30 maio, 2016

Resenha: Vozes do Mundo Espiritual

Um estudo baseado em pesquisas, fontes históricas e relatos reais, demostrando a influência do mundo espiritual sobre o nosso mundo. J. H. Brennan investiga como os espíritos têm nos influenciado desde o início da civilização até os dias de hoje. Este livro apresenta uma nova e surpreendente maneira de olhar para a história da humanidade e a nossa vida cotidiana.




Queridos surtadinhos,
tudo bem com vocês?

Faz tempo que eu não posto uma resenha.

Costumo ler vários livros de uma vez e por vezes, termino 3 e venho colocar três resenhas... depois fica um tempo em branco.
De qualquer forma, vocês tem os outros colaboradores maravilhosos do blog, não é?

Pois bem... esse livro, além de imenso, tem um conteúdo que é riquíssimo, culto e não pode ser lido folheando... é preciso parar, reler alguns pontos, analisar, concordar, discordar, comparar com conhecimentos anteriores, enfim... é um livro para ser estudado.

Há tempos não leio um livro tão rico em conteúdo!!!!!

Eu não possuo uma religião definida, mas sou espiritualista (creio que o espírito continua após a morte do corpo)... isso não significa que eu tenha uma visão fechada sobre o assunto. Estou sempre pronta a estudar mais, cavar mais, conhecer mais e refazer minhas convicções.

Respeito todas as pessoas com outras crenças em Deus e em como se crê nEle. respeito também aquele que não crê.

Isso posto, vamos ao livro delicioso!

Ops! Eu disse delicioso? Ele só vai ser delicioso se você estiver disposto a uma leitura investigativa (não é um livro light).

O livro parte da seguinte premissa:


Será possível que os acontecimentos do seu dia a dia sejam afetados por espíritos... mesmo que você não acredite neles? Será possível que decisões políticas sobre guerra e paz, os alimentos que você come, a sua prosperidade, a sua fé religiosa e base moral tenham sido fruto de vozes de espíritos sussurradas no ouvido de papas e profetas, políticos e primeiros-ministros, ditadores, reis ou diretamente a você?

Antes de responder "sim" ou "não", é bacana ter embasamento. O livro traz propostas que respondem (ou pretendem responder) a essas perguntas.

O livro também explica sobre os seguintes tópicos:

* As viagens ao mundo espiritual no Antigo Egito
* Hades e o Mundo Inferior
* Os mistérios de Elêusis
* O Oráculo de Delgos
* Joana D'Arc e as vozes que a guiavam
* Nostradamus e Suas Profecias
* A Clavícula de Salomão
* Adolf Hitler e o suposto uso do peiote
* Jung e o inconsciente coletivo
* O xamanismo
* As pinturas rupestres e sua relação com os espíritos
* Poltergeists e manifestações físicas provocadas por espíritos
* O Tabuleiro Ouija
* Mesas girantes e as sessões espirituais da Era Vitoriana
* Exorcismos

É incontestável que o autor J. H. Brennan pesquisou demais da conta! Além das fontes históricas, há também descrições de casos que comprovam a teoria dele de que o espiritual está ligado diretamente ao nosso mundo e influencia-o.

Para cada explicação dada, é claro que existem explicações científicas, psicológicas e religiosas que rebatem o que é dito... de qualquer forma, quanto maior o conhecimento das teorias, maior a capacidade de análise e de construir o conhecimento que o leva a sua verdade.

O livro me encantou!

Quero relê-lo mais pra frente e fazer outras comparações.

Indico a todo aquele que tem a mente aberta e não tem medo de descobertas ou de reafirmações ao que crê. 

Indico a quem está disposto a aprofundar-se sem pressa... quem está disposto a mergulhar num assunto que pode sim, mudar sua maneira de ver as coisas (ou não!).

Se houvesse mais estrelas para dar eu daria... não porque eu concorde com tudo o que está escrito, mas porque tanto a escrita, quanto o trabalho de pesquisa, diagramação final e demais itens que uso de parâmetro para "julgar" quantas estrelas dar a um livro, são impecáveis! 










Título: VOZES DO MUNDO ESPIRITUAL
Autor(es): J. H. Brennan
Assunto: Espiritismo
ISBN: 978-85-315-1926-0 
Idioma: Português 
Tipo de Capa: Brochura 
Edição: 1ª edição 2016 
Número de Páginas: 456







PS.: Possíveis erros gramaticais ou ortográficos serão corrigidos em minha releitura 


21 comentários:

  1. Telma, minha linda..
    eu sou católica e minha mãe espírita, eu respeito, mas acredito em partes..
    Sabe aquele negócio: "só acredito se acontecer comigo"?!, pois bem, sou exatamente assim; eu não acredito, mas sempre que recebemos mensagens psicografadas do meu pai eu fico abalada, e sempre que minha irmã sonha com as condições dele sabemos que as mensagens psicografadas são "reais", afinal, quem mais saberia que ele está daquele jeito?!
    Tenho certeza que minha mãe adoraria esse livro :)
    #ficaadica para um presentinho né? kkkkkkkk
    beeijos lindona! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dai, eu totalmente respeito toda e qualquer convicção ou crença e, ao longo dos meus anos, tenho tido muitos motivos para crer na vida pós morte.
      Bacana saber que sua mãe e eu cremos em algo parecido.
      De qualquer forma, algo grande nos guia, não é?
      beijos muitos
      :)

      Excluir
  2. Telma, gosto de tudo bem diferente e abrangente. Não acredito em tudo, mas sei que há muito mais do pode ser explicado devido a imensidão de experiências que já ocorreram com muitos.
    Um livro a ser pesquisado, esmiuçado e como disse, nunca folheado. Creio que deve acrescentar, então acredito ser uma leitura interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bastante interessante, sim, Cinthia queridona...
      Se um dia tiver a oportunidade, vou gostar de saber o que voc~e achou.
      beijos muitos.
      :)

      Excluir
  3. Eu me considero católica, mas do tipo que não vai à Igreja e que mesmo acreditando em Deus, ainda tem suas questões sobre religião e fé na cabeça rs Este livro me parece muito interessante, pois eu amo descobrir coisas novas sobre esse assunto! Claro, que posso também não concordar com tudo o que o autor diz, mas pela resenha, deu pra entender que este livro é pra mim, ainda mais porque o trabalho de pesquisa que o autor faz para dar seus argumentos me interessa muito, somado ao fato de que ele recobra o passado para isso. Por exemplo, eu li o "O Diário de Jack, o estripador" de Shirley Harrison que também mostra toda a sua pesquisa durante o livro inteiroo para comprovar sua tese de que James Mabrik é o culpado de ser Jack( se alguém aqui quiser ler o livro, não contei nada de mais, já que ele se trata da pesquisa para comprovar isso e que o diário que ela encontrou é o verdadeiro). Não achei que tudo nele fosse verdade, mas mesmo assim, adorei muito seu trabalho e confesso que tem algumas partes nele que são realmente convincentes. Então, esses livros de pesquisas para comprovar teses são bem legais ao meu ver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei curiosa com o livro de Jack e como você, adoro livros baseados em pesquisas... ainda que as pesquisas resultem em argumentos que não sejam fatos em si.
      Despertar o questionamento (principalmente o meu) em encanta!
      Um beijo, sua linda!
      ;)

      Excluir
    2. Se você ler Telma, como se trata de uma pesquisa e não bem de um livro com começo meio e fim com o intuito de contar uma história mesmo, acho que já que leu esse, você vai gostar rs Só tem que ter vontade mesmo, porque ele é bemm longoo

      Excluir
  4. Sua resenha está muito boa, eu não curto muito livros desse estilo, mas para quem gosta é bem interessante, quem sabe um dia eu resolva ler e acabe me interessando por esse gênero de livros.

    ResponderExcluir
  5. Oi Telma.
    Não tenho uma religião e não leio muitos livros desse gênero. Pela pequena sinopse que há no livro, eu não o leria. Mas, depois ler a sua resenha, fiquei bastante curiosa para ler Vozes do Mundo Espiritual.
    Achei bastante interessante os tópicos abordados pelo autor e dá para perceber que ele fez uma busca extensa com fontes históricas e descrições de casos.
    Fiquei interessada em saber mais sobre Hades e o Mundo Inferior, Joana D'Arc e as vozes que a guiavam e o Tabuleiro Ouija (apesar de ter muito medo dele), entre outros.
    Acho que devemos ter uma mente aberta, pois a ciência não conseguiu explicar tudo ainda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... eu também não tenho religião e me denomino como espiritualista (acredita na vida pós morte) e meus conhecimentos estão sempre em construção.
      Os temas abordados também me chamaram para a leitura do livro.
      beijos muitos
      :)

      Excluir
  6. Oi. Muito interessante esse livro, apesar de não ter costume de ler esse gênero literário. Mas é importante estar com a mente e o coração abertos e uma leitura assim, faz muito bem. Meu pai, já falecido, gostava muito de livros espíritas e com mensagens de vida...e pela lembrança dele, sempre me emociona ver livros desse gênero. Obrigada por sua resenha e pela dica. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um super beijo Márcia.
      Esse não é meu gênero favorito também... mas valeu demais à pena.
      muitos beijos
      :)

      Excluir
  7. Sou uma pessoa bem curiosa com o assunto, mas não sei se estou no momento certo de lê-lo. Apesar de não ter uma religião, tenho certo preconceito com livros no estilo, mas você falou de uma forma tão curiosa sobre ele, que fiquei com vontade de ler e aprofundar meus conhecimentos.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura || Participe do top comentarista de junho e concorra ao livro The Kiss of Deception

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. então acredito que vá gostar muito deste livro, Gabi.
      beijos, muitos.
      :)

      Excluir
  8. Oi Telminha,
    Amei a tu resenha, também me considero espiritualista e curto muito esse tipo de leitura que nos faz refletir, expande os nossos pensamentos e nos agrega muito conhecimento. Não conhecia essa obra, mas já anotei o livro para lê-lo um dia, beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se um dia puder ler, me diga o que achou.
      muitas beijocas
      :)

      Excluir
  9. Não sou do tipo que se pode julgar religiosa, não tenho certeza se acredito ou não em espíritos, vida pós morte e coisas do tipo.
    Gosto de estudar a história das religiões, principalmente o catolicismo.
    Enfim, por se tratar de temas mais voltados pro lado espiritual, esse não seria um livro que eu leria.
    Mas gostei de conhecer a obra, e quem sabe futuramente eu não dê uma chance ao livro?

    ResponderExcluir
  10. Oi Telma, eu também creio que o espírito continua após a nossa morte mas naquele modelo clássico de céu e inferno, que vem do fato de eu ser da denominação Batista, mas achei o trabalho do autor bastante minucioso e bem feito. Independente de crenças é sempre interessante se observar um bom trabalho de estudo e pesquisa e esse livro parece se aprofundar bastante nesse ponto. Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Oi,
    Bom, eu não pretendo ler esse livro. Também não sigo religião, creio em Deus e leio e sigo (não como o que dizem, faço o que eu e meu marido entendemos) que está na Bíblia, mas respeito a todos, pois cada um tem direito de acreditar e ser o que quiser.

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Ainda não conhecia esse livro mas achei bem interessante, como certeza não é um livro com uma leitura rápida mas um livro parece se apreendeu com ele e buscar mais informações, achei bem interessante os temas que ele trata e se tiver oportunidade quero ler !!

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!