30 agosto, 2015

Resenha: Social Killers


Social Killers

Amigos Virtuais, assassinos reais



Você prefere um livro que te traga informação ou entretenimento?

Refiro-me ao "Dark Side way of entertainment" (jeito "Dark Side" de entretenimento), claro! 

Qualquer que seja sua resposta, esse livro é indicado.

Fiquei prazerosamente surpresa com a chegada desse livro aqui em casa! O livro veio acompanhado de um chaveiro mini canivete suíço! que meu marido roubou rapidamente!!!

Claro que o livro é capa dura, prateado com o chamativo "killers" em vermelho (sugestivo até a última gota dágua!).

A diagramação é luxo e bom gosto de mãos dadas.




Tive que pular a fila de leitura porque comecei a ler como quem não quer nada e não consegui parar!

Comecemos com a citação de Albert Einstein na contra capa:


O Mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

O que acha dessa afirmação?

A quantidade de informação que o livro traz a respeito de crimes virtuais, juntamente com os "alertas", nos deixa perceber que o autor levou o quote de Einstein muito a sério e com isso, temos 33 histórias com temas de canibalismo (esse caso foi controverso, cito abaixo), sequestro, suicídio e assassinato.

Os famosos casos de assassinatos que tiveram seu ponto de partida em anúncios, antigamente em revistas e na atualidade em sites de anúncios e amizade/namoro/sexo (chats virtuais).

É fato que a Internet nos deixa com a sensação de anonimato e a impressão de que podemos ser quem quisermos e fazer o que quisermos. Isso é parcialmente verdade. Hoje em dia a polícia já está mais equipada para prender assassinos reais que se utilizam dos meios virtuais para caçar; mas a maior arma contra tais crimes ainda é o conhecimento e o discernimento.

Os capítulos do livro são curtos e cada um deles é um mini relato (mini, mas completinho) do caso de determinado crime.

Vou contar o primeiro, e o restante vocês terão que adquirir o livro pra saber, ok?

ARMIN MEIWES: 

Esse caso me assombrou por anos e acabei por discuti-lo exaustivamente com colegas de profissão... é bastante polêmico e como toda polêmica, temos quem vá de uma vertente a outra extrema. Vou explicar.

Armin Meiwes, tinha como história favorita na infância, João e Maria (isso mesmo, aquela com o casal de irmãos que iam floresta a fora jogando migalhas de pães para achar o caminho de volta e são presos por uma bruxa que começa a engordá-los para comê-los).

Depois de adulto e já com as fantasias de canibalismo desenvolvidas, encontrou um site chamado "The Canibal Café", onde as pessoas postavam suas "fantasias" sobre o canibalismo. Lá ele publicou, no ano de 2000, o seguinte anúncio do que procurava:


"um homem jovem e robusto, com idade entre 18 e 30 anos, para ser abatido e devorado... Caso tenha entre 18-25, você é meu menino... Venha até mim e eu devorarei sua deliciosa carne".

Você responderia? *rindo muito*

Armin recebeu várias respostas.

Um dos caras chegou a ir até sua casa e, na hora de ser "fatiado", ele arrependeu-se, pediu para ir embora e Armin deixou. Pra Armin, tinha que ser consensual.

Em Fevereiro de 2001, um engenheiro de 43 anos chamado Bernd respondeu ao anúncio:


"Eu me ofereço a você e deixarei que se sacie do meu corpo ainda vivo".

Trocaram várias mensagens depois disso e chegaram ao dia do encontro. Fizeram sexo. Bernd tomou umas pílulas pra dormir dadas por Armin (entre outras coisas) e ofereceu-se. 

Armin tentou arrancar o pênis de Bernd na base da mordida, mas não conseguiu, então decepou. Fritou com alho, sal, pimenta e um pouco da gordura do próprio Bernd e tentaram comer juntos. (como Armin queimou o pênis, acabaram dando para o cachorro).

Enfim... Após 10 horas de perda de sangue e sofrimento de Bernd, Armin  o matou para que ele deixasse de sentir dor. Desmembrou-o e colocou-o no freezer. Alimentou-se por quase 2 anos dessa carne e, quando ela terminou, pôs novo anúncio no mesmo local, procurando mais carne humana e contando o bem sucedido encontro e acabou sendo preso em seguida. A polícia encontrou vídeo em sua casa com as cenas do assassinato.

Ele foi levado a julgamento é aí que entra a polêmica: muitos achavam que ele deveria ser inocentado ou ter a pena reduzida, já que Bernd não foi forçado a nada. Bernd quis que tudo aquilo acontecesse. Outros achavam que prisão perpétua era pouco.

O caso só teve desfecho em 2006, depois de muita polêmica social.

Essa é apenas uma das muitas histórias reais e assustadoras, que poderiam ser a minha história ou a sua história, que estão narradas neste livro, de modo brilhante.

Ao final o autor nos diz como as autoridades conseguem caçar criminosos na Internet (ou outra mídia) e também nos ensina como obter segurança na Internet, como são feitas algumas das abordagens e quem está mais suscetível a elas.

Por fim, fiz minha mini pesquisa. Entrei num site de amizade virtual, com o nome de ARMIN e abordei uma garota... conversamos muito e ela estava pronta para ir para a web cam e louca por um encontro real.

Vamos dificultar mais as coisas para os criminosos virtuais?




Indico esse livro para toda a população mundial, maior de 16 anos!








Clique na imagem acima e saiba onde encontrar o livro para compra.


Sobre os autores:

JJ SLATE nasceu em Massachusetts e sempre foi fascinada por histórias de crimes reais. Seu primeiro livro sobre o tema, Missing Wives, Missing Lives (2014), compila casos reais de esposas desaparecidas. Social Killers, escrito com RJ Parker, destaca casos de assassinos que utilizaram as redes sociais para localizar e atrair suas vítimas.

RJ PARKER é formado pelo Canadian Institute of Management. Autor premiado e best-seller de livros sobre crimes reais, especialista em serial killers. Já escreveu 15 livros sobre o assunto, publicados em mais de 80 países. Sua editora, a RJ Parker Publishing, Inc., publica diversos autores e livros sobre o tema.




13 comentários:

  1. Amo quando você resenha livros sobre serial killers, e este livro me pareceu mais uma grande publicação da DarkSide.

    O bacana que além de entreter, ele acaba por dar informações de como se manter seguro e longe desses malucos virtuais.

    Arrasou Telma :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ai Marcinha, sua linda!!!

      Amo resenhar livros de serial killers!!!! :D

      Feliz que tenha gostado... esse realmente é mais um arraso Dark Side!

      Excluir
  2. Puxa, "Fritou com alho, sal, pimenta e um pouco da gordura do próprio Bernd e tentaram comer juntos." Creio que o juntos ai é pior do que tudo. Não sei o que passa em uma mente assim. 0.0

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente tá muito além, do alcance de compreensão de alguém que não possui essa anormalidade, né?

      As outras histórias também são regidas pelo fator "como pode alguém ser assim?".

      beijos, linda!
      ;)

      Excluir
  3. Esse livro é pesado, ainda que tenha muitos casos curtinhos (e, como vc mesma salientou, bem desenvolvidos). Esse primeiro caso é CABREIRO mesmo. Como pode, né? :~~

    Ótima resenha, como sempre, querida. Beeeijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ueba!!!!
      Que bom que gostou!

      Sim, é um livro muito pesado... mas o alerta tem que ser pesado já que os crimes virtuais vem crescendo, não é Raquel?

      Feliz que tenha gostado da resenha. :D

      beijoconas

      Excluir
  4. Nossa q u e l i v r o f o d a!!!! Eu quero !!!!!! Amo historias de assassinatos e canibalismos (sou estranho, eu sei) hahaha

    Www.cidadedosleitores.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gus,
      O livro é fodástico mesmo!
      Se tiver a oportunidade de ler, me diga o que achou.
      beijocas
      :)

      Excluir
  5. Telma!
    Tem mais disso por aí do que imaginamos....affffeee!
    Fiquei até arrepiada! Juro!
    Na verdade gosto dos livros do gênero, embora a repulsa me tome ao lê-lo, ou até a assistir filmes do gênero como Hannibal, uma das séries que acompanho.
    A DarkSide está cada vez melhor.
    “A dúvida é o principio da sabedoria.”(Aristóteles)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  6. Para começar a Dark Side sempre arrasa na diagramação, seus livros são os mais lindos sempre!
    Esse lviro eu já estava interessada desde o seu lançamento por causa do seu assunto, crimes virtuais!
    Eu já to vendo que ao ler a gente vai ficar neurado, ne? Pq eu uso a internet 24h, até quando estou dormindo, eu estou baixando alguma coisa.
    Acho que além de deixar um alerta, o livro por ensinar como obter segurança na Internet já é um livro mais do que recomendado.
    Esse vou ler com certeza!

    ResponderExcluir
  7. Nossa que livro sensacional, amo relatos assim meio mórbidos, eu fico com medo e ao mesmo tempo gosto hahah, sua resenha ta incrível parabéns, deixou a gente com aquela vontade irresistível de ler e saber o desfecho de cada história!

    ResponderExcluir
  8. Bem, Telma. Acredito que tanto informação quanto entretenimento devem estar presentes em um livro. Social Killers me interessou em bastante pontos e me desinteressou em alguns poucos outros pontos. mas, pela indicação, decidi que farei a leitura.

    ResponderExcluir
  9. Oi! Nossa fiquei até um pouco assustada com esse caso que você relatou, às vezes, só imaginamos que isso acontece em filme, mas estamos muito enganados, somos rodeados de casos como esses, de pessoas assim. A internet é muito perigosa mesmo e achei interessante esse livro abordar esse tema e trata-lo de uma forma mais intensa, sem maquia-lo. É muito difícil encontrar um livro ou matéria, qualquer coisa, com essa qualidade, precisamos mesmo enxergar as coisas como elas são, só assim nos protegeremos como deve ser.

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!