08 julho, 2016

Star Wars e a Filosofia





Atenção: Você deve esquecer tudo o que aprendeu até agora. Abra sua mente para uma nova galáxia. E que a força esteja com você. Star Wars e a Filosofia é um livro escrito por algumas das mentes mais brilhantes da galáxia, explorando o lado mais profundo de Star Wars e de seu universo expandido. Há um novo olhar sobre temas familiares, como a natureza da Força — é preciso existir um lado negro? — e uma reflexão acerca da representação das mulheres. Examinamos a importância filosófica por trás do impacto de Star Wars no mundo real como um artefato importante da cultura pop, o legado de Joseph Campbell sobre o alicerce mítico da saga, e oferecemos uma estrutura para a compreensão de todo o universo de Star Wars. Com o livro que você tem em mãos, o círculo está agora completo, e aqueles que um dia já foram alunos podem iniciar o caminho para se tornarem mestres jedis.




Kevin S. Decker e Jason T. Eberl



Universo Geek



Pgs 380




Com a estréia do filme Star Wars - O Despertar da Força, me parece que o interesse nesta franquia voltou com força total em todas as mídias , seja nos games, jogos de tabuleiro e nos vários tipos de livros que contemplam o universo expandido ou não.



Fiquei animada com o lançamento da editora Universo Geek, por que gosto muito de filosofia e Star Wars, e juntar ambos foi a perfeição.



Mas antes de dar meus pitacos sobre a obra, gostaria de alertar aos futuros leitores.


O livro traz spoilers de praticamente todos os filmes da franquia (das duas trilogias), então antes de começar sua leitura, sugiro que veja aos filmes antes.



Vou tentar não ser pedante com minha resenha, já que tratar de filosofia não seja tão divertido para a maioria dos leitores.



Tive uma expêriencia no passado com um livro de filosofia que numa tentativa de simplificar a filosofia para leitores iniciantes, acabou por me deixar bem distante testa temática por um bom tempo. O livro era o aclamado O Mundo de Sofia, passem longe dessa porcaria.



Mas com Star Wars isso não acontece, os organizadores e autores dos vários textos, são fãs de Star Wars, antes de serem acadêmicos pedantes e enigmáticos, o que torna a abordagem muito mais fluída e divertida.



Gosto como a divisão do livro foi pensada, isso de acordo com a estrutura do próprio universo de Star Wars, você pode ver os epósidos dos filmes desbribuídos nos capítulos do livro.



A linguagem é de fácil assimilação, e isso vem ilustrado com alguma cena do filme, o que facilita muito a leitura (Eu revi aos filmes, por que percebi que tinha me esquecido de alguns detalhes que o livro cita).


Sabemos que Star Wars mesmo sendo uma ficção, têm muitos fãs xiitas pelo mundo , que não permitem muitos questionamentos de valor.



E os autores se lançam sem pudor as cenas dos filmes e levantam muitos questionamentos éticos e de paridade com as filosofias pós socráticas e outros modelos de pensamentos mais contemporâneos, afinal a filosofia serve pra isso né meu povo rs.



Algumas das caraminholas pós leitura de Star Wars e a Filosofia



Os Jedis seriam uma espécie de organização estóica científica?


Boba-Fett e sua guerra amoral


Anakin – além do bem e do mal?


Qual o lugar das emoções na vida dos Jedis?


A qualquer momento eu posso virar um Sith ?


Existe um bem maior, onde escolher a inverdade seria algo ético?


As mulheres são as figuras fortes de Star Wars?


Andróides podem pensar? …


Uma última coisa, como os rodapés do livro é cheinho de livros referencias que foram usados pelos autores, senti falta de fazerem a transcrição para os livros que já  tinham publicados no Brasil, acabou escapando um ou outro pelo caminho.



Livro mega recomendado para fãs e aqueles que desejam ter um contato com a filosofia , mas de forma indolor.




PS.: Possíveis erros gramaticais ou ortográficos serão corrigidos em minha releitura



Marcia Cogitare









6 comentários:

  1. "Aqueles que um dia já foram alunos podem iniciar o caminho para se tornarem mestres jedis."- Ok, quando posso começar? kkk
    Gostei logo de cara desse livro pela capa, achei simples e bonita, e ao longo da sua resenha só tive mais vontade de ler. É uma abordagem muito interessante pois a filosofia está em tudo, principalmente em universos de fantasias mais complexos como Star Wars, e é necessário que nós, enquanto consumidores de entretenimento, pensemos sobre os valores apresentados nos filmes e tentemos abordar essas obras com novos olhos sempre pois o pensamento crítico move o mundo. Adorei a indicação como sempre Márcia, beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jade, acho muito importante este livro para os fãs de Star Wars. As vezes a paixão é tão grande que falta o lado mais racional de pensar a franquia.

      Hug e espero que curta a leitura

      Excluir
  2. Oi!
    O que dizer, sou fã de Star Wars! E não tem como não ter curiosidade sobre esse livro. Adoraria ler e poder refletir com mais clareza a respeito desse universo, dos personagens e de tudo que assim o envolve. Na parte da literatura, ainda estou perdida com tantos livros dessa série, mas um dia chego lá! Mas no quesito cinema, um pouco mais tranquilo. Com certeza uma ótima leitura! Obrigada por sua resenha, muito boa! Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Márcia, se é fã de Star Wars este livro irá te agradar em cheio.

    E sobre a literatura de Star Wars realmente tem muita coisa e isso acaba por criar uma confusão, mas tem muitos artigos na internet que podem auxiliar na ordem de leitura.

    Hug

    ResponderExcluir
  4. não entendo :(
    pq não sou fã de Star Wars enquanto o restante do mundo é?!
    não é nem o fato de ser fã ou não, é o fato de nunca querer ter assistido :/
    que coisaaaaaaaaaa :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Relaxa Daiani, vc não precisa ser fã de seja lá o que for , mas entendo o que vc quis dizer rs.

      E tem gente que ficará chocado com sua opinião rs

      Hug lindona

      Excluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!