03 dezembro, 2015

Entrevista com o Vampiro: A História de Cláudia


"Acorde, Cláudia. Você está doente, está me ouvindo? Precisa fazer o que eu mandar para ficar boa." Ela é uma vampira que nunca deveria ter sido. Sua própria existência é tida como uma abominação entre as criaturas da noite. Com a luxúria de uma predadora aprisionada no corpo de uma criança, ela se move através das sombras de um mundo sempre fora de seu alcance. Órfã, filha, vítima e monstro... esta é a história de Cláudia.

resenha por K. S. Broetto

Dados da Publicação:
Entrevista com o vampiro: a história de Cláudia
Autor: Anne Rice & Ashley Marie Witter
Tradução: Daniel Ribas
224 pp. | 14x21 cm
ISBN: 978-85-325-2972-5



Nunca é fácil falar das coisas queridas... E assim farei a minha primeira resenha no Surtos Literários, falando de algo muito querido para a minha história como leitora.

Leio desde muito nova, sem que o gênero ou faixa etária importasse, eu apenas lia. Séries infantis, romances adaptados ao cinema, Sherlock Holmes, poesias, Pedro Bandeira e, pasmem, uma leitura que se tornou corriqueira por muitos anos da minha infância e adolescência foi as Crônicas Vampirescas de Anne Rice.

Li Entrevista com o Vampiro anos antes de receber sua adaptação para o cinema, apaixonada li suas sequências embasbacada pelo universo sombrio, sedutor e mortal criado por sua autora. Não foi coincidência (acredito) quando poucos anos depois me encantei por outro universo inspirado em sua literatura, o RPG Vampiro A Máscara.

Os vampiros sempre tiveram e sempre terão (assim espero) forte presença no imaginário coletivo, historicamente presentes na literatura, no cinema, no teatro e até mesmo na música (afinal até mesmo Lestat se tornou um astro do rock). Dentre tantas adaptações e releituras, as Crônicas Vampirescas reinam inesquecíveis, tanto que, após quase quatro décadas depois do lançamento de Entrevista com o Vampiro, o direito dos onze livros foram adquiridos pela Universal Pictures para adaptação cinematográfica. Em meio a tantas refilmagens realizadas nos últimos anos por Hollywood, era de se imaginar que os vampiros de Rice retornariam de seus caixões.

E eis também que neste ano de 2015 a Rocco nos presenteou com uma edição de luxo de a Entrevista com Vampiro: A História de Cláudia. A capa dura, com letras em dourado e miolo em cores (em tons de sépia e vermelho) foram essenciais para que esta graphic novel se tornasse uma aquisição obrigatória para qualquer leitor amante de vampiros e, principalmente, de Anne Rice.




Mesmo sendo parte de Entrevista com o Vampiro, esta versão nos banqueteia com a história de um personagem breve, mas extremamente marcante: Cláudia. Esta criança vampirizada é detalhada em todas suas nuances mais escuras e obscuras. Acompanhamos seu nascimento como vampira, seu amadurecimento - mesmo que eternamente presa em seu corpo infantil e frágil -, seu amor e ódio por seus pais (Louis e Lestat) e sua busca por conhecimento.

“E suponha que o vampiro que o fez não saiba nada... e o vampiro que fez esse vampiro não saiba nada. Assim por diante, o nada precedendo o nada... até o nada! E precisamos viver com o conhecimento de que não há conhecimento.”

Durante a leitura nos tornamos Cláudia, queremos saber mais, queremos ler mais desta história e conhecer todos os segredos que existem neste mundo, mas, tal como a personagem, estamos fadados ao conhecimento que os personagens nos revelam, fora isso, somos meros espectadores da vida de Cláudia, de sua história.


Assim como o livro e o filme, o fim é o mesmo. No entanto a grande diferença mora na profundidade que alcançamos neste relato da vida de Cláudia. Fatos, frases, detalhes... Cada quadrinho uma revelação da menina-mulher tão perfeitamente caracterizada pelo traço de Ashley Marie Witter.

“Eu tinha vivido feito uma boneca, caçando um sonho infantil de aceitação, quando na realidade eu estava além da aceitação ou redenção, partida de forma irreparável, incompleta por criadores apressados e impetuosos, que me condenaram a viver sem uma alma.”

Após ler esta versão tão maravilhosa de uma história que li e reli tantas vezes, me recordei de um trecho da música Warum so tief?* (Por que tão profundo?) da banda Lacrimosa e é com este trecho que me despeço juntamente com o conselho: leiam esta graphic novel, a saboreiam lentamente e se deixem seduzir pelos vampiros de Rice. Prometo, vocês não vão se arrepender!

E assim eu venho mais uma vez perante vocês
Mãe Medo e Pai Dor
Uma criança não adotada – seu sangue flui através das minhas veias
O seu sangue é o meu sangue também
Só uma vez sem medo da dor – eu acreditei que poderia escapar
Correr para longe de vocês e de mim
Mas quanto mais ela me atraia para ela
Cada vez mais eu via vocês em mim




K. S. Broetto


* Curiosidade: Warum so tief?* (Por que tão profundo?) é o título do 4º capítulo de Fassade.






Clique abaixo e adquira seu exemplar: 

19 comentários:

  1. Nunca li o livro ou assisti o filme. Tenho vontade, só tenho preocupação em ficar muito impressionada. Minha irmã viu e ficou um tanto impressionada (com medo).
    Esse livro seria algo que me causa mais curiosidade do que o filme ou livro principal. Pois amo ler sobre personagens breves e marcantes. Deve ser algo impressionante entender mais sobre algo tão significativo. Normalmente aquilo que é breve, ou se torna breve, é o que mais marca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Oliveira! Se você se interessa por vampiros e pelo gótico, acredito que tanto o livro quanto o filme serão uma ótima escolha. Agora, realmente, há certa violência, sangue (e mais sangue) e sensualidade. Me impressiono facilmente, mas como estou exposta desde a infância a literatura de Rice acostumei e acredito que até me inspirei muito neste universo gótico.
      Seu comentário me fez lembrar do livro da série Crepúsculo: A Breve Segunda Vida de Bree Tanner. Juro, gostei tanto deste livro, acho que exatamente pelo que você falou! Entender mais sobre um personagem tão breve, mas que deixou sua marca!
      Um grande abraço e muito obrigada pelo comentário! :)

      Excluir
  2. Amo esse livro e o filme ♡♡♡ to muito afim de ler essa versao a claudia e uma personagem muito profunda ne


    http://estilodenerd42.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Naiara! Então dividimos o mesmo amor! ❤ Espero que você tenha a oportunidade de ler esta graphic novel, porque além de possuir uma arte linda e a edição ter ficado impecável, a história ficou maravilhosa!
      Um grande abraço e muito obrigada pelo comentário!

      Excluir
  3. Adorei sua resenha ...
    Já tinha ouvido falar sobre esse livro e quis ler desde o primeiro instante .
    Confesso que nunca li "As Crônicas Vampirescas", mas tenho muito interesse ,e esse livro com certeza vai vir pra minha estante ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jéssica! Fico muito feliz que você tenha gostado da minha primeira resenha! Admito que fiquei bem nervosa, então preferi falar de algo que estou bem familiarizada!
      Só pela beleza, esta edição merece estar em qualquer estante, agora, talvez seja uma boa maneira de você ver se lhe interessa as Crônicas Vampirescas! Eu espero que sim! ;)
      Um grande abraço e muito obrigada pelo comentário!

      Excluir
  4. tbm nunca li nem vi o filme, mas adoreeeeeeeeeeei os desenhos (os poucos que vi, é claro!)
    gosto muito de história de vampiros, e essa vampirinha eu achei linda *-*
    ja ouvi falar sobre esse livro e filme, coisas muito boas por sinal, mas nem imaginava que tinha quadrinhos dele, achei lindinho *-*

    linda resenha :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Daiani!
      Os desenhos são MUITO lindos, quando der procure um pouco mais no Google para que você possa ver que arte linda! Fora a edição que é um luxo só! Espero que o quadrinhos façam muito sucesso e que resolvam lançar outras histórias assim, achei este modelo extremamente interessante, fora que para qualquer fã ou entusiasta de Anne Rice, esta edição se torna obrigatória!
      Muito obrigada Daiani, amei ler seu comentário! ❤ Um grande abraço!

      Excluir
    2. aaaaai, eu pesquisei, que coisa mais linda *-*
      a pessoa que fez os desenhos ta de parabéns viu.. meu Deus!!

      P E R F E I T O !

      Excluir
  5. Nossa parece muito legal este quadrinho.
    E que interessante vc escolher para sua primeira resenha algo de sua história emocional como leitora.
    Parabéns pela resenha.
    Hug

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marcia! Eu gostei muito, quando tiver oportunidade de lê-lo, acredito que lhe agradará bastante!
      Verdade! Acabei escolhendo algo ligado a minha história como leitora devido ao carinho e familiaridade que tenho com as Crônicas Vampirescas, como estava nervosa achei que ir para este lado me deixaria mais tranquila! rsrs
      Muito obrigada pelo lindo comentário, um grande abraço! :)

      Excluir
  6. Nossa parece muito legal este quadrinho.
    E que interessante vc escolher para sua primeira resenha algo de sua história emocional como leitora.
    Parabéns pela resenha.
    Hug

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marcia! Eu gostei muito, quando tiver oportunidade de lê-lo, acredito que lhe agradará bastante!
      Verdade! Acabei escolhendo algo ligado a minha história como leitora devido ao carinho e familiaridade que tenho com as Crônicas Vampirescas, como estava nervosa achei que ir para este lado me deixaria mais tranquila! rsrs
      Muito obrigada pelo lindo comentário, um grande abraço! :)

      Excluir
  7. Karaka, Ka!!!
    Que delícia de resenha.
    Eu sempre fui aficionada por vampiros e suas muitas tentativas de explicações de aparecimento do mito. Mina infância foi regada de filmes antigos do Drácula e Nosferatu.
    Joguei RPg "A Máscara" e amo o Universo dark e ceio de reflexões. A história de Cláudia parece ser um prato cheio para reflexão. Adoro!
    A resenha está maravilhosa... e as fotos estão tudibom!!!!
    Estreou em grande estilo e com pé direito!
    =D7

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Telma! rsrs Adoro seus comentários! São exatamente como eu a imagino! Empolgantes e calorosos! ❤
      Pelo que percebi temos em comum uma certa "linha gótica"! Não é a toa que adoramos tanto este universo tão rico dos vampiros. E ohmygod amei descobrir que você também jogou Vampiro: A Máscara!!! :-O Mais uma bela surpresa!
      Muito obrigada, fico muito feliz que tenha respondido a altura da qualidade do Surtos Literários! Porque você sabe, né? Vocês são demais!!! ❤❤❤ Um grande abraço e muito obrigada por todo o carinho! :*

      Excluir
  8. Oi!
    Já ouvir falar muito bem da escrita da Anne Rice mas ainda não li nenhum dos seus livros, já li algumas resenhas e que gostei e ouvi sobre o filme e essa leitura está na minha lista de leitura e gostei muito de saber mais sobre essa historia e achei a edição de luxo incrível e muito legal esse cuidado da editora com o livro !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Suzana! Espero que você possa descobrir em breve este universo fantástico dos vampiros de Rice! O livro e o filme tem suas divergências, mas ambos são maravilhosos, então veja qual lhe agrada mais para iniciar! ;)
      A Rocco teve um carinho e cuidado maravilhoso com esta edição! Inclusive ao comparar na internet, a versão brasileira ficou melhor que a americana! Incrível né?
      Muito obrigada pelo comentário e um grande abraço! :)

      Excluir
  9. Oi! Como não gostar dos Vampiros? Afirmo que, para mim, é um dos seres mais misteriosos e sedutores. Acredito também que eles são lendários, não serão esquecidos. Nunca li esse livro, mas já ouvi muito falar tanto da autora quanto da obra, o mais curioso é que se trata de uma menina vampira, mas me pergunto até onde ela é criança, será que seus pensamentos são inocentes e não como os de um adulto já que ela permanecerá daquela forma para sempre. Essa gravura que foi colocada na resenha é bem impactante e percebi uma melancolia nos olhos da menina.
    Amei a resenha, seja bem-vinda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nadja! Você está mais que certa! Como não gostar dos vampiros?! Não tem como! Espero que você tenha a oportunidade de conhecer as obras de Rice, pois o universo dos vampiros foi belamente dissecado em toda sua sedução, amargura e violência!
      Falou tudo sobre a Cláudia, com os anos a criança amadureceu, mas seu corpo estava preso eternamente num de uma criança... Acredito que ela se tornou duplamente amaldiçoada, tanto que ela é considerada uma aberração até mesmo dentre os vampiros.
      Muito obrigada pelo comentário! Amei lê-lo!!! ❤ Um grande abraço!

      Excluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!