20 setembro, 2013

Resenha: A Sabedoria do Condado



Tudo Sobre o Estilo de Vida Dos Hobbits Para Uma Vida Longa e Feliz - Noble Smith

Por Isamara Miriãn  

Sinopse
Um guia do Hobbit para a vida de milhões de fãs do J.R.R. Tolkien. Smith mostra que uma toca-hobbit é, na verdade, um estado de espírito e como até as menores pessoas podem ter o valor de um Cavaleiro de Rohan. Ele explora assuntos importantes para os hobbits, como cerveja, comida e amizade, mas também assuntos mais sérios, como coragem, vida em harmonia com a natureza e bem versus mal. Como prazeres simples como jardinagem, longas caminhadas e refeições deliciosas com amigos podem fazer você significativamente mais feliz? Por que o ato de dar presentes no seu aniversário em vez de recebê-los é uma ideia tão revolucionária? E como podemos carregar nosso próprio “anel mágico” sem sermos devorados por ele? "A Sabedoria do Condado" tem a resposta para essas perguntas.



Não é um auto-ajuda. E também não é um livro que tá pegando carona com o sucesso de J.R.R. Tolkien. A Sabedoria do Condado é um livro original, feito por um fã para fãs.Noble Smith é um hobbit sem sobra de dúvida, e ser um hobbit - ou um Pequeno - não significa ter que morar no Condado na Terra-Média, ou ter baixa estatura e pés peludos. Ser um hobbit é um estilo de vida, e você pode ser um hobbit tendo um coração bondoso e amável, e sendo corajoso mesmo quando a situação seja de extremo perigo. A Sabedoria do Condado para mim é mais que um livro: é uma conversa com o leitor. O autor tem uma narração fluente, e você se sente confortável com as coisas que ele diz. Noble usa muitas metáforas acerca da história e do mundo criado por Tolkien, ensinamentos que podemos empregar em nosso dia a dia, para termos uma vida melhor em todos os aspectos. Há muito que aprender com a vida dos hobbits.E não só com os hobbits. O autor também usa como exemplo as outras raças da Terra-Média. Smith fala sobre a graça dos elfos, o orgulho dos anões, o protocolo dos Istari, a ambição de dragões, a paciência das ents... E o autor não para por ai. Noble diz muitas coisas interessantes sobre a obra de Tolkien, e percebemos que ele fez um verdadeiro estudo antes de escrever A Sabedoria do Condado.


É um livro muito interessante, especialmente para aqueles que querem uma leitura tranquila e descontraída sobre a vida e o modo de ser dos Hobbits O livro apresenta  Informações interessantes sobre os personagens do mundo de Tolkien, além de sempre conter ao final de cada capítulo um ensinamento chave. O livro conta também com receitas de comidas típicas dos Hobbits e ao final um questionário para teste do quanto você é considerado ‘hobbitesco’. –


Não recomendo sua leitura para quem ainda não leu ao “O Hobbit” ou a “Trilogia”. Existem spoilers gigantescos nas passagens que o autor fala sobre o que se passa na Terra Média quando os usa como exemplo. Então vão por mim, é bem melhor ler Tolkien antes. Para quem já o fez, não esperem o tanto que eu esperei para ler este livro. É leitura rápida, de um dia, prazerosa, recompensadora, que te trará uma experiência plena.


Então CINCO merecidas ESTRELAS para esse livro



CURIOSIDADES.:

* Tolkien lutou na Primeira Guerra Mundial. Durante o conflito, ele contraiu a chamada “febre das trincheiras”, uma infecção comum em locais sem as mínimas condições de higiene. O autor de O Senhor dos Anéis se recuperou da enfermidade na Inglaterra, para onde foi levado. 

* Também foi na guerra que ele começou a criar o esboço do que se tornaria o mundo dos hobbits, elfos, orcs e dragões – mundo que, mais tarde, seria o dos livros O Hobbit, O Senhor dos Anéis e O Silmarillion. 

* Tolkien foi grande amigo de C.S. Lewis, criador do clássico As Crônicas de Nárnia



                                       Isamara Miriãn



15 comentários:

  1. Há tempos quero ler esse livro, só não pude comprá-lo ainda =/ . Hobbits são fascinantes e esse livro deve ser muito prazeroso e rápido de se ler mesmo ^^

    www.moniitorando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Que bacana! Qualquer livro ligado à obra do Tolkien é muito bem-vindo, preciso criar vergonha e terminar de ler a série que ainda não consegui, sempre acabo pegando outro livro antes e estes, por serem muito bons, acabam ficando para um momento especial. Gostei, com certeza vai para meus desejados. Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  3. Realmente Tolkien "é o cara" e se vcs assim como eu gostariam de morar na Terra Média, com ctz vão amar esse livro, e a cada página lida vão perceber o sorriso que vai aparecendo nos lábios, te deixando com uma cara de "bobo alegre" ... Super vale a pena :D

    ResponderExcluir
  4. Nossa, amei as curiosidades. Ou melhor, amei tudo, mas muito as curiosidades. Agora entendo como ele montou os cercos tão bem feitos como se tivesse visto isso, ele esteve na primeira Guerra.
    Não posso ler esse pois não terminei de ler os anteriores...

    ResponderExcluir
  5. Olá Isamara
    Nem sabia da existência deste livro. Eu que sou um apaixonado pelas obras do Tolkien já me interessei e pretendo adquirir o livro em breve.

    Estou seguindo seu blog para acompanhar as atualizações e sempre que puder fazer uma visita.
    Abraços

    http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Mostrei essa resenha para o Nicolas, Isa.
    Ele ficou babando pelo livro.
    Minha missão na Terra passou a ser procurar o livro em Inglês!
    :p
    Culpa sua!

    ResponderExcluir
  7. Hahahahah" culpa minha e só minha Telma, mas confesso q uma culpa gostosa,pq com certeza ele vai se apaixonar pelas explicações, e olha só reforçando o comentário do (a) Oliveira, foi nesse livro que tudo ficou mais claro para mim, tenho ctz q Tolkin se descreveu quando criou o Bilbo, até mesmo tem um pouco dele no Frodo,ele escreveu sim tudo oq ele viveu e viu durante a guerra, só q de uma maneira que muitos pensam ser mera "fantasia" ^^

    ResponderExcluir
  8. Uma história bem interessante para fás de J.R.R. Tolkien! :D
    Conheço muito pouco sobre ele... pois seu estilo de escrita, não faz meu gosto.
    Mas acho legal sair um livro com uma visão nova e diferenciada! :D

    ResponderExcluir
  9. AH! Fiquei com muuuita vontade de ler, mas como sigo as dicas a risca, em algumas ocasiões, nem vou lê-lo. Mas por enquanto. Até eu ler pelo menos o Hobbit. Amei a resenha! Beijooos!

    ResponderExcluir
  10. deve ser uma delicia ler este livro, pois ele parece ser mais que uma leitura agradável, ele demonstra ter grandes ensinamento

    ResponderExcluir
  11. Faz um tempo que estou com vontade de ler esse livro, parece ótimo mesmo! Apaixonada por Tolkien :)

    ResponderExcluir
  12. Eu não li o Hobbit nem o Senhor dos Anéis, mas Kbeça leu, vou passar essa dica pra ele.
    Muito legal saber que o Talkien era amigo do CSLewis, imagina uma conversa entre eles?!

    Uma beijoca,
    Nanda Cris

    Maquiada & Esmaltada

    ResponderExcluir
  13. Ainda nao li o Hobbit tbm, esta al aguardando na miha estante,masss acredito que vale a pena ler esse livro,
    E nossa, muito boa essas curiosidades, realmente me surpreendeu :3

    ResponderExcluir
  14. Nunca li Senhor dos Anéis por achar que o livro deve me trazer uma leitura meio cansativa, mas sou um grande fã dos filmes desde pequeno.
    Curiosidade: Quando criança, confundia o Frodo com o Harry Potter.
    aiushuaiusai

    Beijoo!
    http://blogumjovemleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!