22 março, 2016

Acima de Nós


Laura e Rafael não poderiam ser mais diferentes. Ele nasceu em uma das famílias mais ricas da cidade de Catalina, e sempre teve tudo o que quis. Já ela é de origem humilde, e seu grande sonho é conseguir uma vida melhor. Mais do que isso, a visão que ambos têm de Deus é oposta: Laura o vê como um Deus de amor, enquanto Rafael não entende como Ele pode permitir que tantas coisas ruins aconteçam, incluindo uma tragédia que o assombra. Quando o comportamento dele começa a preocupar seus pais, ele é forçado a encontrar um emprego. A partir daí, esses jovens se encontram e a vida deles nunca mais será a mesma. Ela estava ocupada demais para se apaixonar, e ele sequer sabia que era capaz de sentir algo assim, mas, quando os planos de Deus são traçados, estão sempre acima de nós.



-  Antes de conhecer você, eu não me lembro de acreditar no amor.Não no sentido que eu conheço hoje.Eu achava que era um sentimento forte, que envolvia paixão e amizade. Agora percebo que vai muito além disso.É perder o fôlego e ficar com o coração apertado.É quando a outra pessoa faz parte de você e se torna tão essencial quanto um órgão do seu corpo.


Ler esse livro me fez muito bem, uma leitura doce e muito cativante, que trouxe muita serenidade e mexeu muito comigo. Passou a ser um dos meus favoritos e um dos melhores lidos até o momento nesse ano.
Muito dele me lembrou do filme Um Amor para Recordar – Nicholas Sparks – e Orgulho e Preconceito – Jane Austen -, mescla atitudes singelas descritas na Bíblia com o romantismo e o preconceito de uma sociedade em aceitar pessoas diferentes, mas apesar de lembrar, não é algo igual, há muita diferença. Uma mescla dos dois que formou um texto lindo, coeso, que mexeu comigo de uma forma única.
O enredo dele nos trás Rafael Mazolini, um rapaz milionário que teve sempre de tudo – de amor a bens materiais, de educação a respeito por todas as classes sociais – mas que aos 16 anos começou a se envolver com as pessoas erradas, e durante dois anos seguidos mexeu com drogas, álcool e festas nas quais ele bancava todos os seus “amigos”. Em uma dessas festas, já com 18 anos, um dos convidados morre. Seus pais ficam cientes de suas festas às escusas e senhor Antonio, seu pai, retira tudo dele, só deixa o carro, exige que arrume um emprego para se sustentar e volte a estudar.
Sua fama é tão grande na cidade que ele não consegue o emprego, quem quer contratar um mulherengo, irresponsável e que nunca fez nada na vida? Só alguém que não conhecia sua fama. E isso ocorre, uma senhora nova na cidade dá um emprego para ele no hospital.
Nesse hospital ele se depara com Laura, a recepcionista, uma pessoa sempre agradável, não tão bonita quanto suas antigas companhias, que anda sempre com o cabelo preso em um rabo de cavalo e possui lindos olhos azuis.
A vida de Laura é completamente diferente da sua, muito pobre, sem pai e nem mãe, só tem a tia e a prima, e que começou a organizar a vida a pouco tempo por ter arrumado aquele emprego de recepcionista. Uma pessoa crente, que frequenta uma igreja próxima de sua casa e que acima de tudo em sua vida, ama e teme muito a Deus.

- Nunca daria certo. - balançou a cabeça. - Seria como se um peixe e um pássaro quisessem ficar juntos.Ele segurou o queixo dela gentilmente, forçando-a a olhá-lo. - Então, me dê asas. 

Dois mundos diferentes se chocam – Laura e Rafael – depois que ele a salva de um ataque de um ladrão passa a leva-la para casa com o intuito de desvendar aquela garota pobre que não tem nada e que sempre tem um sorriso no rosto e gentileza para com todos ao redor.
Situações diversas ocorrem e acabam tendo de enfrentar um relacionamento de mentira – mentem que são namorados – e essa mentira acaba mostrando aos dois que há muito mais que nenhum podia imaginar e que os planos deles são bem diferentes do que os determinados por Deus. Um amor que para ser consolidado haverá a necessidade de muito desprendimento de seus “eus”, de enfrentar a todos e tudo – sociedade e o que o destino lhes reserva - dentro de um mar de incertezas, desilusões e problemas que colhem devido às circunstancias e próprios erros. 
Tudo ocorre muito bem entre a mentira de Laura e Rafael até o passado dele começar a sair do baú e infernizá-lo. Até Natália, sua ex-namorada começa a ser uma perseguidora. Nem mesmo Laura pode ajuda-lo, ele terá que passar a acreditar no que menos acredita, pois não há esperança para a solução de seus problemas, a não ser um milagre de Deus.
Durante todo o momento, a autora mostra o melhor e o pior nos personagens, não há nenhum santo aqui, e nenhum perdido para o qual não tenha salvação.
Há muitas reviravoltas durante o romance, muito acontece entre eles e com os que os rodeiam, não é uma leitura parada e entediante, o li de madrugada e não tive sono.
É muito lindo, fiquei muito tocada em muitas partes, principalmente por Rafael não acreditar no amor, apesar de seus pais terem dado muito amor a ele e de se amarem apaixonadamente. Era de se esperar alguém menos cético e mais amoroso, mas ele é impetuoso, ansioso, perdido na vida, com o detalhe de ser lindo, ter lindos olhos verdes chamativos, um corpo escultural e um cavalheiro. Laura não perde em nenhum quesito e apesar de não ser linda em cada poro dela emana gentileza, amor e carinho, uma altruísta, muito decidida no que quer, e com uma língua afiada para dar respostas sinceras - odeia mentir.
Laura e Rafael se alternam na narrativa, o ponto de vista dos dois nos dá uma visão geral do que ocorre com todos, porque a autora consegue inserir todos os personagens na história de forma coesa, e dar vida a todos eles, com diálogos maduros. É uma narrativa dinâmica e a leitura é rápida, não consegui parar de ler até terminar a leitura.
Há muito da bíblia nele, por ser um livro Cristão, e muitos preconceitos são levantados e dado as respostas. A leitura me trouxe muita paz, mostra o amor de Deus por nós, fala sobre a importância da família, de conceitos esquecidos por muitos, do respeito ao próximo, e de como enfrentar as dificuldades sem murmurar ou desanimar. Não é um livro de superação, ele transborda superação em cada linha, e traz esse sentimento em seu conteúdo. Simplesmente magnífico!
Recomendo a leitura até para aqueles que não acreditam em Deus, e os que não são Cristãos, pois acredito que desmistificarão alguns dogmas passados como certos.
Um romance belíssimo que ao ler me deixou com o coração mais leve e alegre! Simplesmente perfeito!



... Ás vezes, coisas ruins acontecem em nossa vida, porque fazem parte do plano de Deus. E nossa visão é limitada demais para entender o que Ele preparou para nós.- Eu queria entender o propósito de tudo isso - pensou em voz alta.- Está acima de nós - ela o beijou no rosto, recostando a cabeça em seu ombro.

Amei esse Teaser que a Fernanda Braga do blog Mato por Livros fez. Tem tudo a ver com o livro assistam se quiser saber mais a respeito dele:





13 comentários:

  1. Eu já vi o filme "Um Amor Para Recordar" e vi e li o "Orgulho e Preconceito", amei os dois igualmente e pretendo ler o livro do primeiro filme. Como esse livro parece ter uma mescla dos dois apesar de ser diferente, é com grande certeza que vou colocá-lo na minha lista e lê-lo, e pelo visto não vai ser difícil eu adorá-lo, porque a resenha me cativou :D Eu não faço o tipo religioso, mas acredito em Deus. Apesar de não ir em igrejas e nem nada do tipo, já li " A Cabana" e amei o que li; fiquei refletindo por vários dias o assunto do livro. Então, isso não interfere em nada em minhas leituras, o que gosto bastante por me sentir livre nesse aspecto ^-^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que por ter gostado desses dois filmes e de ter lido A Cabana, vai amar esse livro.

      Excluir
  2. Querida, Cinthia
    O que dizer de uma resenha tão perfeita???
    Vc encheu meu coração de alegria!
    Adorei saber q a leitura lhe trouxe serenidade, paz e que a deixou leve e alegre. Quantos sentimentos bons!!!
    Tbm gostei quando disse que não é uma história de superação, mas que transborda superação em cada linha.
    Uma honra tbm saber q ele se tornou um de seus favoritos!
    Obrigada pelo carinho! Significa muitooo...
    Bjssss e sucesso ao blog!

    ResponderExcluir
  3. Querida, Cinthia
    O que dizer de uma resenha tão perfeita???
    Vc encheu meu coração de alegria!
    Adorei saber q a leitura lhe trouxe serenidade, paz e que a deixou leve e alegre. Quantos sentimentos bons!!!
    Tbm gostei quando disse que não é uma história de superação, mas que transborda superação em cada linha.
    Uma honra tbm saber q ele se tornou um de seus favoritos!
    Obrigada pelo carinho! Significa muitooo...
    Bjssss e sucesso ao blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Tais. Passei para uma tia minha ler. Ela sofreu do mesmo mal que eu... quando minha irmã ligou para ela, ela disse que não conseguiu parar de lê-lo. Por nada! Foi maravilhoso lê-lo!

      Excluir
  4. oi
    já havia visto esse livro e adorei a sinopse,estou ansiosa para ler ele...espero em breve adquirir essa obra da Tais ;) ela escreve divinamente bem ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani, foi o primeiro livro que li da autora, e estou apaixonada por completo. Quero ler os anteriores a esse. leia, vai amá-lo.

      Excluir
  5. Se este livro é tudo isso que você menciona aqui, com certeza não vou deixar passar. Estou precisando de algo assim no momento. Romances deste tipo sempre me emocionam e mexe com minhas emoções. Isso é bom demais.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beth, sou suspeita pois amei, e creio ser mal de família, até minha tia não conseguiu largá-lo. Disse que é viciante!
      Se você se emociona, vai ficar bastante emocionada. Leia e depois me diga o que achou, vou querer saber. E não estou dizendo isso só por escrever, é algo real. Me diga depois o que achou. Por favor. Beijos.

      Excluir
  6. Cinthia,
    Depois dessa sua resenha fiquei abusadamente curiosa pra ler esse livro.
    Parece desses livros que não conseguimos parar até a última folha e sentimos saudades quando acaba...
    Parabéns pela resenha maravilhosa!
    =D7

    ResponderExcluir
  7. Oi Cinthia, Nunca tinha ouvido falar desse livro mas sua resenha me tocou, de verdade. Gostei mais ainda por você dizer que tem traços de dois dos meus livros favoritos. Vou com certeza lê-lo e parabéns, suas resenhas ficam melhores a cada dia. Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Faz um tempo que vi esse livro e quero muito ler ele, já esta na minha lista de leitura, a historia me cativou e gostei muito de como temos esse choque entre pessoas tão diferentes mas que aprendem muito um com o outro e gostei de termos os capítulos variados entre o ponto de vista dos dois e do teaser que a Fernanda Braga fez !

    ResponderExcluir
  9. Aiii Cinthia. . Só posso dizer que sua resenha está perfeitamente magnífica, eu amei demais, e tenho certeza que gostaria da leitura assim como você gostou *-*
    Parabéns lindona!!

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!