27 fevereiro, 2013

Resenha - O Último Desejo

O Último Desejo -   Andrzej Sapkowski

by Isa


Sinopse
Geralt de Rívia é um personagem estranho, um mutante que, graças à magia e a um longo treino, mas também a um misterioso elixir, se tornou um assassino perfeito. Os seus cabelos brancos, os seus olhos que vêem melhor de noite que de dia, o seu manto negro, assustam e fascinam. E Geralt dedica-se a viajar por terras pitorescas, ganhando a vida como caçador de monstros. Pois nos tempos obscuros que lhe couberam em sorte abundam ogros e vampiros, e os magos são especialistas da manipulação. Contra todas essas ameaças, um assassino hábil é um recurso indispensável. Ora Geralt, que é ao mesmo tempo um guerreiro e um mago, tem capacidades que o fazem impor-se a todo esse estranho mundo. É um feiticeiro. E é absolutamente único. No decurso das suas aventuras, encontrará uma sacerdotisa autoritária mas generosa, um trovador lascivo mas de bom coração, e uma feiticeira caprichosa, de encantos venenosos. Amigos por um dia, amantes de uma noite. Talvez porém que no final da sua epopeia ele possa realizar o seu último desejo: reencontrar a sua humanidade perdida…
O último desejo é o primeiro livro da saga do bruxo Geralt de Rívia, que terá continuidade com A espada do destino e O sangue dos elfos.

A história começa com mais um dos “serviços” de Geralt sendo realizado em uma cidade (curiosamente é a introdução do primeiro jogo  The Witcher) onde ele acaba gravemente ferido. Ao se recuperar de seu ferimento em um templo Geralt descansa e medita enquanto é visitado por um velho amigo e se lembra de suas aventuras.

As viagens de Geralt lembram os contos de Conan, o bárbaro, de Robert E. Howard, de forma que suas aventuras envolvem violência, inteligência e por vezes sexo selvagem.

A narrativa de Sapkowski é rápida e bem humorada, sem grandes lapsos de tempo transcorridos entre uma cena e outra, mas também sem detalhar excruciantemente o que o protagonista faz em seu tempo livre. As histórias se complementam e fornecem muitas informações à respeito de Geralt, o homem polido e frio, que se distancia da humanidade quando é agredido e à abraça com sofreguidão para ser amado. Sapkowski tem grande mérito em seu linguajar e invenções, pois os nomes próprios de personagens e cidades soam legítimos e seus monstros são variados e bem elaborados.

Geralt em si é o que pode se considerar um protagonista “estiloso”, sua aparência é marcante, mas não feia, sua habilidade com esgrima é bem característica e ricamente detalhada, seu sucesso com as mulheres é inquestionável. Além da perícia com armas, Geralt conta com magias e poções, além do controle absoluto do próprio corpo, para caçar os monstros.

O Último Desejo é o primeiro dos sete livros sobre Geralt (oito se contarmos o “Coś się kończy, coś się zaczyna”). A saga de Geralt deu origem à quadrinhos, um livro de RPG, um jogo de cartas (TCG), um filme para a TV, um seriado e dois jogos de computador. Recentemente, Sapkowski está escrevendo romances históricos.






9 comentários:

  1. Dei esse livro de presente para o meu namorado mas ele ainda não teve tempo de ler. É bem bacana ver uma resenha positiva, acho que acertei no presente ^^

    desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Acertou sim Maressa, acho q ele vai gostar da leitura ^^

    ResponderExcluir
  3. Literatura fantastica é o meu tipo de literatura preferido

    ResponderExcluir
  4. Literatura fantástica não é minha preferida... a não ser que ela seja "puxada" para o horror, mas... ISA... você fez uma resenha tão gostosa que me deu uma baita vontade de ler.
    Principlamente depois que li o seguinte parágrafo na sua resenha:

    "As viagens de Geralt lembram os contos de Conan, o bárbaro, de Robert E. Howard, de forma que suas aventuras envolvem violência, inteligência e por vezes sexo selvagem"

    :P

    ResponderExcluir
  5. hahaha" Leia q ñ vai se arrepender Telminhaaa :D

    ResponderExcluir
  6. Uma estória muito intrigante! rsrs.
    Ainda não consegui me decidir se me interessei pelo livro ou não. Acho também que um pouco de terror, caso o livro tiver, será o que mais me interessarei. Até digo que gostaria de saber mais sobre a vida de Geralt, mas não é algo tão urgente.
    Sua resenha ficou muito boa!
    :D :D :D
    Abraços!

    Um Jovem Leitor
    www.blogumjovemleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. MEU DEUS ONDE EU ACHO ESSE LIVRO!? *-*
    Só de ler a resenha fui transportada para o universo medieval com suas magias e encantos, eu quero esse livro pra mim!

    http://meucoracaonacaneta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode comprá-lo pela saraiva ou submarino.
      Vou deixar o link para você.

      http://www.submarino.com.br/produto/7428657/livro-o-ultimo-desejo-a-saga-do-bruxo-gerald-de-rivia-livro-1

      http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/3425993/o-ultimo-desejo

      Excluir
  8. Um livro de aventura medieval com um protagonista extremamente sedutor??
    Haha deve ser ótimo u.u

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!