11 agosto, 2015

Resenha: Memórias de uma Gueixa


Olhos cinza-azulados. Muita água em sua personalidade, é o que diz a tradição japonesa. A água que sempre encontra fendas onde se infiltrar, cujo destino não pode ser detido.

Assim é Sayuri, uma das gueixas mais famosas de Gion, o principal distrito dessa arte milenar em Kioto. Com um olhar, ela é capaz de seduzir. Com uma dança, ela deixa os homens a seus pés.
O que ninguém sabe é que, por trás da gueixa de sucesso, há um passado de perdas e desilusões de uma mulher que, desde o dia em que o pai a vendeu como escrava, fez cada uma de suas escolhas motivada pelo amor ao único homem que lhe estendeu a mão.
Neste livro acompanhamos sua transformação enquanto ela deixa para trás a infância no vilarejo pobre e aprende a rigorosa arte de ser uma gueixa: dança e música, quimonos e maquiagens; como servir o chá de modo a revelar apenas um vislumbre da parte interna do pulso; como sobreviver num mundo onde o que conta são as aparências, onde a virgindade de uma menina é leiloada, onde o amor é considerado uma ilusão.
Já idosa, vivendo nos Estados Unidos, ela narra suas memórias com a sabedoria de quem teve uma vida longa e o lirismo de quem soube encontrar nela seu lado mais doce.
Neste relato único, que reúne romance, erotismo e, muitas vezes, a dura realidade, Arthur Golden desenvolve uma escrita refinada e dá voz a uma personagem instigante e humana que conquistou milhões de leitores em todo o mundo.


Abençoada sejas, ó Editora Arqueiro, pelo relançamento desta obra prima!!!!!

Eu ainda não tinha lido, estava entre meus desejados (uma lista longa por demais e engorda a cada dia) e, quando vi que a Arqueiro iria lançar fiquei pra lá de ansiosa! Eu já havia visto o filme (lançado em 2005) e queria demais o livro, enfim....

O livro tem essa capa que dá vontade da gente engolir, de tão linda! (espero que algum de vocês me entendam.... rs)

A tradução de Lya Luft (já ouviram falar?) é primorosa e eu presto atenção demais às traduções.

O livro dá de 10 a 0 no filme! Muito embora eu tenha gostado do filme... o livro passou a ser meu amorzinho... meu xodozinho.... Simples! Lindo! Poético! 

Saber dos costumes do Japão, dentre outros costumes de diversas culturas, sempre me encantou. As gueixas sempre exerceram certo fascínio sobre mim por conta do seu poder de sedução, do mundo misterioso em que são criadas, da sabedoria e de muitos "mitos" que rondam em torno desse personagem verídico que, assim como Helena de Tróia, Cleópatra, mudava a História mas, de maneira diferente delas, o fazia no silêncio... na discrição.

Imaginem vocês que Chyio (personagem pricipal), foi vendida pelos pais quando era pequena (parece assustar mas tem todo um contexto por trás e oriundo da cultura japonesa, o livro explicita em detalhes e compreendemos sem pre julgar). 

Separada de sua irmã ela passa a trabalhar numa casa de gueixas (como ajudante de limpeza, serva) e, depois de algum tempo chama a atenção e ganha destaque, saindo para estudar e tendo lições de como ser uma gueixa.

Apesar da vida glamourosa (depois e um certo tempo e de muitas humilhações), essa vida não é a que ela (Chyio) escolheu e tampouco a que escolheria, se tivesse opção. Essa alma rebelde encantará até os menos sensíveis (que dirá eu) em seus atos de resistência, rebeldia e coragem. Independente do que deseja, ela se tornará Sayuri e sua fama torna-se gigante.

A poesia com que é descrito todos os momentos, arrebata. 
Apesar de alguns imaginarem tratar-se de uma história real, não o é. É uma ficção totalmente inspirada na realidade das gueixas.

Quer saber mais? Vai ter que ler o livro.

Eu super indico! Leitura obrigatória para quem quer aguçar a sensibilidade através da História, aventura e romance.


Trailer do filme:



Quotes do Livro:



O meu pai costumava dizer que a minha irmã era como uma árvore, que se agarra firmemente à terra com as suas raízes. Eu era como a água, que percorre o seu caminho sem que nada a detenha. Se encontrar um obstáculo, desvia-se até poder avançar novamente.


Não podemos esperar a felicidade. Não a merecemos. A felicidade é uma dádiva inesperada


A dor é uma coisa muito esquisita; ficamos desamparados diante dela. É como uma janela que simplesmente se abre conforme seu próprio capricho. O aposento fica frio, e nada podemos fazer senão tremer. Mas abre-se menos cada vez, e menos ainda. E um dia nos espantamos porque ela se foi.



É por isso que os sonhos podem ser coisas tão perigosas: queimam como fogo, e às vezes nos consomem completamente.


A adversidade é como um longo vento forte. Não quero apenas dizer que ela nos afasta de lugares aonde poderíamos ir, mas também arranca de nós tudo, menos as coisas que não podem ser arrancadas, de modo que depois nos vemos como realmente somos, e não apenas como gostaríamos de ser.








PS.: Possíveis erros gramaticais e ortográficos podem estar na resenha e serão corrigidos assim que possível. ;)



14 comentários:

  1. Pensamentos complexos e profundos expostos em palavras. Reduziria esses quotes nisso.
    Não seria um livro que sairia correndo para ler, mas só por ver seu encanto passei a ficar desejosa por ele, mesmo que eu não goste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo você, Oliveira! ... Isso é bom demais... esse gosto diversificado que temos.
      Muitos beijos
      ;)

      Excluir
  2. Confesso que imaginava ser baseado em fatos reais, mas saber que não é não tirou minha vontade de ler e conhecer a obra.
    Tenho vontade de ler a muito tempo, por ainda não vi o filme
    espero um dia ler e ser surpreendida positivamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme também é muito bom, Pepi, mas quando se lê o livro vê-se que uma riqueza imensa ficou sem "tradução", nas telas.
      Acho que você iria gostar muito.
      beijos ;)

      Excluir
  3. Nunca me interessei pelo livro, e nem sabia que tinha o filme. Lendo a sua resenha eu vi outra perspectiva do que imaginava, e acabei dando uma "chance" caso a oportunidade surja para eu lê-lo.
    Também irei pesquisar melhor a respeito do filme, já que amooo assistir haha
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se chegar a adquirir, me conta o que achou!
      beijoconas
      :)

      Excluir
  4. Realmente a capa é primorosa. Aliás este tipo de roupa oriental é a coisa mais linda que já vi. É de uma delicadeza sem igual. Já a história... Estou sabendo que foi baseado em fatos reais e por este motivo vou tentar ler. Nem sabia do filme ainda. Mas vou procurar também. Vida de gueixa não era nada boa e fácil pelo que estou vendo. Com certeza vou ler.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queridona... a história é ficção. Apesar de ser muito boa e retratar bem a história das gueixas no Japão, como eu disse na resenha, não é baseada em fatos reais.
      Também gosto muito do vestuário de lá!
      beijos
      :)

      Excluir
  5. já tinha visto o livro nos laçamentos da editora e só por essa linda capa eu já sabia que ia ser um livro surpreendente, adorei a resenha e to bastante curiosa pra ler o livro.

    ResponderExcluir
  6. Oh God, ainda não li esse livro e não vi o filme justamente por isso kkk Adoro ler sobre diversas culturas diferentes, a gente realmente viaja para um universo diferente, e a cultura oriental é linda, espero ler esse em breve ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Míriam,
      Eu também espero que você leia essa belezurinha em breve.
      Vale muito á pena.
      beijos em vc
      :)

      Excluir
  7. Desculpe a demora para comparecer a recepção rsrsrs... mais um livro que não li, mas vi o filme e gostei muito. Ainda não sei se coloco na minha lista de leituras, mas como vc disse que dá de 10 a 0 no filme, quem sabe me animo rsrs... bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahahahahaha :))
      Natália vc é ótima!!!!
      Se anima que vale a pena.
      beijos, sua linda.

      Excluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!