26 agosto, 2015

O Mago - Fernando Morais

A incrível história de Paulo Coelho, o menino que nasceu morto, flertou com o suicídio, sofreu em manicômios, mergulhou nas drogas, experimentou diversas formas de sexo, encontrou-se com o diabo, foi preso pela ditadura, ajudou a revolucionar o rock brasileiro, redescobriu a fé e se transformou em um dos escritores mais lidos do mundo.


Fernando Morais, o autor que ajudou a fundar a biografia como gênero literário no Brasil, volta sua verve investigativa para o personagem brasileiro que se converteu no grande mito de nossa história recente: Paulo Coelho - um escritor universal que alcançou a astronômica marca de 100 milhões de livros vendidos e a façanha de ser o autor vivo mais traduzido de todo o Planeta. 'O Mago' é a eletrizante trajetória do popstar requestado por príncipes, xeiques, rainhas e presidentes. Uma história com que nem os roteiristas mais criativos seriam capazes de sonhar.



Queridos,

Vou dizer que não sou fã de Paulo Coelho, mas conheço um mundo de gente que é. 

Impossível não reconhecer a força e a fama merecida, entretanto.

Pedi essa bio para a Novo Conceito, na esperança de saber um pouco mais sobre Raul Seixas (de quem sou fã de carteirinha - literalmente), cuja vida foi entrelaçada e produziram muitas letras de música maravilhosas.

Foi uma grata surpresa verificar que Fernando Morais escreve maravilhosamente bem! A biografia é gostosa de ser lida e nos sentindo acompanhando o autor na busca de fatos que compõem o todo, que o o famoso Paulo Coelho, na atualidade.

A bio não esconde nada. Traz a glória mas também conta o lardo escuro da vida de Paulo Coelho: as experiências com as drogas e a intimidade com a loucura.

Eu amei as ilustrações!

A Edição da Novo Conceito está de primeira e o livro vale muito a pena.
Percebi a força de Paulo Coelho (muito embora eu não tenha me tornado fã) e o tino comercial. A sabedoria em aproveitar os momentos e transformá-los em elementos que interagiam em seu favor. Isso é alquimia. :)

Recomendo para todos que gostam de uma história bem contada e, se você for fã de Paulo Coelho, não deve perder de forma alguma!

Deixo-os com alguns quotes que chamaram minha atenção:


Apesar do tumulto e do desconforto, ele exibe um permanente e angelical sorriso, e, mesmo afogado por uma maré de perguntas em inglês, francês e Húngaro, dá a impressão de estar desfrutando de um prazer inigualável: a fama planetária.


Quando pronuncia as primeiras palavras em inglês - "boa tarde, obrigada pela presença de todos vocês-, um silêncio de igreja sobrepõe-se à barulheira geral.Fala meia hora sobre sua vida, a luta para ser um escritor reconhecido, a convivência com as drogas, com bruxarias, com as internações nos hospícios, com a repressão política e com a crítica, para afinal reencontrar o caminho da fé e realizar seu sonho. As pessoas olham-no fixamente, como se tivessem diante não do autor de seus livros preferidos, mas de alguém que tivesse lições de vida a lhe dar. Muitas não conseguem esconder a emoção e têm os olhos marejados pelas lágrimas. Quando diz seu último "muito obrigado", percebe-se que Paulo também chora.


Até escrever O Diário de um Mago, porém, o garoto magricela criado nos bairros do Botafogo e da Gávea, no Rio, percorreria uma trajetória mirabolante. Aluno rebelde e relapso, sob os rigores de um pai severíssimo e implacável, acabou sendo internado à força por três vezes num hospício e submetido a brutais sessões de eletrochoque. Confuso com sua própria identidade sexual, tomou a iniciativa de ir para a cama com homens, para só então decidir que aquele não era o seu caminho.


Antes e durante a vigência da parceria com Raul, a ânsia permanente por novas experiências, de um lado, e sua tendência onívora à leitura, por outro, levaram-no0 a mergulhos assustadores. Ainda adolescente, flertou com o suicídio e acabou degolando um animal doméstico para que "o Anjo da Morte" tivesse alguma alma para levar que não fosse a sua. Já adulto, apoiou a decisão de uma namorada de se suicidar, traumatizada após abortar um filho dele.

Esses são alguns poucos quotes, do impressionante relato que há nessa biografia.

Se está disposto a ler algo denso, por muitas vezes, esse livro é pra você!

Beijocas, surtadas







10 comentários:

  1. Oi, Telma! Nunca li nada do Paulo Coelho, acredita? E é um escritor tão comentado, mas não tive curiosidade ainda. Apesar de parecer bem interessante a biografia, não sei se eu leria, talvez em um outro momento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Larissa... nunca li nada dele também. Não é o gênero que me agrada.
      Mas essa biografia está maravilhosa.
      beijocas em você!

      Excluir
  2. Eu ja tentei ler algo do Paulo Coelho mas n consegui. N gostei de nd! N sei pq... adorei a resenha.

    Www.cidadedosleitores.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gus, eu nunca li nada dele... mas tem gente que realmente ama e se inspira.
      Gosto é realmente algo a ser respeitado e ponto, né?
      Obrigada pelo comment, queridão.
      :)

      Excluir
  3. Oi! Não sou muito faz de Paulo Coelho também e para piorar não gosto nem um pouco de biografias, rs.
    Ela leitura eu passo, mas fiquei curiosa para saber cada detalhe dos seus passos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nadja,
      quando não é o tipo de leitura que gostamos, melhor passar mesmo.
      ;)
      beijos, linda

      Excluir
  4. Telma, biografias não são muito algo que gosto, mas se tiver oportunidade leria esse, parece bem interessante ver essa alquimia ocorrer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cinthia,
      sinceramente a princípio me entediou e depois eu não conseguia mais parar.
      beijocas

      Excluir
  5. Telma!
    Sempre fui fã do Paulo Coelho justamente por ter vivido coisas deprimentes e conseguir sair e se tornar um escritor de sucesso!
    Li esse livro e aprendi ainda muito mais sobre ele e toda sua trajetória, inclusive ao lado do fantástico Raul Seixas, maluco beleza!
    Mais que recomendo também.
    “A dúvida é o principio da sabedoria.”(Aristóteles)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  6. Telma, também não sou fã do Paulo Coelho. E não me interesso por gêneros biográficos. Nunca vi nem ouvi nenhum comentário sobre o autor Fernando Morais. Acredito que para quem ama biografia este será uma boa leitura.

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!