22 junho, 2013

Resenha - O Código de Honra

O Código de Honra - Alexandre Guerra


por Daiani Pedrobon

            A história começa na região de Botucatu no interior de São Paulo, quando um menino da cidade sai para acampar com o seu avô que, quando tinha a sua idade era escoteiro e viveu muitas aventuras.
        
         Ao longo da caminhada rumo aos locais onde eles iriam almoçar, descansar, jantar e enfim acampar, eles vão vivendo muitas aventuras e revivendo as que são contadas pelo avô, aventuras estas que foram vividas por ele e seus amigos quando saíam para acampar com o grupo de escoteiros ou até mesmo sozinhos.

        Entretanto, a maior parte das aventuras contadas pelo avô acontece após um grave acidente que descreve o pânico dos meninos (alguns com apenas 13 anos) ao perceberem que estão sozinhos no meio da Mata Amazônica, destacando a forma como eles se organizam para resgatar as vítimas, montar o acampamento, conseguir alimentos, fazer as refeições, cuidar dos feridos, mas sempre com cautela, pois a vida na mata é muito perigosa e selvagem, e eles vivenciam isso constantemente.

Além das aventuras, o autor descreve várias vezes a importância de uma amizade, mas não aquela amizade que nós pensamos que temos e que meses depois desaparece como se nunca tivesse existido, ele descreve uma amizade de verdade e o mais legal é que a amizade existe mesmo.



Acontece que o autor, Alexandre Guerra, e seu amigo Fabiano são realmente amigos, e amigos desde a época do Grupo Escoteiro, e que mesmo depois de crescidos, adultos, e cada um com sua profissão, ainda continuam revivendo suas histórias quando se encontram.

Nas passagens do livro, o autor também demonstra que um homem não morre quando envelhece, e sim quando deixa de sonhar, assim como descrito neste trecho precioso:
        
        Aventuras, medo, desespero... 
 
No início do livro eu dava muita risada, a partir da metade eu comecei a me preocupar, no fim eu já estava desesperada, ainda mais quando li esse parágrafo:

O livro é loucuuuuuura do começo ao fim, eu que não sei nada sobre escotismo me apaixonei pela história, me aventurei junto e, apesar dos erros de paragrafação e ortografia, vale muito a pena se aventurar também!


PS.: Não fossem os erros de diagramação e ortografia, eu daria 5, porque o livro é excelente!

                                                                    Daiane Pedrobon

11 comentários:

  1. Oi, parece ser um ótimo livro.
    Gostei bastante da sua resenha, parabéns.
    Beijos *---*

    ResponderExcluir
  2. Adorei o trecho sobre homem não morrer quando envelhece, adorei mesmo.
    Aventura não é o meu gênero preferido, mas acho que esse seja um livro que vale a pena ler.
    Ótima resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é isso ai Mallu, o que mais me encantou ele não foi a aventura e sim a essência, os ensinamentos .. vale muito a pena .. EU INDICO! :D

      Excluir
  3. Eu fiquei com vontade de ler, Daiani.
    O título é forte. Honra sempre me impressiona... e se você indica, deve ser mesmo de boa qualidade.
    *smack*
    Ótima resenha!
    ;)

    ResponderExcluir
  4. O livro parece ser bem interessante. Ele tem um título muito forte e parece ser que toma nossos olhos para a leitura. :7

    ResponderExcluir
  5. Oi meu bem!
    Essa é a primeira vez que leio uma resenha sobre esse livro e que bom que ela é assim tão positiva!
    Gosto muito de livros assim, que nos envolvem ao ponto de mudarmos de sensações enquanto lemos os livros. Risada, sofrimento, medo, desespero, e tudo isso durante a leitura de um mesmo livro. Isso e maravilhoso!
    Conheço bem essa vontade de dar nota máxima pra um livro e não poder por causa desse errinhos.
    Amei a resenha! *-*
    Um beijo ;*

    Juliana . Oliveira
    http://www.trocandoconceitos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ótima resenha!
    Não conhecia esse livro e achei interessante, além da aventura, a história cativa. Gostei :)

    ResponderExcluir
  7. Nossa emocionante, conta a vida de um cara do começo ao fim, não conhecia este livro mais vou colocá-lo como desejados no skoob, pois assim que terminar a minha meta irei ler pois achei muito emocionante. Uma indicação de leitura A Lição Final, um livro que meche muito com nossos sentimentos também!

    beijos

    moradadolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Estou com dúvida sobre o livro,não sei se esse entraria para minha lista de desejados ._

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!