22 dezembro, 2015

Vango

Entre o Céu e a Terra

Salvar a pele e, ao mesmo tempo, descobrir a própria identidade. Este é o grande desafio de Vango, o jovem herói do novo romance do escritor francês 'Timothée de Fombelle'. Ao ler esse thriller histórico, ambientado no conturbado período entre as duas grandes guerras mundiais, somos impelidos a fugir com Vango pelos cinco continentes, num clima de absoluto perigo e suspense. Este rapaz órfão de 19 anos desconhece sua origem assim como desconhece a motivação do franco atirador que, além da polícia, está em seu encalço. Deparamo-nos com Vango na solenidade em que ele e outros seminaristas seriam ordenados padres na suntuosa catedral de Notre-Dame, em Paris. O assassinato do padre Jean, seu protetor, desencadeia a perseguição ao rapaz, que empreende uma fuga espetacular ao escalar nada menos do que os famosos vitrais da catedral. Essa cena é apenas um exemplo do clima de perseguição e aventura de que é feita toda a narrativa, quando acompanharemos nosso protagonista em situações e lugares improváveis - como um intruso escondido num caça da SS, galopando nas Terras Altas da Escócia, dependurado num vulcão italiano ou sobrevoando o Brasil e vários outros lugares num zepelim. O fracasso em não ter sido ordenado padre deixa nosso herói arrasado, mas a jovem Ethel fica bem feliz. É ela quem vai ajudar Vango a provar sua inocência e descobrir sua identidade. Também fazem parte da saga outros personagens marcados por vidas cheias de segredos, como Mademoiselle, a Senhora Poliglota e sem memória com quem Vango é salvo do naufrágio na costa da Sicília aos três anos de idade e Hugo Eckner, personagem verídico, comandante alemão do Graf Zepelin, esse grande dirigível que fascinou o mundo nas primeiras décadas do século XX. Outras personalidades incorporadas à história são Joseph Stalin, sua filha Svetlana e Adolf Hitler.



Série 
Vango # 1
Timothée de Fombelle
360 páginas 
Melhoramentos

Gente, esse livro é bem diferente dos livros que andei lendo esse ano. Ele é uma ficção com uma mistura de história mundial, como explica a sinopse dele.

O livro me intrigou, causou enfado, me deixou agoniada para saber mais, inseriu personagens que me deixou encabulada e me fez apaixonar por eles, fazer teorias futuras, enfim, os personagens desse livro ganham vida, e essa mistura de realidade e ficção dá um toque especial de ansiedade no leitor.

Claro, para aqueles que não gostam de história mundial podem achar o livro apenas maçante e com pouco a oferecer.

Eu fui uma das que ficou intrigada. Vango não é grande coisa, não é um personagem que se destaca, para dizer a verdade, ele não me chamou atenção e nem fiquei cativada por ele. Em contrapartida, os personagens secundários me cativaram: a gata, Hugo Eckner e Ethel.

Outra coisa que me fez ficar muito interessada foi a mistura entre o antigo e atual, a tecnologia, a falta dela e costumes antigos. O autor soube dosar a quantidade correta de tudo a ser inserido e principalmente ao mesclar com a história da humanidade.

Não é um livro parado, há muita perseguição, intrigas, fugas das mais variadas formas, mortes, e pessoas dotadas de um equilíbrio fora do comum, capazes de escalar edifícios sem titubear ou cair.

Não sabemos nada sobre Vango. Ele está em uma cerimônia prestes a se tornar padre e um homem começa a atirar nele. Assim começa a fuga dele, do nada. Os fatos são narrados para dar entendimento a essa fuga. Logo ficamos sabendo que Vango é paranoico, outrora diagnosticado. Mas, paranoia não faz uma multidão ver e ouvir balas trançando sobre suas cabeças. Vango começa a questionar sua paranoia, seu diagnostico e mostrar como foi sua vida no passado (vindo de lugar algum) até o dia que começou sua fuga após a cerimônia.

Durante a narrativa, descobrimos como ele se deparou com o Zeppelin, a gata e Ethel, dentre outros personagens. A leitura é muito rica em detalhes e vários personagens entram para a história. Vango não tem paz, ele é caçado por todos.  Alguns querem ajuda-lo, outros mata-lo.

E o pior é que ele não sabe o motivo, mas compreende que tem tudo a ver com sua origem.

A narrativa não é feita apenas por Vango, é intercalada por Ethel e a Gata, o que nos deixa mais afoitos para saber mais desse misterioso personagem. Pois apesar de não me conquistar, é muito mistério para que eu não me interessasse saber sobre ele.

Então passei o livro todo querendo saber quem realmente é Vango, o motivo de fazer as coisas prodigiosas como ser um ótimo escalador, como se não existisse gravidade para ele. E qual o motivo de todos, de Hitler a Stalin estarem procurando por ele. E por ele conhecer todo mundo, ter uma experiência além de sua idade, afinal não passa de um jovem adulto.

Os outros personagens possuem uma vida atribulada também. A gata é claustrofóbica, não consegue ficar em locais fechados, uma garota que apareceu na vida de Vango, e ele tentou ajuda-la. Ethel tem sua vida enigmática entrelaçada com Vango, e que ele presta auxilio também no momento mais difícil da vida dela. Até os padres amigos de Vango possuem outra vida paralela a que eles mostram para as pessoas ao redor deles.

O livro é recheado de mistérios, em cada linha e letra um mistério aflora. O que me causou frustração foi que no final pouco elucida as questões que levanta durante a leitura. Mas, esse é o primeiro livro de uma série, e do início ao fim teve muita ação, aventura e intrigas. Espero que nos próximos livros minha curiosidade seja satisfeita, pois foi um livro fascinante. 

A linguagem é fluida, de fácil leitura e a história muito bem composta. Algo que me deixou a pensar sobre o que vem no segundo livro. Espero por tudo, pois esse primeiro livro foi muito bom. E espero também, que responda um pouco das questões levantadas nesse primeiro livro. 



- Não, senhorita, de jeito nenhum – explodiu o delegado, levantando-se. – O caso importante não é esse! Estou tão preocupado com esse assassinato quanto para os três quartos dos crimes parisienses. O verdadeiro caso não é esse, minha querida senhorita! O verdadeiro caso é saber de onde saiu esse rapaz de quem ninguém sabe nada e que conhece todo mundo.




7 comentários:

  1. :o
    Que coisa doida.. tô tentando imaginar o que esse rapaz fez pra Hitler e Stalin estarem atrás dele...
    Gostei muito de sua resenha. Na minha opinião ela conta sobre o livro sem falar demais, e ainda deixa muitas pulgas atrás da orelha, muita curiosidade!
    Parabéns!
    Obs: no fim desse livro vc descobriu pq Hitler tava atrás dele?

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  2. Daiani a coisa frustrante é essa, o livro mostra muita coisa, quem lê descobre muito de tudo e todos, menos de Vango kkkkk
    A leitura foi tão rápida e "esfomeada" que quando terminei virei a folha e não vi que tinha terminado o livro, tipo: "cadê o restante?" Fiquei virando a folha de lá para cá. Desvenda um monte de personagens que ao iniciar o livro você pensa não ser nada além do que é mostrado, depois transforma em um emaranhado de "pessoas com vidas dúbias", que você fica: "uau! onde isso vai dar." E o livro termina, na melhor parte... dá vontade de sair correndo atrás do autor e sacudi-lo. Culpa da Telma! Ela que me enviou esse livro para que eu ficasse pensando nele kkkkk o porque de nada é descoberto, nem por Vango, o que é pior ainda... risos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaaaaaaaaaaaaah, Telma danadinha, tudo culpa dela ... e do autor tbm né, pq vamos falar a vdd, como assim terminar o livro na melhor parte?! haushuahsua, apesar de ter uma certa lógica a gente sempre fica iraaaaaaado quando isso acontece haushuahsa, mas pelo jeito vc gostou muito do livro, agora a Teeeeeelma vai ter que te arrumar outro!!!

      Excluir
    2. É a especialidade dela, fazer a gente pensar até não poder mais. E esses autores custosos que acabam com o coração do leitor! risos.
      O livro é bom Daiani, só fico sem entender o motivo de poucos procurarem ele. A capa talvez. Não é tão chamativa, mas tem tudo a ver com a história. É uma pena sabe, pois é ótimo livro.

      Excluir
    3. Então.. a capa nao chamou nuito minha atenção mas quando li sua resenha entendi o porque dela :)
      Uma pena mesmo que as pessoas nao conheçam certos livros que são muito bons

      Excluir
  3. Só de ver esse cara correndo de um lado pro outro já fiquei cansada.

    Este tipo de livro não é para mim rs.

    Mas sempre curto suas resenhas, sempre nos deixa com curiosidade sobre o título escolhido por vc para a resenha.

    Hug

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Marcia!
      Cansa vê-lo correr, realmente é algo um tanto "Oh, o que é isso!" E o melhor de tudo é ver todos correndo atrás dele!

      Excluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!