10 abril, 2016

Resenha: A Garota Sem Passado


Num domingo de setembro de 1991, Ramsey Miller deu uma festa em casa para os vizinhos. Depois, assassinou a esposa e a filha de 3 anos. Todo mundo na pacata cidade de Silver Bay conhece a história.

Só que todos estão errados. A menina escapou. Sob o nome falso de Melanie Denison, ela passou os últimos quinze anos escondida com os tios numa cidadezinha remota. Nunca pôde viajar, ir a uma festa na escola ou ter internet em casa, porque Ramsey jamais foi encontrado e poderia ir atrás dela a qualquer momento.
Mas, apesar das rígidas regras de segurança impostas pelos tios, Melanie se envolve com um jovem professor da escola local e engravida. Ela decide que seu filho não terá a mesma vida clandestina que ela e, para isso, volta a Silver Bay para fazer o que nem os investigadores locais, nem a polícia federal, nem o FBI conseguiram: encontrar seu pai antes que ele a encontre.



WOW!
Esse livro é uma delícia!
Narrado em terceira pessoa e com um ritmo alucinante, esse suspense não apenas promete: entrega!
Michael Kardos sabe como alinhavar uma história, costurar uma trama de suspense e arrematar com um final maravilhoso. 
A personagem de Melanie, apesar de eu não ter achado maravilhosa, é cativante, torcemos por ela (mesmo ela sendo bastante egoistinha)...rs
Depois de algumas páginas, eu realmente precisava saber porque o pai, uma pessoa comum, matou a esposa e, mais importante ainda, como Melanie escapou (ela tinha apenas 3 anos de idade).
À medida que vamos tendo nossas respostas, a boca acre, a baba cai e ... quando pensamos que não podemos ser mais surpreendidos, somos!
O texto é delicioso. A escrita primorosa. Marquei muita coisa:




(...) o lado bom deste meu celibato vitalício é que, quando chegar minha hora, a notícia será recebida com tristeza por muitos, mas ninguém entrará em luto de verdade.


Durante todos os anos que vivi nesta cidade, houve apenas cinco homicídios. Em um deles, o próprio criminoso ligou para a polícia e se entregou. Em outros três, os assassinos (todos homens) foram capturados depois de algumas semanas e confessaram seus respectivos crimes em troca de redução de pena. Ramsey Miller foi o único que conseguiu fugir.

Fugiu para onde?
E depois que ele volta? 
Vai atrás da filha que deixou escapar?
Ela sairá ilesa? E a gravidez? Ela realmente conseguirá manter a gravidez e dar o futuro que deseja ao filho?
E mas do que todas as outras: por que Ramsey Miller matou a esposa após ter dado um festão?
Um suspense consistente, bem escrito e pronto para ser devorado, como fiz!




O que outras pessoas acharam deste livro?

“Leia a primeira página e dê adeus às próximas 24 horas. Sensacional!” – Jeffery Deaver, autor de O colecionador de ossos 
“Uma história bem-construída sobre uma mulher em perigo com uma premissa incomum e um final inimaginável.” – The New York Times 
“Kardos compõe um suspense extraordinário, com uma narrativa profunda e instigante sobre uma garota que tenta entender seu passado e construir um futuro possível. Os personagens sofisticados só fortalecem o texto.” – Publishers Weekly
“O modo inteligente como a verdade é revelada – aos poucos, de forma irresistível – é o maior trunfo do livro.” – The Toronto Star
A garota sem passado é uma coisa rara: um livro sobre relações humanas rico em suspense, calmo e ao mesmo tempo arrebatador, verossímil e surpreendente. Com uma escrita forte e convincente, Michael Kardos apresenta uma história sobre medo e redenção, angústia e esperança, corrupção e intenções boas, porém equivocadas. Traça um retrato das emoções humanas em toda a sua gloriosa complexidade.” – Gregg Hurwitz, autor de Você está sendo vigiado
“Mesmo os leitores mais sagazes se surpreenderão com o enredo cheio de reviravoltas que Michael Kardos criou.” – The Strand Magazine
“Uma história impressionante sobre verdades assustadoras, perdas e resiliência.” – Booklist
A garota sem passado é uma verdadeira aula sobre narrativa e sobre como equilibrar diversos pontos de vista. É repleto de tensão e, mesmo nos momentos de calma, a história parece estar prestes a ferver. É um livro que pulsa de energia.” – The Clarion-Ledger
“Uma história impressionante contada com perfeição. Altamente recomendado.” – Kirkus Reviews
“Convincente, inovador e com personagens magistralmente construídos, A garota sem passado coloca Michael Kardos entre os principais escritores contemporâneos de suspense.” – Irish Independent


13 comentários:

  1. Telma, olha que este tipo de livro costuma cair no cliche ou no ridículo.

    Fiquei mega curiosa, já que vc curtiu muito o livro.

    Hug :D

    ResponderExcluir
  2. Olá Telma, vi esse livro a um tempo no blog Stolen Nights e fiquei morta de vontade de ler mas uma resenha me desanimou muito por falar que a intercalação que ocorre nos pontos de vista na narrativa não é muito fluida. Você achou que isso prejudicou a leitura? Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jade,
      Eu gostei muito do livro.
      Achei que tem um ritmo bom, mas a atenção é necessária (dessas que a gente tem que rever o nome do personagem, por vezes).
      Beijoconas
      ;)

      Excluir
  3. Essa é a segunda resenha que leio sobre esse livro.
    Parece ser bom, a capa é bonita, os personagens parecem ser marcantes, o fato dela está grávida coloca mais um pitada de drama ao livro.
    Esse livro com certeza vai ser uma das minhas próximas leituras.
    Boa Tarde.
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade, Marlene... a gravides fica o tempo todo na cabeça, durante a leitura.
      :)

      Excluir
  4. Já quero ler esse livro!!! Adorei a resenha e pelo visto a história dele promete ser muito boa :D Estou mega curiosa para conhecer esses personagens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lavínia, sua linda...
      Acho que vamos ter sorteio dele no mês que vem. Fique de olho.
      Beijoconas

      Excluir
    2. Puxa, se tiver mesmo vai ser muito legal! Por que esse livro desperta curiosidade em qualquer um kkkk Como que um homem resolve agir assim do nada? É a maior questão!

      Excluir
  5. Telma, esse livro desde o lançamento me chamou atenção. Creio que vou ficar lendo sem parar até o final. Bem estranho esse homem fazer o que fez após um festão... curiosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é sinistro...Cinthia. :-/
      Muitos beijos, coisa linda.

      Excluir
  6. Oi! A capa não é o suficiente para cativar, mas a sinopse... Assim que eu a li percebi que esse livro é um suspense de tirar o fôlego e que ele merece que eu coloque na minha lista e saia atropelando todos os que estão na frente para começar logo a leitura.
    Estou muito curiosa a respeito desse livro, o que deu na cabeça desse pai para matar a esposa e atentar contra a vida da própria filha?
    Ela pode até ser egoísta, mas acho que com a coragem que ela tem podemos até relevar o seu jeito, rsrs. Porque aja coragem para sair a caça de um assassino sabendo que ele pode também está a procura dela e por ser o pai ela terá que ter coragem e se desligar de qualquer afeto que pode ter nessa relação para combatê-lo.
    Estou louca para ler esse livro, eu necessito saber o que acontecerá com ela e como será o reencontro, quero saber se ela terá o filho, na verdade, quero saber todas as respostas, rsrs.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oi, como assim gravidez?
    de quem? quer dizer, com quem?
    ela tinha só três anos :'( que loucura..
    você não deveria fazer isso com a gente :'''''(

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!