas palavras, pessoas que querem sim adquirir o belo hábito da leitura. Eu comecei a ler desde minha infância e meu primeiro livro foi Na Mira do Vampiro e, assim como estão nas palavras acima, a leitura infanto-juvenil ajuda bastante na entrada no mundo da literatura. Na Mira do Vampiro foi meu passaporte.

    Ótimo texto! :D
    Beijos e boa semana, equipe do Livro com Dieta!
    http://blogumjovemleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Muito legal a ideia das dicas *-*
    Nada melhor que incentivar pessoas à ler (essa coisa maravilhosa *-*)

    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Gostei do texto e achei tão fofo o enfeite de biscuit, quero um :))
    Eu leio desde de criança, um amor que sempre tive e não largo até hoje.
    Acho super importante o incentivo a leitura desde criança.
    Geralmente eu procuro e prefiro ler somente um livro por vez, raras às vezes eu leio dois, mas é difícil isso acontecer.
    Já tinha ouvido falar do Orelha de Livro mas ainda não conheço, como estou curiosa vou aproveitar o link e conhecer hoje mesmo!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Dicas muito boas, desculpa ter sumido e ter pouco comentado o seu blog não aparecia aqui. Mas voltando á postagem, esse é um bom meio de incentivar alguém á ler :)

    ResponderExcluir
  12. Dicas muito legais. Eu amo ler desde que me conheço por gente! A leitura faz parte do meu dia a dia e creio que é essencial manter sempre este hábito, pois além de te fornecer imaginação, a sua leitura e escrita melhoram bastante! :)

    ResponderExcluir
  13. Adorei o texto, muito útil. O Brasil realmente precisa de mais leitores. Ou melhor, o mundo

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!