11 junho, 2013

Espaço Cultural - José Mindlin


Você sabe quem foi José Mindlin?

Se você nunca ouviu falar nesse homem ficará encantado com ele e sua paixão pelos livros.
                                                                                              por Daiani Pedrobon

Nascido em São Paulo em 08 de setembro de 1914, filho do dentista Ephim Mindlin e de Fanny Mindlin, ambos judeus nascidos em Nova Odessa, Jose Mindlin foi redator do jornal O Estado de São Paulo de 1930 a 1934. Formou-se me Direito em 1936 pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, advogando até 1950 quando deixou a atividade para ser um dos fundadores e presidente da empresa Metal Leve S/A, que mais tarde tornou-se uma potência nacional no setor de peças para automóveis, promovendo um grande avanço tecnológico brasileiro no processo de exportação de produtos manufaturados.
De 1973 pra cá foi membro do Conselho Superior da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP); diretor do Conselho de Tecnologia da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e Secretário da Cultura, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, quando estruturou a carreira de pesquisador; foi um dos fundadores da UNIEMP, entidade destinada a promover a aproximação entre a Universidade e a Empresa; foi membro colaborador da Academia Brasileira de Ciências e membro do Conselho de vários museus brasileiros, como o Museu de Arte Sacra de São Paulo, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) e o Museu Lasar Segall; foi também membro honorário do Conselho Internacional do Museu de Arte Moderna de Nova York; presidente do Conselho da Aliança Francesa de São Paulo e do Conselho Editorial EDUSP (Editora da Universidade de São Paulo), entre vários outros.
Recebeu vários prêmios e títulos, sendo eleito membro da Academia Paulista de Letras em 1999, e da Academia Brasileira de Letras em 2006.

Durante todos esses anos, ele e sua esposa Guita Mindlin (nascida em 2 de agosto de 1916 e falecida em 25 de junho de 2006) compartilharam a paixão pelos livros, o que levou o casal a formar uma das mais importantes bibliotecas privadas do país, que Mindlin começou a formar aos 13 anos, quando comprou seu primeiro livro, e durante as oito décadas seguintes, garimpou uma coleção impressionante, chegando a ter 38 mil títulos.
Em maio de 2006, o casal fez a doação de cerca de 15 mil obras da Biblioteca Brasiliana para a USP. No conjunto doado, constam obras de literatura, história, sociologia, poesia.
Para inaugurar a biblioteca, foi montada uma exposição com destaques do acervo. Dentre as raridades estão documentos do século XVI com as primeiras impressões que padres jesuítas tiveram do Brasil, jornais anteriores à Independência e manuscritos que resgatam a gênese literária de grandes obras, como Sagarana (de Guimarães Rosa); a primeira edição de “O Guarani”, de José de Alencar (uma obra que Mindlin perseguiu durante quase 15 anos); e várias outras preciosidades e raridades, como a primeira prova de “Vidas Secas”, corrigida á mão por Graciliano Ramos, quando o título original, “O Mundo Coberto de Penas”, foi substituído por “Vidas Secas”.
O neto de Mindlin, Rodrigo Mindlin Loeb, foi um dos arquitetos responsáveis pelo projeto da biblioteca, e disse: “Ele tinha uma paixão absoluta pelos livros e uma paixão maior ainda em compartilhar esse conhecimento que tinha com todos”.
A coleção foi doada pela família Mindlin à USP em um gesto de extrema generosidade para com a nação. Cada livro exposto tem um comentário de Mindlin.
Mindlin faleceu em 28 de fevereiro de 2010, mas será eterno aos brasileiros por deixar seu legado presente na “Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin”, que em conformidade com o seu regimento, conserva, divulga e facilita o acesso de estudantes, pesquisadores e do público em geral a seu acervo; assim como promove a disseminação de estudos de assuntos brasileiros por meio de programas e projetos específicos.

O conhecimento é algo que depois de adquirido ninguém mais poderá lhe tomar, o que o torna um bem precioso. Pratique o hábito da leitura!


Daiani Pedrobon
colunista do Livro com Dieta


8 comentários:

  1. Daiani,
    Amei sua matéria de estreia!
    Gostei de conhecer essa trajetória tão rica de José Mindlin...
    Gostei de vê-lo por seus olhos.
    Grande homem! :)
    Obrigada por partilhar conhecimento.
    beijos ................. e...........
    Seja super bem vinda!
    Que venham muitas resenhas e matérias.
    Telma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Telma :)
      quase chorei agora lendo .. lendo novamente né ..
      pq só Deus sabe quantas vezes li essa história ..
      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      acho que já posso dar palestras sobre ele .. kkkkkkkkkkkkkkkkkk (menos né :p)
      Assim que der trarei novidades! *-*
      beeeeeeeeeeeijooos :*

      Excluir
    2. Daiani

      Quêqueissu, tu acertou de primeira no tema escolhido.
      Mindlin é tudo de bom, muito gostoso saber mais sobre ele através da tua coluna.

      Parabéns e já estou curiosa pra ler a próxima matéria tua.

      Hug :)

      Excluir
    3. Obrigada Marcia, espero que todos gostem assim como nós né!

      Excluir
  2. Oi Daiani,
    seja bem vinda!
    Que lindo o post, excelente escolha e uma maravilhosa homenagem a José Mindlin.
    Parabéns!
    :)

    ResponderExcluir
  3. Seja bem vinda, Daiani!
    Adorei o post de estreia... Não o conhecia e agora já o admiro pelo grande feito. De fato, esse lindo casal nos deixou numa dívida imensa para com eles.
    Será que de livro em livro eu também não consigo montar uma biblioteca particular nas dimensões que ele criou a dele? kkk
    Parabéns! E continue nos honrando com seus posts!
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  4. Bem vinda, Daiani!
    Seu post ficou demais! Fiquei extremamente curioso em relação á biblioteca de José Mindlin. Quem diria, 38 mil títulos!
    Desde pequeno tenho minha coleção e espero que, algum dia, chegue pelo menos perto disso.

    Abraços!
    =D7

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!