24 outubro, 2015

O Gato Preto - Edgar Allan Poe





'Histórias extraordinárias' é uma coletânea de 18 contos publicados entre 1833 e 1845. São histórias clássicas da literatura de terror e policial, como “Os crimes da rua Morgue” — em que violentos assassinatos sem pistas desafiam o gênio do detetive C. Auguste Dupin — e “O barril de Amontillado” — um dos relatos mais cruéis de Poe, em que a vingança chega ao seu maior grau e é executada com total frieza.












Coleção Saraiva de Bolso

Páginas 144





De volta aos clássicos do terror, eu não poderia deixar de fora o grande Poe.


O conto o gato preto faz parte da coletânea de 18 contos, chamada Histórias Extraordinárias, nome dado pelo tradutor francês Baudelaire (aquele do livro Paraíso Artificiais e Flores do Mal).


Talvez por ter sido traduzido por um francês  de renome, Poe alcançou uma fama européia imensa, muito mais que eu seu próprio lar, o Estados Unidos.


Quem ler Poe intuirá que sua vida cheia de perdas e turbulências e de seu vício com álcool , trouxe um clima Dark para a sua literatura.
A morte é um tema recorrente, sobretudo de lindas mulheres, assim como o lado psicológico é uma marca presente em seus livros.



O gato preto foi o primeiro contato que tive com o autor , nunca consegui esquecer esta história, até porque no momento da leitura um gato resolveu pular no meu telhado (moro numa casa antiga, onde esta é mais baixa que os sobrados) e pense num coraçãozinho acelerado,rs



Bem, fazer resenha do gênero terror é algo extremamente difícil, qualquer elemento citado pode estragar o livro para um possível  futuro leitor, e este conto entra nesta categoria.


Então irei falar brevemente sobre ele, tá bem surtadinhos.



O gato preto nos mostra a vida de um cara comum, que cresceu com um amor especial por todos bichos, tanto que quando ele casa, a escolhida é uma mulher que também curte uma bicharada.


No meio dessa casa / zoo, nos é apresentado o gato da família Pluto (não é o cachorro da Disney). Pluto é um gatão preto, super companheiro do cidadão da história.



A vida passa e vem os problemas com ela, o cara começa a beber uns gorós a mais, fica violento e perde a linha total, sobrando pra pobre da mulher submissa e pro gato.



O que é interessante neste conto é o mix de algo casual com um quê de sobrenatural, cabe ao leitor escolher de qual lado classificar o conto, já que o próprio narrador diz que vai apenas nos contar a história e que nem ele mesmo consegue acreditar no que se passou, então nos deixa livres para crermos ou não em seu relato espetaculoso.



Como não amar Poe pé de cana master , mas na caneta ele não erra, é um escritor fenomenal.

Seus escritos ajudaram a criar o que chamamos hoje de gênero policial.


Depois deste conto, penso que o gato é o melhor amigo da mulher. Não acredita?, vai lá conferir.


Hug meus surtadinhos.





PS.: Possíveis erros gramaticais ou ortográficos serão corrigidos em minha releitura 






Marcia Cogitare


16 comentários:

  1. Oi, Márcia.

    Alan Poe, é o cara! Literalmente! :)
    Embora o livro seja bem interessante através de sus resenha, não gosto de livros de bolso, me incomoda um bocado (acho que tenho TOC! Hahaha!)

    Mas quem sabe algum dia...

    Beijos!
    Participe do sorteio #Outubro Rosa no Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel te entendo perfeitamente, conheço uma pessoa que vai além dos TOC, que não compra livro de coleção se for diferente, rs.

      Mas este título do Poe tem em várias edições sem ser de bolso.

      Obrigada poer nos acompanhar e visitei teu site é bem bonito, lerei com calma e deixarei meus comentários por lá.

      Hug :D

      Excluir
  2. Márcia, estou cada vez mais fascinado pela escrita obscura do Edgar Allan Poe. O Gato Preto me surpreendeu por iniciar a história com um homem simples, comum, mas logo depois transformando-se em um cara alcoólatra e estranho. Contos são meu ponto forte quando o assunto se trata mais negro como esta leitura. Gostei bastante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ycarao que bom que vc conhece o Poe, o cara manda muito bem nas obscuridades, rs.

      Qual conto dele vc mais curte?.

      Hug :D

      Excluir
  3. Oiiê Strela! Tudo bem?
    Eu curti muito esse livro, tanto que em vez em quanto eu estou dando uma releitura nos contos, rsrs, que bom que você curtiu tanto quanto eu!!
    bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Manoel

      Poe tem dessas, sempre voltamos aos seus escritos.

      E estou curiosa em saber qual outro autor merece sua releitura no gênero terror?

      Hug queridão

      Excluir
    2. Oiê
      Com certeza, Luiz Henrique Mazaron! kk
      Bjks

      Excluir
  4. Manoel, vou atrás pra conhecer este autor, obrigada pela indicação.

    Hug :D

    ResponderExcluir
  5. Nunca li nd do Poe (infelizmente) mas ja to de olho n'O Corvo! Esse livro deve trazer contos fantásticos (amo contos) e quando se trata de terror eu quero na hora!

    Www.cidadedosleitores.blogspot.com (TÁ ROLANDO SORTEIO)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gus nunca é tarde para descobrir novos atores, espero que vc curta o velho Poe.

      Hug :D

      Excluir
  6. Quando alguém fala em terror imediatamente penso em Poe e com toda a razão, o cara é mestre, sabe muito bem como nos assustar e nos deixar pensando em seus personagens e histórias por um longo tempo, li esse conto para um trabalho quando estava no colégio e tive que fazer uma apresentação, foi a partir desse momento que virei fã de suas obras!
    P.S: Quanto a história é boa, sempre aparece alguma coisa para dar mais "verdade" a nossa experiência, como o gato preto pulando no seu telhado!rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi David, Poe é realmente especial.

      Que legal que vc assim como eu iniciamos com o pé direito com o velho Poe.

      Hug :D

      Excluir
  7. Marcia, eu seria um péssima leitora se dissesse que não conheço Poe? #vergonha Mas como ele é um mestre em contos de terror, quero providenciar esse leitura para o mais breve possível. Achei muito interessante este conto do gato preto, mostrando a vida de um cara se acabando na bebida e descontando todo o sofrimento em sua esposa e claro, no gato.
    Espero gostar de suas histórias assim como muitos tem gostado.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra, não se sinta envergonhada por ainda não ter lido Poe.

      Mas anote em seu caderninho de autores a serem lidos, tenho certeza que vc não se arrependerá.

      Hug :D

      Excluir
  8. Bem, sou suspeita para falar de Poe... Simplesmente adoro seus trabalhos e O Gato Preto é um dos meus queridinhos! <3 Uma característica que gosto muito neste conto é algo que hoje encontramos com mais constância, mas na época não era nem um pouco comum: os narradores nem um pouco confiáveis! rsrsrs Poe e Lovecraft são obrigatórios para o mês do Halloween!!! Como não amar? ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Broeto realmente Poe é leitura obrigatória.
      Também adoro este conto, me deu medinho quando li pela primeira vez rs.
      Hug

      Excluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!