15 outubro, 2016

PJ Clarice Lispector - Conto 2 - Obesessão





Este conto requer fôlego emocional do leitor, mais que o anterior.


Clarice construí o texto na cadência em que são efetuadas as lembranças. Mergulhamos num loop de repetições e desordem conscientes e isso me deixou um tanto tonta durante a leitura rs.



Sempre que pegamos um texto para degustar, devemos respeitar seu fundo histórico e entender as limitações das situações propostas e das possíveis  falas “deslocadas” de seus personagens. 



Hoje compreendo-o. Tudo lhe perdoo, tudo perdoo aos que não sabem se prender, aos que se fazem perguntas. Aos que procuram motivos para viver, como se a vida por si mesma não se justificasse




Aqui Clarice continua a tecer sua teia no cotidiano do casamento burguês, o que de fato foi sua vida por muito tempo. 
Espero que esta temática que se repete não incomodem os leitores do blog.



Se no conto anterior : O Triunfo, ela é deixada por seu par romântico, aqui ela se dá ao direito da revanche e tem a empafía de repetir o ato por duas vezes e com homens diferentes (me lembrei de uma frase de minha mãezinha – Tome cheroso rs. Eu sei, penso essas bobagens e ainda tenho a coragem de admiti-las por aqui rs).



Temos um trio amoroso nesta história (momento Revista Caras – Clarice viveu uma aventurazinha fora de seu casamento. Leia a biografia de Clarice por Benjamin Moser).



Nesta narrativa encontramos Cristina, casada com Jaime. Uma vida morna e sem graça que era perfeitamente aceita por ela, até que num período de doença, ela viaja outro estado em busca de um clima que lhe favoreça na melhora de sua enfermidade. Neste local encontra o esquisitão e minimalista Daniel.
Daniel lhe abre um novo mundo e isso a faz colocar em check toda a sua vida de casada e sua forma de existir no mundo.



Vivia facilmente. Nunca dedicava um pensamento mais forte a qualquer assunto. E, como a poupar-me ainda mais, não acreditava inteiramente nos livros que lia. Eram feitos apenas para distrair, pensava eu




Para os leitores de O Lobo da Estepe de Herman Hesse (livro lido por Clarice e  citado em algum texto seu, que não me lembro no momento), a relação que se estabelece entre Cristina e Daniel de “mentoria” onde o sofrer faz parte da aprendizagem, me lembrou demais a obra de Hesse. Que explora muito este mundo abstrato e intimista, onde os pensamentos acontecem. 
Leiam e comparem.



Ela entende que precisa se libertar, mas do que?. A narrativa invoca todo o tempo uma insatisfação sem nome, algo que vai crescendo em Cristina e a envenenando por dentro, a levando a tomar decisões que  afetarão a si mesma e as algumas  pessoas de sua convivência.



Até onde foi o meu sentimento por Daniel (uso este termo geral por não saber exatamente qual era o seu conteúdo) e onde começava o meu despertar para o mundo? Tudo se entrelaçou, confundiu-se dentro de mim e eu não saberia precisar se meu desassossego era o desejo de Daniel ou a ânsia de procurar o novo mundo descoberto. Porque despertei simultaneamente mulher e humana



Por um bom tempo permaneci no microcosmo que a autora construiu, que era o casamento e as relações familiares, mas na segunda leitura do texto me deu um estalo.

Seria isto uma metáfora para o papel da mulher naquela sociedade?.

Penso que seja, e se não foi este o intento da autora, não tem nenhuma importância. Cada livro é único,  assim como a pessoa que o lê.




Cristina se desnuda de sua formação e dos modelos e convicções masculinas. Se dá conta de que o mundo são dos homens (do patriarcado como diriam as feministas) e que para ter um mínimo de espaço nele, terá que desconstruir o que foi feito e ordenado por milhares de anos e que desembocou na opressão da mulher.



Isso me fez pensar que ainda hoje, nós mulheres temos que por muitas vezes tomar nosso espaço à força. Somos ainda intrusas neste mundo. Somos antinaturais.



Clarice termina seu texto de forma dura e pessimista.





Quanto a mim, continuo.



Já agora sozinha. Para sempre sozinha.



Quero pensar que em 2016, estamos um pouco menos sozinhas Clarice. Existem lutas em muitas frentes e as mulheres, as duras penas, tem se feito ouvir.
Ainda falta muito, é verdade, mas somos persistentes, e as gerações futuras colherão de forma plena os louros de nossas vitórias e de nossa lágrimas.




Leia também  a resenha da Silvia no Reflexões e Angústias - Clique Aqui












Clarice Lispector - Todos os Contos

Editora Rocco

Organização Benjamin Moser

Capa Dura - 656 Pgs


Marcia Cogitare











10 comentários:

  1. Como sempre, sua análise do texto é incrível! Isso que você me disse que teve mais dificuldade de entrar na história...
    Só tenho que discordar de você em uma coisa, Márcia:
    "Quero pensar que em 2016, estamos um pouco menos sozinhas Clarice"
    Infelizmente, eu acho que ainda estamos muito sozinhas... Ainda não sinto um mundo que compreenda a complexidade da mulher, suas muitas angústias e insatisfações.
    Um beijo grande!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvia, tive mesmo dificuldade com este conto por se longo e repetir se, mas entendo o que a autora quis fazer.

      Essa questão da mulher é difícil dimensionar, mas entendo que vc fechou com Clarice neste ponto.

      Quero me dar uma dose de otimismo nesta questão rs.

      Hug e avante

      Excluir
  2. Olha Márcia, não li o conto todo ainda, mas tenho certeza que não pensaria na metade que você pensou.. você está de parabens viu.. está muito bom esses questionamentos, esse enriquecimento do conto, essa descoberta!

    Parabéns :)
    Continue assim, aguardo os próximos ansiosa *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daiani, obrigada pelos elogios, assim como toda bobona rs.

      Clarice me faz pensar além do normal e por isso viajo muito em seus textos.

      E quarta tem mais :D

      Hug

      Excluir
  3. Esse trecho final me deu um nó na garganta. Fiquei com uma dúvida, ela ficou sozinha por desacreditar na companhia ou por que aprendeu a se bastar? Ainda não li o conto, mas quando terminar essa loucura de fim de semestre vou colocar alguns desses contos de Clarice na minha lista de leituras por sua causa Márcia. Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jade, pense numa pessoa feliz da vida por despertar um leitor para Clarice rs.

      Respondendo sua pergunta, acredito que esta última frase diz respeito a ser mulher numa sociedade machista. Por isso ela diz que está sozinha.

      Hug lindona

      Excluir
  4. amando este projeto e suas analises sempre :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gilberto, e eu amando seus comentários por aqui :D

      E foca na Clarice :D

      Hug

      Excluir
  5. Nossa, esse conto é para se refletir mesmo. Apesar de óbvio, tenho que dizer que é legal saber um pouco da autora pelos seus contos, em que ela de uma forma ou outra, se coloca neles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lavinia, ler os contos de Clarice tem sido uma descoberta interessante. Não me lembrava que ela era uma feminista tão engajada em sua literatura.

      Como vc mesma disse, é o óbvio, mas é justamente deste óbvio que estamos esquecendo, e ele faz toda a diferença no fim das contas.

      :D Hug

      Excluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!